Receita para criação de aplicação

Colegas, boa tarde,

Sou iniciante em Java, estou estudando a algum tempo pelas apostilas do Caelum e agora pelo Deitel e já me sinto confortável para criar telas, classes, utilizar swing, etc.

No entanto todos os exemplos que trabalhei foram baseados nos livros e não consigo visualizar quais os passos básicos para criação de uma aplicação, seja ela desktop ou web.

Explicando melhor: alguem consegue me passar um exemplo básico de cadastro, utilizando uma tabela de um banco como o MySql, por exemplo ?
Quer dizer, uma aplicação, com um menu e uma tela onde se possa consultar, alterar, inserir e alterar dados ?

Li alguns tópicos aqui sobre utilização de Hibernate, mas acho que vou deixar isso pra depois, posso fazer uma aplicação que utiliza banco de dados funcionar sem ele, utilizando SQL mesmo ?

Qual o grande problema, além de poluir o código Java com código SQL dentro das classes, em continuar utilizando SQL ?

Para desktop e web.

O que acho que estou em dúvida é onde colocar cada coisa. Será que consegui explicar ?

Pra web, também não consegui entender como criar as páginas que o usuário irá acessar, onde colocar a conexão com o banco ?

Vixi… pensando bem parece que não sei é nada !

Se alguém puder me ajudar…

Muito obrigado a todos.

Abraços.

Nossa quanta pergunta, vou tentar te ajudar em algumas… kkkk

[quote] Explicando melhor: alguem consegue me passar um exemplo básico de cadastro, utilizando uma tabela de um banco como o MySql, por exemplo ?
Quer dizer, uma aplicação, com um menu e uma tela onde se possa consultar, alterar, inserir e alterar dados ? [/quote]

Para criar menus tem uns exemplos legais na pagina sun
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/components/menu.html

Se vc ja criou as classes com Swing, é só adicionar a chamada delas a um JMenuItem, tem no link acima…

Para Mysql vc precisa ter o driver do seu SGDB, tem muitas perguntas sobre isso aqui no GUJ, use a BUSCA…