Re:Preconceito com mais velhos na area de TI

Caramba que absurdo, empresas assim merecem encontrar um funcionário daqueles viu.

E eu pensava que o prenconceito rolava com os mais novos…

Acho que você não está perdendo nada não, pois essa vaga deve ser uma furada. Desenvolvedores mais experientes não aceitarão serem explorados, geralmente são casados ou tem outros compromissos que os impedem de trabalhar de domingo a domingo com banco de horas infinito, e procuram mais estabilidade para sustentar uma família.

Com certeza eles querem uma pessoa jovem porque ela estaria mais disposta a se deixar explorar.

Já vi muito cara novo, ganhando metade do que eu ganhava, fazendo hora extra todo dia e fazendo trabalho dos outros como “coordenador” sem ganhar um centavo a mais. É gente assim que eles querem.

Bom, vendo a empresa que está ofertando a vaga não se pode esperar muita coisa.

Agora, se não me engano, é ilegal fazer isso.

fato mesmo… eles querem é gente idiota pra explorar… coisa que não falta no mercado de trabalho…

na entrevista devem perguntar coisas “estranhas” como é casado? tem filhos?

Logico, o cara de 35 anos se candidata a vaga. Chega na hora da entrevista, “macaco” velho:

RH: O salario de 3 mil reais esta bom para o Sr. ?

Candidato: Infelizmente não, tenho 10 anos de experiencia em diversas empresas. Com essa valor não podemos negociar.

RH: Desculpe Sr. esse é o máximo que podemos oferecer.

Agora chega o “bonitão” la de 22 anos, acabando de sair do estagio:

RH: O salario de 2 mil reais esta bom para o Sr. ?

Candidato: Opaw, claro !

RH: Esta contratado.

Infelizmente esta empresa não esta procurando um profissional “serio” e sim simplesmente alguém para ser explorado e “torturado”.

Obs: Não estou falando que toda pessoa de 22 anos vai chegar nessa vaga e aceitar este valor, porém, em relação a $$$ o “jovem” cai em tentação mais facilmente.

[quote=bestlinux]Logico, o cara de 35 anos se candidata a vaga. Chega na hora da entrevista, “macaco” velho:

RH: O salario de 3 mil reais esta bom para o Sr. ?

Candidato: Infelizmente não, tenho 10 anos de experiencia em diversas empresas. Com essa valor não podemos negociar.

RH: Desculpe Sr. esse é o máximo que podemos oferecer.

Agora chega o “bonitão” la de 22 anos, acabando de sair do estagio:

RH: O salario de 2 mil reais esta bom para o Sr. ?

Candidato: Opaw, claro !

RH: Esta contratado.

Infelizmente esta empresa não esta procurando um profissional “serio” e sim simplesmente alguém para ser explorado e “torturado”.

Obs: Não estou falando que toda pessoa de 22 anos vai chegar nessa vaga e aceitar este valor, porém, em relação a $$$ o “jovem” cai em tentação mais facilmente.
[/quote]

+1 (Eu tenho exatamente a mesma opinião)

podem me chamar de prostituo ou o que seja… aidna mais eu que nao tenho experiencia com java… mais um salario de 2 mil pra trabalhar de segunda a sabado 8hrs… eu acharia otimo rs… ainda mais pq estou fazendo facul ainda :roll:

concordo com o bestlinux - ainda adiciono que normalmente antes dos 30 anos nao se tem filhos.
assim fica muito mais facil pra empresa te fazer redundante ou ate mesmo te desligar por qualquer motivo/razao.

tambem temos o pessoal novo no mercado que nao entende o quao desvalorizado estao sendo.
voce faz um curso tecnico, faz faculdade, aprende ingles, tira certificacoes, estuda novas tecnologias.
alem disso, voce ja tem experiencia de trabalho - te oferecem 2k e voce pensa que e’ bom/otimo? :roll:

Maracuja, aqui na NZ nao tem isso de idade, se voce e’ bom ta dentro.
Mesma coisa por ai no Canada?!

Olá Maracujá. Sobre o trancamento do tópico, seu tópico anterior realmente mais parecia um desabafo, do que falar de pré-conceito em si.

A começar pelo título
“Valorização da área de TI”, que indica que o tópico não queria falar sobre a idade, mas da valorização da área.

E terminou com:
“(…) E, estou com 32 anos, acho que vou abrir um bar.”

No tom inicial, seria apenas mais um tópico para dizer o quanto a área ruim e o quanto somos pobres coitados.
O quanto seria melhor sermos donos de bar… Por isso o tranquei.

Contribuindo com essa discussão. Nunca senti esse tipo de preconceito, pelo menos, não explicitamente.
É claro que é estranho ver um cara de 35 anos na cara concorrendo a uma vaga de júnior, mas eu particularmente não eliminaria da contratação.

Espero que essa vaga aí se trata de um caso isolado. Ou de um preenchimento de campo incorreto.

Também discordo do bestlinux: Um profissional de 10 ano vale mesmo mais do que um cara de 20 anos.
E não há exploração nenhuma nisso. Experiência vale dinheiro.

Acontece q vc não vai trabalhar 8h por dia…

Bom, não vejo problemas nisso. Sem saber os motivos não dá pra falar muita coisa.

Sou da opinião de que a empresa tem o direito de escolher os critérios que quiser, concordemos ou não. E o candidato tem o direito de escolher a empresa que preferir, ainda mais em tempos de falta de mão de obra.

eu concordo com o viniGodoy, no fato de não eliminar o candidato por questões de idade etc, etc, afinal se o profissional preencher os requisitos ele provavelmente será contratado, outra coisa tendo bons contatos essa história cai por terra, … pode ter a experiência que for, idade que for que não terá influência alguma em uma contratação e em relação á vaga disponibilizada, penso que houve algum erro na divulgação, pois é um absurdo realmente, caso não tenha havido nenhum erro, vamos deixar pra lá, não vamos conseguir mudar a cabeça de pessoas que ainda vivem na era de se fazer fogo esfregando gravetos…
Abraço á todos…

Ola, escrevo este tópico para contestar o bloqueio de uma outra thread

http://www.guj.com.br/java/263435-valorizacao-da-carreira-de-it

não acredito que o tópico acima mencionado seja uma variacao deste outro

http://www.guj.com.br/java/262944-vender-bala-na-rua-ou-programar-em-php-

ao contrario do segundo que trata do velho blablabla da valorização do profissional de IT, o primeiro trata do preconceito
com profissionais mais velhos; então gostaria de elaborar melhor a discussão proposta para evitar o mal entendido.

Segue uma vaga encontrada no site APINFO

Então gostaria de saber, alguem já sofreu ou sofre preconceito (ou no trabalho ou na busca por um emprego) por ser mais velho?

Ouvimos as vezes sobre isso, na televisão, jornais e etc; Mas e na areá de IT, existe este tipo de preconceito?

Certamente este tópico pode ajudar algumas pessoas, como esta outra thread aqui

http://www.guj.com.br/java/263473-tarde-demais

PS: No meu primeiro post, não o criei pois estava frustrado, apenas estava espantado, pois nunca havia visto explicitamente um requisito como o da vaga em questão
(idade máxima 30 anos). E na verdade, ao dizer que ia abrir um bar por que tenho 32 anos, estava tentando ser irônico apenas.

[]`s

[quote=ViniGodoy]Olá Maracujá. Sobre o trancamento do tópico, seu tópico anterior realmente mais parecia um desabafo, do que falar de pré-conceito em si.

A começar pelo título
"Valorização da área de TI", que indica que o tópico não queria falar sobre a idade, mas da valorização da área.

E terminou com:
"(…) E, estou com 32 anos, acho que vou abrir um bar."

No tom inicial, seria apenas mais um tópico para dizer o quanto a área ruim e o quanto somos pobres coitados.
O quanto seria melhor sermos donos de bar… Por isso o tranquei.

Contribuindo com essa discussão. Nunca senti esse tipo de preconceito, pelo menos, não explicitamente.
É claro que é estranho ver um cara de 35 anos na cara concorrendo a uma vaga de júnior, mas eu particularmente não eliminaria da contratação.

Espero que essa vaga aí se trata de um caso isolado. Ou de um preenchimento de campo incorreto.

Também discordo do bestlinux: Um profissional de 10 ano vale mesmo mais do que um cara de 20 anos.
E não há exploração nenhuma nisso. Experiência vale dinheiro.[/quote]

Ola Vini. No worries. O topico estava mal elaborado mesmo.

Quanto a questao do topico, eu acho que deve ser mesmo por motivos como o bestlinux citou; Acredito tambem sim, que experiencia VALE MUITO e provavelmente um profissional com mais de 30 anos (e que tenha uma boa experiencia, logicamente, nao um “recem chegado”) vale mais que um de 20! Finalizando, nao acredito que nenhuma empresa seria tenha este tipo de preconceito hoje em dia. (Pelo menos eu acho que NAO deveria ter).

No mais, por enquanto ninguem se queixando de sofrer este tipo de preconceito aqui, o que e um OTIMO sinal.

[]`s

[quote=keller]concordo com o bestlinux - ainda adiciono que normalmente antes dos 30 anos nao se tem filhos.
assim fica muito mais facil pra empresa te fazer redundante ou ate mesmo te desligar por qualquer motivo/razao.

tambem temos o pessoal novo no mercado que nao entende o quao desvalorizado estao sendo.
voce faz um curso tecnico, faz faculdade, aprende ingles, tira certificacoes, estuda novas tecnologias.
alem disso, voce ja tem experiencia de trabalho - te oferecem 2k e voce pensa que e’ bom/otimo? :roll:

Maracuja, aqui na NZ nao tem isso de idade, se voce e’ bom ta dentro.
Mesma coisa por ai no Canada?![/quote]

Certamente, na verdade o profissional no geral e MUITO mais respeitado aqui, suas opinioes, decisoes e etc. Tambem notei aqui uma quantidade MUITO maior de profissionais mais experientes trabalhando; Acho que no Brasil devido a pouca valorizacao por parte de muitas empresas acaba afastando muito as pessoas.

Outra coisa, aqui as empresas estao MUITO preocupadas em oferecer oportunidades iguais para todos, independente de idade, sexo, raca, religiao, nacionalidade e etc.
Ja me disseram isso algumas vezes, ninguem vai deixar de te promover, se vc merecer, mesmo que seja imigrante. E praticamente em todas as oportunidades de emprego que vc encontra, pode ver destacado algo assim:XXXXXXX is an Equal Opportunity Employer.

PS: Nao quero generalizar, existem boas empresas no Brasil tambem, basta saber procurar.

[]`s