Raiz quadrada de vetor

Minha duvida é de como calcular a raiz quadrada de um vetor com um indice. por exemplo de um numero normal é assim:

result = Math.sqrt(n1);

e de um vetor eu tentei assim:

result = Math.sqrt(n1[i]);

mas desse jeito não funcionou como que eu faço?

Qual o erro que aparece? Moste todo o restante do código.

System.out.println( Math.sqrt( array[1] ) );

Olá,
provavelmente o seu problema esta na declaração do for! Ou no tipo de declaração da variável result!

Exemplo: Para isso você pode usar um for each

[code]public class Vector {

public static void main(String[] args) {
int v[] = {25,16,9};
for (int i:v){
double result = Math.sqrt(i);
System.out.println(result);
}
}
}[/code]

Ou:

public static void main(String[] args) { int v[] = {25,16,9}; for (int i =0; i<v.length; i++){ double result = Math.sqrt(v[i]); System.out.println(result); } }

Att.
Edjane
>

Já consegui galera, fiz assim a parte que tava dando ero, só botei um (float) depois do “=”
Vou posta o código inteiro aqui pra quem quiser ver.
O problema era assim: O programa deve receber N numeros, e com cada numemo dividir por 2, 3, 4, e armazenar cada resultado em um vetor, e com cada resultado da divisão calcular a raiz quadrada e a raiz cubica e também armazenar o resultado num vetor, 10 vetores no total.
EX:
n=8
8/2=4 raiz quadrada de 4=… raiz cubica de 4=…
8/3=2,66 raiz quadrada de 2,66=… raiz cubica de 2,66=…
8/4=2 raiz quadrada de 2=… raiz cubica de 2=…

Primeira classe


package modelo;

//início da classe principal
public class Modelo {

    //variáveis
    private float[] numeros; //declaração da variável
    private float[] num1; //armazena resultado 1/2
    private float[] num2;//armazena resultado 1/3
    private float[] num3;//armazena resultado 1/4
    private float[] num11;
    private float[] num12;
    private float[] num21;
    private float[] num22;
    private float[] num31;
    private float[] num32;
    //---------

    //método para criar o vetor conforme o tamanho
    public void criarVetor(int tamanho){
       this.numeros = new float[tamanho];//definir tamanho do vetor
       this.num1 = new float[tamanho]; // 1/2
       this.num2 = new float[tamanho]; // 1/3
       this.num3 = new float[tamanho]; // 1/4
       this.num11 = new float[tamanho];
       this.num12 = new float[tamanho];
       this.num21 = new float[tamanho];
       this.num22 = new float[tamanho];
       this.num31 = new float[tamanho];
       this.num32 = new float[tamanho];
       

    }


    //recebe o número e envia para o vetor
    public void atribuirDados(float numero, int posicao){
        this.numeros[posicao] = numero;
    }
    //-----------------------------------
    public void calcular1_2 (int posicao){
        this.num1[posicao] = this.numeros[posicao] / 2;
    }

    public void calcular1_3 (int posicao){
        this.num2[posicao] = this.numeros[posicao] / 3;
    }

    public void calcular1_4 (int posicao){
        this.num3[posicao] = this.numeros[posicao] / 4;
    }
    
    public void calcular11 (int posicao){
        this.num11[posicao] =(float) Math.sqrt(this.num1[posicao]);
    }
    
    public void calcular12 (int posicao){
        this.num12[posicao] =(float) Math.cbrt(this.num1[posicao]);
    }
    
    public void calcular21 (int posicao){
        this.num21[posicao] =(float) Math.sqrt(this.num2[posicao]);
    }
    
    public void calcular22 (int posicao){
        this.num22[posicao] =(float) Math.cbrt(this.num2[posicao]);
    }
    
    public void calcular31 (int posicao){
        this.num31[posicao] =(float) Math.sqrt(this.num3[posicao]);
    }
    
    public void calcular32 (int posicao){
        this.num32[posicao] =(float) Math.cbrt(this.num3[posicao]);
    }

    public float getResutadoNumero(int posicao){
            return this.numeros[posicao];
    }

    public float getResutadoNum1(int posicao){
            return this.num1[posicao];
    }
    
    public float getResutadoNum2(int posicao){
            return this.num2[posicao];
    }
    
    public float getResutadoNum3(int posicao){
            return this.num3[posicao];
    }
    
     public float getResutadoNum11(int posicao){
            return this.num11[posicao];
    }
     
     public float getResutadoNum12(int posicao){
            return this.num12[posicao];
    }
      
     public float getResutadoNum21(int posicao){
            return this.num21[posicao];
    }
       
     public float getResutadoNum22(int posicao){
            return this.num22[posicao];
    }
        
     public float getResutadoNum31(int posicao){
            return this.num31[posicao];
    }
         
     public float getResutadoNum32(int posicao){
            return this.num32[posicao];
    }

}

Segunda classe a executável


package modelo;

import java.util.*;

public class ExecVetor {
    public static void main(String[] args) {//sempre padrão...

        try {
            //cria uma instancia da classe principal Modelo
            Modelo modeloVetor = new Modelo();


            //receber a quantidade de numeros a digitar
            Scanner digitar = new Scanner(System.in);
            System.out.println("Quantos numeros quer digitar?: ");
            int tamanho = digitar.nextInt();

            //criar os vetores
            modeloVetor.criarVetor(tamanho);
            
            
            for (int x=0;x<tamanho;x++){
                 System.out.println("digite um numero: ");
                 float numero = digitar.nextFloat();   
                 modeloVetor.atribuirDados(numero, x);

                //chamar os métodos para realizar os calculos
                modeloVetor.calcular1_2(x);
                modeloVetor.calcular1_3(x);
                modeloVetor.calcular1_4(x);
                modeloVetor.calcular11(x);
                modeloVetor.calcular12(x);
                modeloVetor.calcular21(x);
                modeloVetor.calcular22(x);
                modeloVetor.calcular31(x);
                modeloVetor.calcular32(x);
            


                //mostrar resultados na tela
                System.out.println("O numero digitado foi:"+modeloVetor.getResutadoNumero(x));
                System.out.println("1/2:"+modeloVetor.getResutadoNum1(x));
                System.out.println("1/3:"+modeloVetor.getResutadoNum2(x));
                System.out.println("1/4:"+modeloVetor.getResutadoNum3(x));
                System.out.println("Raiz quadrada 1 :"+modeloVetor.getResutadoNum11(x));
                System.out.println("Raix cubica 1 :"+modeloVetor.getResutadoNum12(x));
                System.out.println("Raiz quadrada 2 :"+modeloVetor.getResutadoNum21(x));
                System.out.println("Raiz cubica 2 :"+modeloVetor.getResutadoNum22(x));
                System.out.println("Raiz quadrada 3 :"+modeloVetor.getResutadoNum31(x));
                System.out.println("Raiz cubica 3 :"+modeloVetor.getResutadoNum32(x));
            }

        } catch (InputMismatchException e) {

            System.out.println("Digite somente numeros.");
        }
    }

}

Cristian, só uma coisinha. (Acho que isso é coisa de professor desinformado o uso de “float” - todo professor deveria ensinar sempre “double” e comentar que existe “float”, não ensinar diretamente o “float”).

Em Java, evite a todo custo usar “float” (exceto no caso em que a API pede isso, como é o caso de algumas APIs do Java2D).
Use sempre “double” para evitar ter de fazer esses casts ou então evitar problemas com contas erradas (float erra bem mais nas contas que double).

[quote=entanglement]Cristian, só uma coisinha. (Acho que isso é coisa de professor desinformado o uso de “float” - todo professor deveria ensinar sempre “double” e comentar que existe “float”, não ensinar diretamente o “float”).

Em Java, evite a todo custo usar “float” (exceto no caso em que a API pede isso, como é o caso de algumas APIs do Java2D).
Use sempre “double” para evitar ter de fazer esses casts ou então evitar problemas com contas erradas (float erra bem mais nas contas que double). [/quote]

Veleu pela dica ia cara! :thumbup: