Re:Redirecionamento na carreira. É possível?

Começa estudando Java Web e servidores web em Java.

Vai estudando em paralelo, mas devido o estouro da crise, no momento não saia do nicho Cobol/Mainframe, você será menos afetado do que programadores Java, que existe um em cada esquina. Emprego é emprego, independente de ilusões de paixão a determinada tecnologia, sua vida pessoal em primeiro lugar. Importante é estar num bom ambiente de trabalho.

Estuda Java e pense em mudar quando as coisas estabilizarem, o que pode demorar anos. Como o colega falou foque em web. Pode se direcionar pelo conteúdo dessa apostila http://www.caelum.com.br/apostila-java-web/ e reforços via google. De preferência faça cursos presenciais, que força estudar num determinado tempo.

marciomaiajr, você ainda é novo. Perfeita a colocação do JavaFlex.

No final das contas, tire parte do seu tempo livre e comece a aprender a desenvolver pra WEB (em Java mesmo ou qualquer outra que gostar). Isso vai abrir os horizontes sobre as possibilidades de qual caminho seguir quando o grande dia da decisão chegar.

Desenvolva alguma ideia que você tem e a publique, vai que você começa a pegar uma graninha extra sem precisar sair do seu emprego atual, hein? Vai que essa ideia “vinga” e você não larga seu emprego pra ser um empregador?

Abraços e sucesso :wink:

Você mesmo disse: “recentemente, participei de alguns projetos em que a camada de apresentação estava na Web (Java Struts) se comunicando com os componentes COBOL e DB2 via uma interface do cliente. Inclusive cheguei a “depurar” algumas interfaces na IDE do Eclipse (no ambiente de desenvolvimento do cliente).”
Veja que você nem estaria “mudando de carreira”, seria uma mudança gradual, esse acréscimo de uma nova linguagem seria um diferencial significativo no seu perfil e ainda aproveitaria todo o seu conhecimento anterior.
Eu não recomendo que abandone esse nicho do Cobol, mas, que se prepare caso seja forçado ou tenha alguma oportunidade interessante, afinal tem toda uma carreira pela frente.
Sucesso!
Abraço

Olá amigos, este é o meu primeiro post e gostaria da opinião de vocês sobre a carreira Java.

Trabalho com Mainframe (COBOL, JCL, IMS, CICS e DB2) desde 2003 e, recentemente, participei de alguns projetos em que a camada de apresentação estava na Web (Java Struts) se comunicando com os componentes COBOL e DB2 via uma interface do cliente. Inclusive cheguei a “depurar” algumas interfaces na IDE do Eclipse (no ambiente de desenvolvimento do cliente).

O fato é que desde então tenho repensado a minha carreira. Não quero cuspir pra cima, pois o COBOL ainda paga minhas contas, porém me sinto estagnado na carreira. Trabalhar com a baixa plataforma (Java, C) me deu uma amostra de como as coisas poderiam ser diferentes e mais dinâmicas.

Vocês acham que é possível mudar de carreira, mesmo com 35 anos de idade? Será que a minha experiência com Mainframes pode ser desejável em um ambiente de desenvolvimento Java (ou C++, C#)?

Quando comecei a trabalhar com COBOL, os analistas mais antigos me diziam que era o paraíso, pois não precisava me preocupar em me atualizar, já que os programas eram os mesmos desde a década de 80. Mas é assustador pensar que tem tanta coisa legal acontecendo “lá fora” enquanto você continua fazendo as mesmas coisas de 10 anos atrás.

Alguma dica de onde começar?

Grande abraço,

Marcio

[quote=javaflex]Vai estudando em paralelo, mas devido o estouro da crise, no momento não saia do nicho Cobol/Mainframe, você será menos afetado do que programadores Java, que existe um em cada esquina. Emprego é emprego, independente de ilusões de paixão a determinada tecnologia, sua vida pessoal em primeiro lugar. Importante é estar num bom ambiente de trabalho.

Estuda Java e pense em mudar quando as coisas estabilizarem, o que pode demorar anos. Como o colega falou foque em web. Pode se direcionar pelo conteúdo dessa apostila http://www.caelum.com.br/apostila-java-web/ e reforços via google. De preferência faça cursos presenciais, que força estudar num determinado tempo.[/quote]

Realmente tem esse lado da grave crise econômica que estamos passando. Mesmo o mercado COBOL está bastante parado, e muitos colegas estão sendo dispensados.

Como você disse, não pretendo tomar nenhuma decisão radical em um futuro próximo.

Grande abraço, e obrigado.

Valeu mesmo pessoal! Muito grato pelas dicas.

Vou estudar outras linguagens e plataformas em paralelo.

Estou dando uma olhada nos cursos disponíveis, tanto os online quanto os presenciais.

Grande abraço a todo.