Red Hat desiste de competir no mercado desktop domestico com Linux

A Red Hat anunciou que não irá levar a frente as suas idéias de desenvovler o Linux focado ao mercado desktop doméstico.
O fato de um grande empresa (MSFT) dominanar o mercado dificulta muito as coisas para a Red Hat, e ela prefere investir no Linux para servidores, onde ele é amplamente usado.

Reações:

http://www.computerworld.com/action/article.do?command=viewArticleBasic&articleId=9078539&intsrc=news_ts_head
http://online.wsj.com/article/SB120839934082521925.html?mod=googlenews_wsj
http://money.cnn.com/news/newsfeeds/articles/djf500/200804162049DOWJONESDJONLINE001117_FORTUNE5.htm

Acho que isso não determina uma conclusão final a respeito do uso do Linux em desktops domésticos, a Red Hat desistiu da idéia por motivo comerciais. De qualquer maneira, o Ubuntu esta aí, pronto para ser utilizado :slight_smile:

já vi tudo :frowning:

Tem o Fedora, patrocinado pela Red Hat :smiley:

Utilizo o Gentoo…

Eu acho que desistiram do desktop na verdade por causa do Ubuntu, que está ganhando muito espaço e muitos usuários.

Ou seja, hoje é muito dificil manter uma distro para Desktop que seja melhor (ou sequer comparável) com o ubuntu.

Realmente acredito do que o shuttleworth disse quando “fundou” a canonical, no futuro haverão apenas umas 2 ou 3 distros linux principais, e também acredito que o Ubuntu será uma delas.

Eles tão só propagandeando isto agora …
a RedHat desistiu de colocar linux em desktops quando criou o Fedora e parou de fornecer o RedHat linux para quem quisesse instalar na sua maquina em casa …
ou seja, ja faz um bom tempo …

Rapaz, eles tão apenas repetindo o óbvio, com o Ubuntu é muito difícil de competir, muito difícil mesmo. E o Fedora anda meio “longe” de consegiur fazer isso.

se alguma distro hoje tem algum futuro no desktop domestico . é o ubuntu =)

cada dia mais popular… =)

Tamos usando o Ubuntu ha cerca de um ano e eh o bicho.

Nossa vocês falaram tanto que eu vou tentar - sempre utilizo o Debian, quando o assunto é Linux
Espero que seja ótimo. Já utilizei o Kurumin, gostei muito, mas ainda prefiro o tradicional

[quote=rafagil]Realmente acredito do que o shuttleworth disse quando “fundou” a canonical, no futuro haverão apenas umas 2 ou 3 distros linux principais, e também acredito que o Ubuntu será uma delas.
[/quote]
Essa previsão é meio estranha. Acreditar que as distribuição de linux vão se resumir a apenas 3 principais parece meio falsa guando na verdade os usuario de linux ganham mais adeptos.

[quote=ronildobraga][quote=rafagil]Realmente acredito do que o shuttleworth disse quando “fundou” a canonical, no futuro haverão apenas umas 2 ou 3 distros linux principais, e também acredito que o Ubuntu será uma delas.
[/quote]
Essa previsão é meio estranha. Acreditar que as distribuição de linux vão se resumir a apenas 3 principais parece meio falsa guando na verdade os usuario de linux ganham mais adeptos.[/quote]

Não entendi é o que é que a quantidade de usuários tem haver com a quantidade de distribuições.

Eu não posso prever, mas eu gostaria muito que a quantidade de distribuições diminuísse, ou que ao menos elas começassem a padronizar coisas simples como modelos de empacotamento de aplicações e diretórios padrão.

olha eu já utilizei o ubuntu(ekubuntu) e não me agradei.
Utilizo o fedora desde a versão 1. A te digo q a distro evolui pra caramba e hj é um grande SO para desktop.

Usei o Fedora antes de surgir o Ubuntu. Achei muito legal. Embora eu semprei achei as distribuições baseadas em debian superiores (apt-get > todos os outros sistemas de instalação e resolução de dependencias). Não sei se a noticia se referia especificamente a alguma finalizaçào do projeto Fedora.

Ta todo mundo falando que a Red Hat apanhou da Canonical, mas acho que na real todo mundo apanhou da Microsoft. Infelizmente o Linux continua restrito aos usuários mais avançados, apesar de eu acreditar que o Linux não seja inerentemente mais dificil do que o Windows. No quesito instalação e configuração melhorou muito. Você pega uma distro como o Kurumin Linux e é ridiculamente simples configurar a maioria das coisas lá. Tem excelentes wizzards para todos. Acredito que o Kurumin é a melhor opção para quem quer começar a mexer com Linux.

O que pega mesmo é os softwares que só rodam em windows. Não como o Wine ta hoje, quando eu testei consegui rodar alguns programas e jogos, mas com uma performace insatisfatoria em alguns casos cruciais, o que me fez abandonar a idéia. Quem sabe um distro que já venha com um Wine preparadinho, configurado, em que basta o cara dar dois cliques num .exe que ele instala, executa, etc :slight_smile:

concordo com os amigos.
Competir com com o Ubuntu é muito difícil, e ele tá ficando cada vez melhor.
Falando nisso, daqui a uns dias sai o 8.04.

Ubuntu rulez!
pena q uma atualizaçao do xserver da pau no eclipse.

mas ainda assim é um bom SO

Falou tudo.

Pode-se falar o que quiser do tio Gates e dos seus produtos, mas comercialmente o cara é o cara.

Analisando-se friamente, o Linux parece realmente restrito aos profissionais de TI. O número de usuários Linux deve ser bem parecido com o número de profissionais + estudantes + entusiastas de informática.

Creio que um grande motivo para o domínio do Windows seja o que chamo de “pirataria tolerada”.
A grande maioria de usuários comuns praticamente nasce usando um PC com Windows (90% piratas, no mínimo…). O cara se acostuma com o bicho, e quando chega no mercado de trabalho só quer e só sabe usar isso. E o patrão tambem, muito comodamente, não precisa investir em treinamento, pelo menos para o básico do Office.

É um círculo vicioso muito interessante para a Microsoft.

Se as pessoas vivessem sob a ameaça de baterem às sua portas fiscalizando e punindo o uso de software pirata, adotariam, aprenderiam e adorariam o Linux bem rapidinho…

[quote=Maurício Linhares]Não entendi é o que é que a quantidade de usuários tem haver com a quantidade de distribuições.

Eu não posso prever, mas eu gostaria muito que a quantidade de distribuições diminuísse, ou que ao menos elas começassem a padronizar coisas simples como modelos de empacotamento de aplicações e diretórios padrão.[/quote]
As pessoas tem necessidades diferentes, quanto mais adeptos existir, maior será a quantidade de distribuições.
Muito se fala do ubuntu aqui no guj, mas esta é ultima distribuição que iremos usar aqui na empresa. Eu na minha maquina já usei o slackware, o meu companheiro de trabalho usa Debian, e o administrador de rede usa o Ipcop. Cada usuario com as suas peculiaridades, portanto acabam optando por distribuições diferentes.

Eu também não posso prever, mas não vejo nenhuma vantagem na diminuição de distribuições, e o padrão de empacotameno existe, mas algumas distribuições não o adotam porque cada usuário tem a sua necessidade, portanto escolha a que melhor lhe atende.

*Editado
Acesse http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=1586 e http://www.guiadohardware.net/dicas/linux-entendendo-arvore-diretorios.html para entender a padronização dos diretorios.

Opa com o Ubuntu, Suzie, Fedora (Deles mesmo), Kurumin e outras distribuições voltadas para isso, eles apenas colocaram o foco do Red Hat aonde sempre estiveram, para servidores, não é de se espantar :wink:

Ubuntu é dos Linux mais bugados q eu conheço… para fazer atualizações tem que fazer reza brava antes, para tudo continuar funcionando… ainda mais quando vai atualizar o xorg…

Linux para desktop = utilizador leigo, esta muito longe, o que chega mais perto e que a minha mulher consegue usar sem dificuldades é o OpenSuse, na minha opinião muito superior e mais fiável que o Ubuntu.

Pumpkin, me explica uma coisa, como faço para conseguir instalar/usar o Gentoo na boa sem se deparar com erros malucos??? Já tentei várias vezes, e a poucas semanas atrás resolvi tentar outra vez, e o problema desta vez foi, quando fui fazer emerge, no meio tinha alguns links quebrados e não passava dai, depois de alguns dias fui tentar de novo, e continuava tudo na mesma… outra vez a uns tempos atrás o problema foi que o sshd não instalava nem a pau, dava erro na compilação, e depois nos certificados… estou traumatizado com o Gentoo… falta de vontade não faltou, que já insisti bastante nele.

Atualmente tenho usado o CentOS para servidor, gostava de usar o FreeBSD, mas o problema do FreeBSD é na instalação a configuração dos discos é muito arcaica, ter que definir setores e cabeças é muito pré-histórico, dos BSDs só consigo usar o OpenBSD, que uso para servidores com tarefas, tipo SVN, roteador, etc… e o DragonFlyBSD quero testar qualquer dia destes…

Para desktop tenho usado o OpenSuse, mas para desktop de trabalho, para programar em Java por exemplo…

Mas para Jogos, continuo com um PC com Windows XP só para jogos, e o Linux substituir o Windows ai, apesar dos grandes avanços do Wine, não sei se vai chegar lá… mas espero q sim.

Quanto a notícia da RedHat tenho muita pena, por que até nem era dificil competir com o Ubuntu, exemplo bem sucedido pra mim é o OpenSuse, e a RedHat conseguiria o seu espaço na boa, como já tem fama era só manter algo bom e competitivo pelo menos ao nível dos outros, mas levando em conta esforço + custos / lucro, os servidores dão mais dinheiro com certeza…

[quote=eduveks]Ubuntu é dos Linux mais bugados q eu conheço… para fazer atualizações tem que fazer reza brava antes, para tudo continuar funcionando… ainda mais quando vai atualizar o xorg…

Linux para desktop = utilizador leigo, esta muito longe, o que chega mais perto e que a minha mulher consegue usar sem dificuldades é o OpenSuse, na minha opinião muito superior e mais fiável que o Ubuntu.

Pumpkin, me explica uma coisa, como faço para conseguir instalar/usar o Gentoo na boa sem se deparar com erros malucos??? Já tentei várias vezes, e a poucas semanas atrás resolvi tentar outra vez, e o problema desta vez foi, quando fui fazer emerge, no meio tinha alguns links quebrados e não passava dai, depois de alguns dias fui tentar de novo, e continuava tudo na mesma… outra vez a uns tempos atrás o problema foi que o sshd não instalava nem a pau, dava erro na compilação, e depois nos certificados… estou traumatizado com o Gentoo… falta de vontade não faltou, que já insisti bastante nele.

Atualmente tenho usado o CentOS para servidor, gostava de usar o FreeBSD, mas o problema do FreeBSD é na instalação a configuração dos discos é muito arcaica, ter que definir setores e cabeças é muito pré-histórico, dos BSDs só consigo usar o OpenBSD, que uso para servidores com tarefas, tipo SVN, roteador, etc… e o DragonFlyBSD quero testar qualquer dia destes…

Para desktop tenho usado o OpenSuse, mas para desktop de trabalho, para programar em Java por exemplo…

Mas para Jogos, continuo com um PC com Windows XP só para jogos, e o Linux substituir o Windows ai, apesar dos grandes avanços do Wine, não sei se vai chegar lá… mas espero q sim.

Quanto a notícia da RedHat tenho muita pena, por que até nem era dificil competir com o Ubuntu, exemplo bem sucedido pra mim é o OpenSuse, e a RedHat conseguiria o seu espaço na boa, como já tem fama era só manter algo bom e competitivo pelo menos ao nível dos outros, mas levando em conta esforço + custos / lucro, os servidores dão mais dinheiro com certeza…[/quote]

Tentei instalar o Gentoo no laptop mas tbm me ferrei com links quebrados… :?