O método readLine() já retorna uma String, não precisa passar por nenhum parser. A partir da String você pode obter os char através dos métodos getChars() e toCharArray().
[quote=marcobiscaro2112]
char primeraLetra = "Olá mundo!".charAt(0);
De qualquer forma, sugiro que procure sobre Scanner para tratar entrada via console.[/quote]
Retorna null, mesmo (por questão de segurança), mas quando eu disse “console” não quis me referir a um objeto do tipo Console e sim à entrada/saída padrão do Java (System.in e System.out).
Só para constar, usar cifrão no início de nome de variáveis não segue a convenção do Java. Sugiro que evite-o e que dê nome mais significativos às suas variáveis (porque não “resposta” ao invés de “$e”?).
Pelo que estou lendo no livro Logica de programacao e estrutura de dados com aplicacoes java (onde estou aprendendo) fala o nome pode iniciar com _ ou $… nao sei se é besteira minha mas com isso eu consigo identificar melhor caso haja um codigo com varias variaveis… agora se ainda assim for errado ou nao indicado usar $ me avisem pois paro de usar neh… rsrs… e o $e é apenas uma variavel qualquer aí só pra exemplo… eu sempre uso mais detalhado pra saber do que se trata…
olha aeh o que ta escrito:
Os atributos (variáveis) podem começar com qualquer letra e os caracteres $ ou _, porém não podem começar com números.
Caso o nome de um atributo (variável) seja composto por mais de uma palavra, a primeira letra de cada palavra deve ser em maiúscula.
Exemplos de nomes de atributos ou variáveis: x, y, resultado, valorDeX, valorDeY, $ligado, _desligado…
Até pode. Mas não é recomendado (por não seguir a convenção, quase ninguém usa e seu código pode parecer meio “alienígena” quando visto pelos outros - como aconteceu aqui). Sugiro que evite e prefira sempre dar nomes bem sugestivos às suas variáveis.