Re:Duvidas sobre EJB3

Se você vai usar as classes dos dois lados, como diachos você não quer ter uma dependência delas?

Por que vc não cria um jar com apenas as classes comum ao AS e ao cliente.
Só que isso depende muito de como esta a arquitetura do seu projeto.

Baixe o Pet Store do java.net. Ele é uma boa referência pronta e funcionando com diversas tecnologias novas, e poderá te ajudar no estudo do SCBCD 5.0

Ola coleguinhas,

Estudando para certificação SCBCD 5, me deparei com algumas dúvidas:

Vale ressaltar que eu entendo o comportamento, ciclo de vida de beans e seus tipos… Quando utilizar este ou aquele tipo, etc… Também conheço a JPA e como esta funciona. Porém estou intrigado com algumas coisas:

Como Entitys são POJOs e estes são manipulados tanto no AS como no cliente, leia-se JSP, Servlets etc… Ao passar um como parâmetro para um método do bean, executar um merge() e recebê-lo atualizado, eu não estaria criando uma dependência entre cliente e serviço remoto?
Pois, naturalmente, teria que contê-los de um lado (JSP etc) e do outro (AS) ?

Eu pensei: HM, poderia ter um projeto separado só com o modelo e importar este JAR tanto para o EJB quanto para o cliente, não sei… Pois ao tentar instanciar um bean no cliente eu também teria que conter no meu classpath tais referências às classes dos mesmos… não sei (denovo), não achei coerente… Eu não convenci a mim mesmo.

De que forma vocês fazem para anular tal dependência?
Estou intrigado. Alguém pode me esclarecer melhor?

Um Abraço a todos,
Fagner

Plentz, mas é justamente isso que me deixa intrigado… Na verdade a resposta eu já tinha (claro que sempre vai haver dependência), porém não consigo ver primor nisso daí…

Empresa X contruiu beans de acesso aos serviços de cartão de crédito… Lojas Americanas, Pernambucanas e todas as “anas” utilizam este mesmo bean, já que a empresa X detém a conta de várias empresas do ramo. Ok.

Ao excluir um bean ou mudar o tipo de protocolo das mensagens que estao sendo utilizadas, todas os sistemas cliente teriam que modificar sua lógica?

Claro que isto é uma modificação crítica e não muito comum.

A verdade é que está me incomodando ter que “deployar(?!)” no AS e no cliente o EAR com tais classes.

Seria um paliativo e no “frigir dos miolos”, dá no mesmo. rsrs

É só uma auto-questionamento-compartilhado, pois não estou com esse problema, apenas querendo ouvir o que acham disso.

Valeu furutani.

[RESOLVIDO]

Descobri que no fim das contas, meu dilema era respondido com o óbvio ululante… Que bobagem…

CLARO QUE SÓ IMPORTO AS INTERFACES PARA O CLIENTE CASO NAO COMPARTILHE O MESMO CLASSPATH!! rsrsrs

Se o cara importar de qualquer forma pode ate dar problema… Dois .class do mesmo cara…

Porém, e apenas porque o JBoss usa Proxies dinamicos, do contrario, pelo que li, eu teria q ter os .class dos stubs gerados…

Alguém conhece algum AS que utiliza essa politica? Aff