Re:Mais produtivo? (JSF x VRaptor)

Olá

O que chama de produtividade?

Desenvolvimento mais rápido com resultado mais simples ou site mais confortável dando produtividade ao usuário mas com desenvolvimento mais demorado?

Se é desenvolvimento mais rápido sem sombra de dúvida eu responderia Ruby on Rails.

[]s
Luca

Rapidez é com Rails!

Mas que fotinha mais linda! Tem que ir pra capa da G magazine! Hehe…

Abraço!

Eu vi somente duas alternativas:
a) JSF
b) Vraptor

Mais RoR não está nas alternativa!

:smiley: hahahaha :smiley:
… brincadeira a parte …

Eu prefiro os actions, logo votaria no Vraptor, mas atualmente tenho feito algumas coisas em JSF.
Pensar em eventos é muito diferente de pensar em action. Já usa Struts acho que o Vraptor seja mais produtivo para ti.

Olá

Se os principais requisitos do projeto são desenvolvimento rápido é importante incluir RoR na avaliação.

Ainda não sei muito de RoR mas o pouco que estudi até me assustaram como coisas fáceis ficam MUITO mais fáceis. Não tenho conhecimento para falar de sites elaborados com muita complexidade na cozinha mas para sites rápidos RoR é ótimo.

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

O que chama de produtividade?

Desenvolvimento mais rápido com resultado mais simples ou site mais confortável dando produtividade ao usuário mas com desenvolvimento mais demorado?

Se é desenvolvimento mais rápido sem sombra de dúvida eu responderia Ruby on Rails.

[]s
Luca[/quote]

ou grails…

http://grails.codehaus.org/

se voce quer produtividade com jsf e ebj tb pode dar uma olhada no taylor…

http://taylor.sourceforge.net/index.php/Overview

Rails e pro java???E Ruby tb?

Olá

Não. Apenas é mais uma coisa que pode rodar na JVM (usando JRuby).

[]s
Luca

Imagino que vc tenha que trabalhar/estudar/brincar com JSF durante 6 meses - 1 ano para então vc poder dizer que é produtivo com ele…

Antes disso vai ser que nem programar em C… 80% do tempo brigando com a linguagem e 20% do tempo fazendo o que vc realmente tem que fazer…

[quote=saoj]Imagino que vc tenha que trabalhar/estudar/brincar com JSF durante 6 meses - 1 ano para então vc poder dizer que é produtivo com ele…

Antes disso vai ser que nem programar em C… 80% do tempo brigando com a linguagem e 20% do tempo fazendo o que vc realmente tem que fazer…[/quote]
Depende, se os componentes já estiverem prontos, você pode utilizar até projetos como MyFaces Orchestra, e sua produtividade sobe muito.

O porre com JSF é ter de criar componentes, mas isso é ruim em qualquer lugar…TagLibs tb é um porre.

Flex já vem quase tudo que vc precisa num nível excepcional e acabei de ler uma notícia que a BEA vai começar a entregar o WorkShop integrado ao Flex.

Grandes companhias como SAP vão abolir ajax e usar Flex diretamente…

Claro que tem o seu concorrente SilverLight, mas o futuro para components é esse.

Quanto à produtividade, o Grails está me surpreendendo positivamente.

Integração com Compass, que por sua vez utiliza lucene por debaixo dos bastidores, para marcar os objetos como Searchable de uma maneira simplificada, ferramentas de apoio escritas em groovy , scripts bem bolados … fora as coisas que estamos acostumados : Hibernate, Spring, IOC e por aí vai … Grails Rulez :slight_smile:

[quote=Luca]Olá

Se os principais requisitos do projeto são desenvolvimento rápido é importante incluir RoR na avaliação.

Ainda não sei muito de RoR mas o pouco que estudi até me assustaram como coisas fáceis ficam MUITO mais fáceis. Não tenho conhecimento para falar de sites elaborados com muita complexidade na cozinha mas para sites rápidos RoR é ótimo.

[]s
Luca[/quote]

Fico com o Luca, RoR e não abro mão. Atualmente estou trabalhando em testes sobre o JRuby para colocar em produção onde trabalho. Acho JRuby on Rails um arsenal de produtividade e interação com a JVM.
Mas também concordo que Grails é muito bom, aliás, sua mistura de Groovy e Rails é o que mais fascina. Mas ainda assim, JRuby on Rails e não abro mão.

Abraços a todos

Fato: [URL=http://www.sleberknight.com/blog/sleberkn/entry/20050401]O JSF foi desenvolvido para ser utilizado em ferramentas![/URL]

Por isso é muito natural que qualquer profissional ache o JSF trabalhoso demais, porque ele não é feito para ser utilizado na mão. Mas a verdade é que até mesmo dentro de ferramentas, como por exemplo [URL=http://developers.sun.com/jsenterprise/]Sun Studio[/URL], não apresenta tantas vantagens.
O problema de ouvir um desenvolvedor com um ano ou mais de JSF é que ele pode simplesmente ter se acostumado com o trabalho a mais, e agora que aprendeu quer usar em todo lugar… sabe aquela frase “para quem só sabe martelar, tudo é prego”.
Acredito que seja bastante interessante pensarmos no pontos de vista dos que chegam no JSF e se perguntam “mas pra que todo esse trabalho?” ou até melhor “isso é mais trabalho do que eu tinha antes!”.
Já testei o VRaptor e ele tem um problema muito comum; é fácil demais e por isso várias pessoas deixam de botar fé.

Eita, esse tipo de argumentação nunca tinha ouvido falar.

Quanto ao amigo do Rails que não abre mão, seria bacana estudar os princípios em que se baseia o framework. Uma coisa que me incomoda muito muito no rails é a lógica de negócios ficar engruvinhada nos controllers, sem possibilidade de utilizar uma arquitetura mais rebuscada, como injetar classes de negócio.

No grails você tem o conceito de Services, onde sua lógica de negócios fica de fato separada de uma maneira coesa. Como o grails utiliza o IoC do Spring, a coisinha fica assim :

classBookController{ MySuperService mySuperService }

Mas a camada de persistência é ponto de grande discussão.Rails utiliza o framework ActiveRecord e com isso pode esquecer modalagem seguindo principios DDD. Vai necessitar fazer algo TopDown, que no meu ponto de vista não é nem um pouco interessante.

Outra vantagem do Grails, está em utilizar o Hibernate por debaixo dos bastidores, usando assim todos os mecanismos de queries:

  • Dynamic Methods
  • Query by example
  • Criteria builders
  • e ainda pode usar HQL nas suas queries.

Exemplinho de como é bacana não jogar no lixo o conhecimento adquirido ao longo do tempo :

def c = Account.createCriteria() def results = c { like("holderFirstName", "Fred%") and{ between("balance", 500, 1000) eq("branch", "London") } maxResults(10) order("holderLastName", "desc") }.list()

ou Book.find( "from Book as b where b.titlelike 'Lord of%'")

Lembrando que Grails ficará aderente à especificação JPA, que em sua versão 2, irá trazer os conceitos de Criteria. Sendo assim, grails ficará embaixo de uma especificação mais forte, o liberando para utilizar diferentes providers, como OpenJPA e TopLink por exemplo.

Por fim, vc ainda tem suporte por meio de plugins existentes a recursos que o Rails ainda não lhe provê e numa aplicação de grande escala pode fazer toda a diferença, como JMS , EJB , Compass - Framework de busca ORM , que utiliza o lucene por debaixo dos bastidores.

Bom, acho que pra nós que já percorremos um bocado e conhecemos bastante do mundo java, seus frameworks, libs e tudo mais; faz muito mais sentido utilizar um framework como Grails.

Há ainda o compartivo de performance, do grails já vir default com servidor configurado - jetty e por aí vai.

Espero ter conseguido fazer uma explanação dos porquês… :slight_smile:

[quote=Kenobi]
Grandes companhias como SAP vão abolir ajax e usar Flex diretamente… [/quote]

Tem algum link ou exemplo disso?
Não tenho visto nem SAP e nem outro grande player apresentarem papers, exemplos ou o que quer que seja de RIA a não ser ocm AJAX

Concordo que o Grails é ótimo. Mas utilizar o JRuby com Rails também me dá suporte a outras bibliotecas Java (tenho acesso a JPA e etc). Ainda não integrei com Spring, mas com Hibernate já.
Em Ruby puro também é possível, mas não é um bom negócio, perde-se em performance.
A conclusão que chego, é que tanto Grails como JRuby, são ótimas formas de se desenvolver e valem a pena estudar.

[]’ a todos

[quote=Rafael Nunes][quote=Kenobi]
Grandes companhias como SAP vão abolir ajax e usar Flex diretamente… [/quote]

Tem algum link ou exemplo disso?
Não tenho visto nem SAP e nem outro grande player apresentarem papers, exemplos ou o que quer que seja de RIA a não ser ocm AJAX[/quote]

Rafael, tem até publicações, livro sobre isso por exemplo : http://www.sap-press.de/katalog/buecher/titel/gp/titelID-1379

tou meio sem tempo agora, namorada no pé para sairmos …rsss depois mando mais links :slight_smile:

Bem, aconselho a avaliação da curva de aprendizado também! :wink:

Eu sei que desenvolver em JSF é muito produtivo (trabalho com Struts 1.3) e ja ouvi falar que o VRaptor tb é.

  • Olhei alguns codigos mas isso apenas num basta, alguem saberia me responder?

vlw

desenvolvimento rapido

[quote=merengoni]Rapidez é com Rails!

Mas que fotinha mais linda! Tem que ir pra capa da G magazine! Hehe…

Abraço![/quote]

Hahahaha, é assim que trabalho… num gosto de roupas.

  • falando serio, tem que ser uma das duas