Bem, acho que não fui muito claro, o que defendo e a permanencia de um arquiteto na equipe ate que esta esteja em um nivel que ja possa caminhar sozinha.
isto está cíclico… voltamos ao início. 
isto está cíclico… voltamos ao início. :)[/quote]
Então vou responder sua pergunta anterior 
Vale sim para o Senior, caso este tenha um nivel de maturidade que o permita agir como um arquiteto no projeto.
O engenheiro tira onda de engenheiro.
O arquiteto tira onda de arquiteto.
Eu voto no zé-ninguém, que não bate no peito para dizer que é engenheiro, arquiteto, certificado, scrumm master, java champion, java god, java idol, etc. mas faz as coisas direitinho e com eficiência. E entende e respeita o KISS, é contra a salada de frameworks, e essas coisas mais modestas… 
[quote=saoj]O engenheiro tira onda de engenheiro.
O arquiteto tira onda de arquiteto.
Eu voto no zé-ninguém, que não bate no peito para dizer que é engenheiro, arquiteto, certificado, scrumm master, java champion, java god, java idol, etc. mas faz as coisas direitinho e com eficiência. E entende e respeita o KISS, é contra a salada de frameworks, e essas coisas mais modestas… ;-)[/quote]
Com certeza, o problema é que as empresas ainda precisam quebrar muito a cara antes de valorizar este profissional, atualmente estas preferem ter diversos code-monkeys do que um time seleto de desenvolvedores que acompanham o projeto do inicio ao fim. 
Edsger Dijkstra referia-se a si mesmo como programador. Da mesma maneira, Kerningham, Ritchie, Linus, você não vai ver nenhum deles se dizendo arquiteto ou ubermeister ou coisa que o valha. E sabem porque? Porque profissionalmente você é um programador. O resto é cargo. Você pode ter o cargo de analista sênior, arquiteto chefe, mas sua profissão é programador, ou, se você fez um curso de engenharia, engenheiro mesmo.
Perca mais tempo programando e menos se preocupando com títulos ou querendo alcançar a fama.
Este tópico é muito interessante!
Acredito que o título “Engenheiro” deva ser atribuído aos concluintes de um curso de engenharia da inforamção(ou sistemas). Com grade específica para tal.
O “Arquiteto” é a pessoa talhada no dia-a-dia, na experiência. Não se pode fazer um curso e já se intitular arquiteto. Conhecimento de plataformas, tecnologias, padrões e técnicas de desenvolvimento são necessárias para especificar a melhor solução para dado problema e principalmente para definir o ambiente de desenvolvimento das empresas, e todos os ítens citados acima(padrões, frameworks, uma base sólida para suportar os sistemas desenvolvidos). Diversidade de conhecimento e integração são chaves para um arquiteto.
A maioria das empresas que conheço, grandes a maioria, carecem de um arquiteto (ou bom arquiteto ou arquiteto de verdade). Acabam desenvolvendo sem uma boa base e não tiram vantagem da reutilização, atulham máquinas com sistemas de baixa performance, pouco escaláveis, etc.
A área de TI deve ter um cuidado maior com este profissional. Saber definir suas responsabilidades e principalmente suas qualidades. Feito isso veremos uma melhora grande no desenvolvimento de sistemas, beneficiando a todos os profissionais.
Não existe CBO de arquiteto ou engenheiro em relação a informática no Brasil, então voce só poderá ser no máximo analista de sistemas 
a não ser que monte uma empresa se seja o que quiser afinal será dono 
[quote=saoj]Eu voto no zé-ninguém, que não bate no peito para dizer que é engenheiro, arquiteto, certificado, scrumm master, java champion, java god, java idol, etc. mas faz as coisas direitinho e com eficiência. E entende e respeita o KISS, é contra a salada de frameworks, e essas coisas mais modestas… ;-)[/quote]Assino embaixo.
Só recordando que os “Cargos” de arquiteto e engenheiro de software, até onde sei, aqui no Brasil, são puro marketing uma vez que essas “profissões” não são regulamentadas. Mais uma vez: nosso sindicato é uma merda!!!
Ai depende,
Oscar Niemeyer (Arquiteto) faz os desenhos bonitos e fala, toma engenheiro, se vira para construir… Se preciso peça ajuda para NASA :roll:
[/quote]
Deve ser bom ficar fazendo desenhinhos bonitos. Agora pede pra um arquiteto projetar um predio como um Burj Dubai da vida(pra variar só faz a casca bonitinha), construir uma plataforma petrolifera, nem precisa chegar a tanto, pode ser os tuneis de qualquer metro.
Já ouviu que arquiteto é o cara que não é macho suficiente pra fazer engenharia e nem gay o suficiente pra fazer moda? Então…vai ser arquiteto.
[/quote]
Cra q comentario desnecessario esse seu… logo se ve q vc nao faz a minima ideia do que voce esta falando…
a arquitetura é voltada para a parte plastica e funcional da construcao, se ela atende as necessidades de quem vai usar… o arquiteto pensa no uso que aquela construcao terá… o engenheiro por sua vez garante q alguma construcao nao caia… ele se preocupa com a estrutura da coisa… portando sao areas q se completam…
Sobre as obras de Dubai citadas: tenham certeza absoluta que mtos arquitetos e engenheiros pensaram juntos pra construir…
Ah, a respeito da baitolagem… arquiteto nao é decorador… nao confunda! Apesar de mto decorador se dizer arquiteto!
Ah soh mais uma coisa… Niemeyer não construiu Brasilia, o projeto urbanistico é de Lúcio Costa. Niemeyer fez os projetos dos prédios… um belo trabalho diga-se, nao menos importante e belo que o de Lucio Costa! 
talvez este artigo ajude 
Estava vendo as grades da (FIAP em Arquitetura de Software) e do (IBTA em Engenharia de Software)
Parece ser a mesmo coisa com nomes diferentes, alguém poderia me explicar essa diferença entre Arquiteto e Engenheiro de Software?
Vendo pela grade, parece apenas um jogo de marketing a diferença de nomes…
vlw
Caracas,
Essa minha duvida é a de todos ou ninguém quer me responder???
:?
…
Então estou certo, é apenas um jogo de marketing a diferença de nomes…
Ai depende,
Oscar Niemeyer (Arquiteto) faz os desenhos bonitos e fala, toma engenheiro, se vira para construir… Se preciso peça ajuda para NASA :roll:
[quote=luiz_ross]
Deve ser bom ficar fazendo desenhinhos bonitos. Agora pede pra um arquiteto projetar um predio como um Burj Dubai da vida(pra variar só faz a casca bonitinha), construir uma plataforma petrolifera, nem precisa chegar a tanto, pode ser os tuneis de qualquer metro.
Já ouviu que arquiteto é o cara que não é macho suficiente pra fazer engenharia e nem gay o suficiente pra fazer moda? Então…vai ser arquiteto.
[/quote]
rs
Acho que não existe arquitetos no GUJ
O coitado tem fama de nerd, não ter/pegar mulher, babar na hs da conversa, se vestir igual mendigo e agora gay… hehe (Generalizando)