Recomendaçoes sobre Livro de Fisica

Boa noite gente… eu estava querendo aprender um pouco de fisica, nao só pq me interesso em questoes relacionada a ela, mas
também porque isso iria me ajudar na programaçao, se quero ser um bom programador acho que tenho que seguir também essa
linha de estudos… Estou aqui para pedir referencias de livros de Fisica para o meu caso, livros que nao sejam tao avançados…
Obrigado e boa noite…

Cara, eu tenho física na faculdade não é nada de abusurdo de avançado é tranquilo, é pouca coisa mais avançada do que o Ensino Médio.

Física 1 Sears 12ª edição - velocidade, energias, lançamentos
Física 2 Sears 12ª edição - termodinamica, ondas
Física 3 Sears 12ª edição - magnetismo, elétrica

Eu não lembro os livros que eu usava no colégio era um só, que envolvia os assuntos dos 3 livros acima citados. Vê se ajuda.

eu tenho esse livro:

acho ele bem legal…

[quote=MuCReis]Boa noite gente… eu estava querendo aprender um pouco de fisica, nao só pq me interesso em questoes relacionada a ela, mas
também porque isso iria me ajudar na programaçao, se quero ser um bom programador acho que tenho que seguir também essa
linha de estudos… Estou aqui para pedir referencias de livros de Fisica para o meu caso, livros que nao sejam tao avançados…
Obrigado e boa noite…[/quote]

Para um programador, saber Física é importante à medida que ela faz parte dos problemas que você quer resolver. Mas sempre é bom pelo menos tem uma noção.

Voce vai usar bastante fisica se for fazer jogos.

No caso seria bastante fisica mecanica.

Mas como dica, se quer simplesmente aprender por ser legal, aprenda fisica quantitativa.

Estudei (por indicação do professor)pelo livro do David Halliday. É um bom livro.
Obs.: Não posso indicar por que nunca li o livro “Use a Cabeça! Física” (autor: Heather Lang) que aborda a parte mecânica, porém se for tão bom quanto o de Java penso valer a pena.

Flw.

Mark_Ameba é mais ou menos isso… vc sabe algum livro bacana relacionado ao assunto?

Não recomendo os livros do Halliday, acho que existe material muito melhor. Porém Halliday é o default para disciplinas de física na faculdade.

Cara do Resnick eu recomendo o “Fisica”, o “Fundamentos da Fisica”, como o proprio nome sugere, eh mais basico. Se voce quiser um livro mais avançado, sugiro os livros do Moises Nussenzveig, da serie “Curso Basico de Fisica” (embora os livros nao tenham nada de basico)

[quote=MuCReis]Mark_Ameba é mais ou menos isso… vc sabe algum livro bacana relacionado ao assunto?
[/quote]

Mais ou menos isso o que?
Fisica mecanica ou quantitativa?

Um que eu achei bastante interessante é a série do Paul Tipler(Typler).

Eu tenho o Mathematics and Physics for Programmers, do Danny Kodicek. Achei bem interessante, principalmente por dar uma abordagem mais prática.

Fisica em jogos ? Só se vc for criar uma engine nova para o mercado…

Fiquei muito curioso onde usa-se fisica na programação ? Sem ser em sistemas especificos…

Apenas curiosidades… não estou zoando o topico… antes que falem…

Quando estudava no Instituto de Física da USP, além dos livros de Halliday & Resnick e os do Tipler, usávamos bastante os livros do Prof. Moyses Nussenzveig. Além de ser de um autor nacional suas obras são bastantes aprofundadas considerando que são para um ciclo básico.

[quote=Alchemist]Fisica em jogos ? Só se vc for criar uma engine nova para o mercado…

Fiquei muito curioso onde usa-se fisica na programação ? Sem ser em sistemas especificos…

Apenas curiosidades… não estou zoando o topico… antes que falem…[/quote]

Uma bola pingando até parar, a trajetória do tiro de uma bala, o salto do seu jogador, a força transferida quando uma bola bate na outra em jogo de sinuca, aceleração e N outras coisas. Basicamente, quase todos os jogos que não são de tabuleiro/cartas exigem um pouco de física.

Vc faz calculos assim em jogos pequenos… jogos de ps3, xbox e pc… usam engines já prontas que fazem isto… dificilmente vc terá que refazer todos os calculos… imagine que para todo jogo novo vc desenvolva a fisica…

  1. Qual é o problema de se fazer jogos pequenos?
  2. Qual é o problema de se querer fazer uma engine nova no mercado?
  3. Qual é o problema de se estudar físicas em jogos, só para se ter um bom motivo para estudar física?

Se for assim, talvez seja bom não estudarmos também estruturas de dados, já que as APIs de coleções já fazem tudo para nós…

Mesmo as APIs de física vão exigir que você tenha um conhecimento básico sobre vetores e transformações. Você também deve saber o que cada conceito físico representa, se quiser ajustar os parâmetros corretamente (é claro, você até pode fazer por tentativa e erro mas, além de dar muito mais trabalho, fica mais difícil de trabalhar em equipe). Aliás, matemática e física são também muito usadas na computação gráfica ou inteligência artificial.

Mas enfim, aquele livro não está restrito a jogos. E você usa muita física na programação se fizer sistemas na área de engenharia.
Específicos? Sim. Mas é um nicho interessante e mais bem remunerado do que a maior parte do comércio.

Sem falar que para muitos pode ser muito mais interessante do que ficar só nos sistemas web.

The Feynman Lectures on Physics

http://fma.if.usp.br/~everton/texts/feynman/

Bem falando sobre usar fisica ou nao na programacao… pelo pouco tempo que eu estudo java em algumas situacoes me deparei com problemas que creio eu
a fisica a matematica, etc… me ajudaria a simplificar meu codigo… e nao seria só para a programacao em si, pois acho bem interessante fisica e matematica…
voud dar uma olhada no livro que vc indicou vinigodoy pois me inetresso mais na parte teorica mesmo e obrigado a todos pelas dicas, vou comprar um com certeza…
e se me equivoquei no topico me desculpem aí… até a porxima…

Poxa, que ótima sugestão de livro! Já estou adicionando ao meu carrinho da Amazon :slight_smile: