Rational XDE e trabalho em equipe

:scrambleup: Olá, pessoal! Gostaria de saber se alguém aqui já usou o Rational XDE para trabalhar em grupo. Utilizei, com um grupo de 3 pessoas, o Rational RequisitePro e fiquei satisfeito com o resultado. O problema é que com o RequisitePro as três pessoas podem, simplesmente, abrir ao mesmo tempo o mesmo projeto e trabalhar. Basta que todos dêem refresh no projeto de tempos em tempos e usem a parte de discussões que isso funciona. No Rational XDE a mesma coisa não parece funcionar. Há perda de dados e mais coisas. Pensei em usar controle de versão CVS, mas não sei bem como. Alguém poderia me dar alguma idéia de como trabalhar em equipe com o XDE? O único porém é que PRECISA ser o Rational XDE, não pode ser outra ferramenta de projeto…

Ok, eu nunca trabalhei com o XDE [recebi um demo da IBM, mas só pra windows…haha], mas versionamento de código além de possibiltiar um trabalho em equipe descente, permite Change Management e outras cositas que fazem seu código não ficar uma bagunça. Linguagens altamente modulares como… qualquer coisa que não seja BASIC, são excelentes para contrle deste tipo.

Independente da ferramenta, independente de qual version amento usar [aqu usamos Perfors, mas o CVS é MUITO bom e tem o Subversion tb], USE!

É uma dica que salva vidas, deveria ser ensinada pelas mães:

:wink:

[]s

Olá

Philip, sabe onde existe um breve manual de boas práticas com o uso do CVS? De preferência com sugstões de como controlar as versões.

Aqui na empresa tenho um repositório no Linux e as áreas de trabalho estão no Windows. Acesso o CVS com o Eclipse 3.0 por ssh2.

Meu problema: coloquei TAG após um commit a partir de uma das estações e a outra estação não consegue enxergar que lá no servidor o sistema tem uma nova TAG. Ainda não conclui se é erro do Eclipse ou se é uma má prática que estamos seguindo.

[]s
Luca

Infelizmente não, Luca, mas você consegue ver as TAGs usando outro cliente CVS além do Eclipse?

Ultimamente o tal do Perforce tem me ocupado bastante, meus contatos com CVS são esporádicos pelo Space4J ou algum outro projetinho. O Perforce é bem legal, e usamos tags nele até para criar uns scripts de commit/checkout [o nível de costumização dos produtos aqui é absurdo, tem milhares de versões, revisões e patchs]. Considerando o conceito, não lembro de ter visto problemas em setar tags para um destes ‘releases’, mas não costumamos/costumo usar para outro fim.

Provavelmente não ajudei em nada, mas a intenção era boa :lol:

[]s

Ninguem gritou “SUBVERSION!” ainda? :smiley:

http://subversion.tigris.org/

Svn detona. Tou usando ele com o clientezinho padrao (ainda vou ter saco de instalar o Subclipse), e pqp, eh lindo :smiley:

[quote=“cv”]Ninguem gritou “SUBVERSION!” ainda? :smiley:

http://subversion.tigris.org/

Svn detona. Tou usando ele com o clientezinho padrao (ainda vou ter saco de instalar o Subclipse), e pqp, eh lindo :D[/quote]
como assim ninguém?!?!?!

Eu sou um cara discreto, rapaz… 8)

[]s

Olá

Não quiz adotar o subversion aqui por que a empresa já adotava cvs + ssh em outros projetos e por falta de plugin ssh2 para o Eclipse.

Adotar o Eclipse como cliente CVS foi meu principal erro. Agora posso dizer de boca cheia: não misturem IDE com cliente CVS

Qual o problema? Há sempre o risco do programador clicar na opção errada na hora errada e ferrar o projeto. Hoje estou convencido que usar outra ferramenta fora do Eclipse daria mais trabalho mas teria muito menos risco. Mas aí volta o problema: qual cliente serve para acessar CVS por ssh2?

Assim que tiver tempo e saco, vou jogar alguns conceitos legados para o alto e passar para o subversion com cliente fora do eclipse.

[]s
Luca

[quote]Philip, sabe onde existe um breve manual de boas práticas com o uso do CVS? De preferência com sugstões de como controlar as versões.
[/quote]

http://www.fossfa.net/FOSSREC/docs/Linux_Guides/CVS-Best-Pratices/CVS-BestPractices.pdf
http://abracurcix.ifsc.usp.br/documentos/cvs.pdf

[]s, Welington B. Souza

:scrambleup: Entendo o que vocês dizem, mas… E o XDE, hein? Além disso, alguém pode me dar uma dica de como configurar um servidor CVS? Entendo, eu sou teimoso, mas meu grupo de trabalho é pequeno e queria usar o Eclipse com o CVS (como o XDE tem um vínculo muito forte com o Eclipse - o eclipse também vive nele, como aquele etzinho estranho vivia na barriga daquele cara no “Vingador do Futuro” - dá no mesmo).

Alguém? XDE??? CVS??? :cry: :idea: ???

[quote=“Luca”]Adotar o Eclipse como cliente CVS foi meu principal erro. Agora posso dizer de boca cheia: não misturem IDE com cliente CVS

Qual o problema? Há sempre o risco do programador clicar na opção errada na hora errada e ferrar o projeto.[/quote]

Ue, nao entendi essa. Controle de versoes serve justamente pra te deixar des-ferrar o projeto caso alguem faca besteira. Se o cara ferrar o projeto, basta alguem com um tiquinho mais de manha no CVS pra dar um restore - e essa opcao esta inclusa no Eclipse, tambem.

Olá

CV, soube há poucos dias de um caso em que o programador no workbench do Eclipse apagou umas classes para fazer uns testes com um pedaço da aplicação. Aí no fim do dia esqueceu dos testes, fez um commit e pufft: a classes sumiram do CVS.

Não sei de mais detalhes do caso e nem quais opções estava usando. Mas fiquei com medo daquilo que dos programadores são capazes de fazer.

[]s
Luca

[quote=“Luca”]Olá

CV, soube há poucos dias de um caso em que o programador no workbench do Eclipse apagou umas classes para fazer uns testes com um pedaço da aplicação. Aí no fim do dia esqueceu dos testes, fez um commit e pufft: a classes sumiram do CVS.
[]s
Luca[/quote]

CVS nunca apaga arquivos ou diretorios, por mais que voce insista. Eles são marcados como apagados e não mais considerados quando for feito checkout/update.
É tudo uma questão de fazer rollback no commit que apagou o arquivo…

Olá

Putz louds, que alívio. O cara me contou a história e engoli como verdade. Achoa que vou perder o medo de usar o Eclipse como cliente CVS. Mas ainda tenho a dúvida do trato dos TAGs que preciso verificar se é ou não bug do Eclipse.

Obrigado
[]s
Luca

:scrambleup: Gente… mas esse tópico era pra ser sobre o Rational XDE em grupo… Eu estou meio que MUITO DESESPERADO com isso e gostaria de um pouco de ajuda… Vi algo sobre usar o ClearCase, mas ele é meio complicado de configurar… Alguém poderia, pelo amor de Deus, me indicar um texto ou qualquer coisa que ensine, de maneira rápida, concisa e, se der, fácil, como configurar um servidor CVS ou ClearCase? :cry: O desespero é grande, gente… :cry:

martui:

  • instale um Debian
  • apt-get install sshd
  • apt-get install cvs
  • escolha o diretorio, ou deixe ‘/var/lib/cvs’

pronto :smiley:

Relaxa, cara, no GUJ as coisas são assim, começa perguntando como se faz café e a conversa acaba sobre a política de direita na Indonésia…

Na site do CVS tem bastante coisa, chega lá: https://www.cvshome.org/.

E não se assuste :wink:

[]s

:scrambleup: É… Tô notando… Hehehe! Mas gostei daqui… Costumava entrar no fórum da sun mesmo, só que lá nem tudo recebe resposta, tem que ficar tomando cuidado pra por um inglês legal e não tem emoticons e nem avatar (cara, avatar é uma coisa muito legal!). Mas, valeu fio!

PS.: Mas, como é mesmo que faz pra montar um partido de direita na Indonésia? :lol:

Bom dia a todos.

Estou fazendo algumas pesquisas sobre o RequisitePro, se alguém poder me ajudar ficarei muito agradecido, então seguem as dúvidas abaixo:

1 - Eu utilizo o RSA como IDE e o ClearCase para controle de versão. Tenho como utilizar o RequisitePro dentro do RSA? Existe alguma relação entre os dois? senão, alguém conhece alguma outra ferramenta de gerênciamento de requisitos que possa ser utilizada dentro do RSA?
A minha idéia seria utilizar tudo integrado dentro do RSA, o ClearCase e a ferramenta de gerência de Requisitos(a princípio o RequistePro).

2 - Alguém sabe dizer as principais diferenças do RequisitePro 6 e 7?

Desde já agradeço,

Um abraço,
Cleilson.

[quote=cv]martui:

  • instale um Debian
  • apt-get install sshd
  • apt-get install cvs
  • escolha o diretorio, ou deixe ‘/var/lib/cvs’

pronto :D[/quote]