Receber classe como parametro em método

Pessoal, estou tentando receber uma classe como parâmetro em um método, a classe será sempre um bean, mas o método que recebe tem que ser genérico, tipo hoje vai receber a classe Contato, amanhã a classe Aluno e por aí vai.
Tentei receber como parâmetro de duas formas:

public void meuMetodo(Class classe){
}
e
public void meuMetodo(Object classe){
}

Alguém já fez isso e pode dar uma ajuda?

A questão é:
oque eu voce vai fazer com a classe depois?

Voce pode receber qualquer tipo de objeto se como parametro ele aceitar um Object.

Mas talvez no seu caso voce queira usar interfaces.

Poste mais detalhes do que voce quer fazer.

Você pode receber um objeto do tipo Object, mas neste caso poderá acessar apenas os métodos definidos nesta classe.
Para acessar outros métodos, você vai precisar fazer um cast, mais ou menos assim:

ClasseDesejada objeto = (ClasseDesejada) objetoParametro;

Mas, dependendo da sua intenção, você pode fazer como foi dito e criar uma interface para os objetos a serem passados como parâmetro. Daí seu método ficaria mais ou menos assim:

public void meuMetodo(InterfaceCriada objeto){  
}

já tentou fazer assim:

[code]
public void seuMetodo(Object classe){

if(classe instanceof CLASSEDESEJA){
    //usa os itens da classe que deseja
 }

}[/code]

[]'s

Renan

Mas qual seria a motivação para criar um método que pode receber vários tipos de classe diferentes. Você vai fazer uma coisa diferente para cada classe dentro desse método? Quer fazer um método para resolver tudo?

Em tempo: o lance das interfaces é uma hein.

Basicamente a classe que vou receber é um bean, ou seja, terei apenas métodos getters e setters.
Preciso receber a classe bean dentro de um método em outra classe e ter acesso a esses métodos, por exemplo, quero conseguir retornar os valores via get dessa classe no meu método.
Não sei se fui claro o suficiente, mas basicamente o que quero fazer é isso.
O problema é que não sei a classe que vou receber, só que ela é um bean, nem sei os nomes nem as quantidades dos métodos get e set da classe recebida.
Quero fazer um método genérico para receber e tratar uma classe bean seja qual for.

Ahh…

Assim é um pouco mais complicado… voce vai ter que usar reflection para isso.

Algo para voce da uma pesquisada

public void meuMetodo(Object qualquer){
Method[] metodos = qualquer.getClass().getDeclaredMethods();
for(Method m : metodos)
System.out.println(m);
}

http://commons.apache.org/beanutils/