||
/
[quote=MrDataFlex]||
/[/quote]
Imagine uma construção:
Servente de pedreiro = Estagiário;
Pedreiro = Jr;
Mestre de Obra = Pleno;
Arquiteto/Engenheiro = Senior;
=D
Também deve ser jogo de marketing existirem faculdades de engenharia e arquitetura :? :evil:
Arq.
Eng.
Ai depende,
Oscar Niemeyer (Arquiteto) faz os desenhos bonitos e fala, toma engenheiro, se vira para construir… Se preciso peça ajuda para NASA :roll:
[/quote]
Deve ser bom ficar fazendo desenhinhos bonitos. Agora pede pra um arquiteto projetar um predio como um Burj Dubai da vida(pra variar só faz a casca bonitinha), construir uma plataforma petrolifera, nem precisa chegar a tanto, pode ser os tuneis de qualquer metro.
Já ouviu que arquiteto é o cara que não é macho suficiente pra fazer engenharia e nem gay o suficiente pra fazer moda? Então…vai ser arquiteto. 
Eu vou fazer o curso da Caelum de Arquiteto Java ano que vem…
Acredito que tratando de Softwares…o Arquiteto é aquele cara que além da análise comum necessária para desenvolver uma aplicação, ele tem a visão de quais frameworks utilizar, qual servidor, tempo de desenvolvimento, é praticamente o homem responsável por realizar uma integração sem por muito a mão na massa. Para tanto é preciso ser muito bom no que faz.
O arquiteto ideal deve ser uma pessoa eurudita, um matemático familiarizado com estudos históricos, um estudioso aplicado de filosofia, conhecedor de música, que não desconheça medicina, detentor do saber jurídico e familiarizado com astronomia e cálculos astronômicos. “Vitruvius”
Vitruvius foi arquiteto e escritor de um dos melhores livros sobre arquitetura do mundo.
Na minha opnião. Se vc pretende continuar na área técnica mas não quer deixar de crescer profissionalmente esse é o caminho.
Em primeiro lugar, software não é prédio! 
Hoje em dia o papel do arquiteto está sendo transferido para um grupo de programdores, por exemplo, seniors que discutem entre si como vai ser o sistema.
Realmente essa comparação foi um pouco infeliz…rsss
[quote=bobmoe]Em primeiro lugar, software não é prédio! 
Hoje em dia o papel do arquiteto está sendo transferido para um grupo de programdores, por exemplo, seniors que discutem entre si como vai ser o sistema.[/quote]
De onde você tirou essa idéia? Alguma estatistica real?
Sou a favor que em projetos ageis isto aconteça, mas realmente ainda não vi nenhum estudo confirmado sobre isso, ainda mais no Brasil.
vc está aqui a mais de 2 anos e nao sabe quem sao os arquitetos do guj? e os futuros arquitetos? dar uma pesquisa 
e o Luca? vc acha que nivel ele está? hehehe pelo que vejo ele tem mais de “40 anos” de experiencia na area.
[quote=aleck][quote=bobmoe]Em primeiro lugar, software não é prédio! 
Hoje em dia o papel do arquiteto está sendo transferido para um grupo de programdores, por exemplo, seniors que discutem entre si como vai ser o sistema.[/quote]
De onde você tirou essa idéia? Alguma estatistica real?
Sou a favor que em projetos ageis isto aconteça, mas realmente ainda não vi nenhum estudo confirmado sobre isso, ainda mais no Brasil.[/quote]
:arrow: http://martinfowler.com/ieeeSoftware/whoNeedsArchitect.pdf
Shoes poderia passar por aqui… 8)
Até onde eu saiba, para poder chamar um curso de Engenharia, existe uma série de cursos exigidos pelo MEC, como física, resistência dos materiais, desenho técnico, e administração. Um curso de “Arquiteto de Software” (não sei se o seu diploma vem realmente assim ou é algo como “Ciências da Computação com ênfase em Arquitetura de Sistemas”) provavelmente não tem as mesmas exigências, então pode dar um enfoque e um peso diferente às matérias.
até onde eu sei, por causa do carnaval de nomes que existiam para os cursos de informática, o MEC passou a liberar apenas três: Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação (antigo Análise de Sistemas).
Já li este artigo antes e ele explica muito bem o conceito de arquitetura, porém não apoia o que você falou que a tendência são grupos de desenvolvedores estipularem a arquitetura de um sistema, apenas conclui que este seria o ideal a aplicar nos projetos( e concordo).
Afirmar tendencias requer base em estatisticas/pesquisas de mercado.
Este não seria o arquiteto de que estamos falando aqui?
Já li este artigo antes e ele explica muito bem o conceito de arquitetura, porém não apoia o que você falou que a tendência são grupos de desenvolvedores estipularem a arquitetura de um sistema, apenas conclui que este seria o ideal a aplicar nos projetos( e concordo).
Afirmar tendencias requer base em estatisticas/pesquisas de mercado.
[/quote]
mas se você sabe que as abordagens ágeis estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, não acha que isso também está sendo adotado?
++ EDITADO ++
afirmar o presente até posso concordar que requer estatisticas/pesquisas de mercado, porém afirmar tendências (prever o futuro), qualquer recurso será sempre mera especulação.
[quote]
mas se você sabe que as abordagens ágeis estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, não acha que isso também está sendo adotado?[/quote]
Eu concordo que um grupo de “experts” em desenvolvimento conseguiria facilmente formular uma arquitetura, porém, no mercado(Brasil) em que vivemos a realidade é outra, são poucas empresas que dispoe de um grupo de experts(leia-se experts pessoas interessadas em constante evolução de suas habilidades, não se prendendo apenas a uma linguagem ou metodologia).
Completando, já vi muito time de Seniors que sequer se preocupavam em fazer javadoc ou com reutilização e teste da solução. Sei que é uma visão pessimista, porém nosso mercado contribui para profissionais preocupados mais com a entrega da solução do que com a qualidade.
Posso estar generalizando, mas infelizmente é algo que vejo constantemente e isso acaba forçando a atuação de um arquiteto nas equipes, mesmo que seja para mentorizar.
[quote=aleck] [quote]
mas se você sabe que as abordagens ágeis estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, não acha que isso também está sendo adotado?[/quote]
Eu concordo que um grupo de “experts” em desenvolvimento conseguiria facilmente formular uma arquitetura, porém, no mercado(Brasil) em que vivemos a realidade é outra, são poucas empresas que dispoe de um grupo de experts(leia-se experts pessoas interessadas em constante evolução de suas habilidades, não se prendendo apenas a uma linguagem ou metodologia).
Completando, já vi muito time de Seniors que sequer se preocupavam em fazer javadoc ou com reutilização e teste da solução. Sei que é uma visão pessimista, porém nosso mercado contribui para profissionais preocupados mais com a entrega da solução do que com a qualidade.
Posso estar generalizando, mas infelizmente é algo que vejo constantemente e isso acaba forçando a atuação de um arquiteto nas equipes, mesmo que seja para mentorizar.
[/quote]
mas se todo arquiteto, na prática, já foi um programador sênior, estão dá pra concluir que o cenário atual compromete mais ainda o mercado. Ou seja, o que é melhor, um profissional regular definindo tudo ou quatro regulares discutindo a melhor solução?
[quote=bobmoe]
mas se todo arquiteto, na prática, já foi um programador sênior, estão dá pra concluir que o cenário atual compromete mais ainda o mercado. Ou seja, o que é melhor, um profissional regular definindo tudo ou quatro regulares discutindo a melhor solução?[/quote]
Mas se o profissional chegou a um nivel de arquiteto é porque ele se especializou em boas praticas e padroes, coisa que muito profissional senior por ae sequer se preocupa. Fora que para ser considerado um arquiteto, o profissional deve ter passado por uma serie de projetos e ambientes dinstintos, sabendo qual tecnologia aplicar em cada caso.
De qualquer forma não estou falando dos auto entitulados pseudo-arquitetos.
[quote=aleck][quote=bobmoe]
mas se todo arquiteto, na prática, já foi um programador sênior, estão dá pra concluir que o cenário atual compromete mais ainda o mercado. Ou seja, o que é melhor, um profissional regular definindo tudo ou quatro regulares discutindo a melhor solução?[/quote]
Mas se o profissional chegou a um nivel de arquiteto é porque ele se especializou em boas praticas e padroes, coisa que muito profissional senior por ae sequer se preocupa. Fora que para ser considerado um arquiteto, o profissional deve ter passado por uma serie de projetos e ambientes dinstintos, sabendo qual tecnologia aplicar em cada caso.
De qualquer forma não estou falando dos auto entitulados pseudo-arquitetos.[/quote]
e pq isso não vale para o senior?