Olá amigos… tenho uma dúvidazinha básica… como alguns de vcs sabem, e tenho discutido bastante aqui no GUJ, estou passando por uma fase “component-based” para aplicações Web (no Java eu uso o Seam).
Da mesma forma estou estudando Rails que é action-based e realmente acho o Rails muito produtivo.
Ainda não cheguei a uma conclusão conclusiva sobre tentar tornar o http stateful (se é uma boa ou não). No caso do Java o Seam realmente torna o desenvolvimento mais rápido. Algumas aplicações very-ajaxian que tenho desenvolvido realmente achei a abordagem component-based muito favorável.
Bem, a dúvida é que volta e meia no Rails rola action do tipo:
def emitir_pedido
@pedido = Pedido.find(params[:id])
@pedido.emitir
...
end
Geralmente se estou numa tela rica como a emissão de um pedido (pense numa aplicação web e não num website) muitas actions são chamadas e muitas precisam obter o pedido. Essa linha “find” acima é bem repetitiva no meu controller. Isso não gera um overhead grande no banco?
Fazendo um paralelo tosco, quando desenvolvia em Struts (eca) e Webwork muitas vezes enfiava as coisas na sessão pra não gerar este overhead (mas a sessão também gera overhead para manter esse estado). É uma boa estratégia fazer o mesmo com o Rails? O que vcs tem feito?
Já tinha discutido aqui uma vez que component-based é melhor para aplicações web e não web sites. Existe alguma iniciativa component-based web em Ruby?
Rodrigo, acho que você está confundindo statefull x stateless com action-base x component-based.
A um tempão conversando com um dos criadores do Seam ele assumiu que realmente não esperava que usassem o framework p/ um
site com número muito elevado de usuários já que escalar HttpSession é difícil pacas.
Você não considera que o tratamento component-based é uma tentativa de tornar o Http Statefull? O Seam na minha opinião é isso.
Sim… eu não usaria o Seam para fazer uma aplicação pra centenas de usuários. O http://seamframework.org vivia caindo.