Galera, não vou ficar mentindo nem tentando ludibriar ninguém aqui (quanto menos choramingar apelando para a sinceridade), mas o que acontece mesmo é que estou resolvendo um problema na faculdade que gostaria de saber um método mais fácil de resolvê-lo (acredito que com recursividade), porém as idéias são poucas, eu sei q dá pra resolver mais fácil mas ninguem sabe me dizer como.
O problema é o seguinte, eu tenho uma matriz, onde ela possui um rato, um queijo, alguns obstáculos e uma saida. Eu tenho que fazer o caminho do queijo até o rato e do rato até a saída.
Atualmente estou preenchendo uma matriz com zeros (identificando o espaço que ele pode andar), armazenando as posicões de cada coisa (rato, queijo, saidas e obstaculos) num vetor de estrutura criada por mim. E travei na “propagação do cheiro do queijo”. Eu tenho que pegar a posição do queijo, verificar em volta quais espaços esão livres e preencher com 1(até aí tudo bem), depois fazer o mesmo para essa posição e preencher a próxima casa mais perto que contenha 0 com 2… e assim vai… até chegar no rato. Depois faço o mesmo processo do rato até a saída…
Alguém tem uma idéia (não estou pedindo o código pronto) de qual a melhor maneira de fazer isso?