É possível rodar java no mainframe, mas não com MVS. Já tive experiência em duas empresas que usam java no mainframe, ambas utilizam uma partição virtual rodando o z/Linux onde está a vm do java.
Que esquisito - grandes bancos que usam mainframes e também Java usam, para rodar Java, máquinas poderosas (como Fujitsu, Sun ou IBM), rodando sobre Solaris ou AIX; mas são as aplicações web que rodam sob Java, e normalmente essas aplicações são “front-end” para as aplicações transacionais dos mainframes. As aplicações transacionais rodam nos mainframes, mas usando o velho e bom Cobol ou outras linguagens tradicionais de mainframe. Há uma JVM para z/OS (que é algo compatível com Unix também), se não me engano, mas não sei se algum banco roda aplicações transacionais em Java.
"
Encontrei informações no site de documentação da IBM. Parece que realmente existe uma JVM para OS/390. Veja este link: http://www-03.ibm.com/servers/eserver/zseries/software/java/position.html
Aqui um link com informações mais recentes, sdk para z/Os:
http://www-03.ibm.com/servers/eserver/zseries/software/java/products/j6pcont31.html
Alguem sabe se é possível?
Existe alguma VM compilada para um MVS por exemplo?
Ou apenas mainframes rodando *unix etc?!
Alguem jé teve alguma experiência nesse sentido?
Tenho um problema e tanto. Querem mudar a implementação, mas nao querem abandonar os grandes elefantes!!
Até!
Com base em sua experiência, quais os grandes problemas em se utilizar a partição virtual para funcionar?
Qual impacto isso teria em cima do hardware? Eu consigo manter as configurações existentes, sem alterar o “legado”?
Me de mais algumas dicas… Tenho um projeto pra dimensionar, e sinceramente, ainda não tive experiência com isso.
Desde já agradeço!
Até.
Encontrei esse texto. Parece que a IBM tem alguns processadores que conseguem se integrar. Porém, isso já sai da minha realidade. Aqui não existe a possibilidade de se fazer um investimento nesse quesito.
[quote]A IBM, depois do sucesso do processador especializado IFL (Integrated for Linux) acoplado ao processadores dos mainframes (System z) lançou um outro processador, desta vez voltado a consolidar workloads Java nestas máquinas. Este processador chama-se zAAP (System z Application Assist Processor). Este processador (podem ter vários no mesmo computador) opera de forma assíncrona com os processdores comuns de uso geral, e executam código dos programas Java. Com isso, reduz-se a carga nestes processadores de uso geral, liberando ciclos de CPU para outros aplicativos. E, chamo a atenção, os processos Java rodam no zAAP sem precisar de nenhuma modificação. O zAAP necessita do ambiente z/OS, sistema operacional nativo do System z.
O que se consegue com isso? Uma maior consolidação do parque computacional. Você pode ter no mainframe não apenas os sistemas legados (escritos em Cobol, por exemplo), mas também os novos sistemas escritos em Java. E adicionando processadores IFL, você consolidaria também seus inúmeros sistemas Linux. E em breve, com o suporte ao OpenSolaris, aplicações que rodavam em máquinas Sun/Solaris poderão também ter sua carga deslocada para o mainframe.
[/quote]
Fonte: https://www.ibm.com/developerworks/mydeveloperworks/blogs/ctaurion/entry/java_em_mainframe