Regime do ITA?

[quote=wchevreuil]Fala Lucas,

eu fiz vestibular do ITA há mais de 10 anos atrás e não passei. A prova era bem difícil, especialmente a de física e a de matemática. Treine bastante as questões de vestibulares passados, pois elas lhe darão uma idéia do que vc enfrentará.

Com relação ao regime, na época em que me inscrevi no vestibular, vc escolhia se ia querer ser militar ou civil. No caso de optar por ser militar, voce ja receberia uma bolsa desde o primeiro semestre, e concluido o curso vc se tornaria oficial do corpo de engenharia da aeronautica. No caso de optar pelo regime civil, vc estaria estudando como se fosse numa univrsidade comum, onde vc iria ao ITA apenas para assistir aula, sem necessidade de morar lá como se tivesse num quartel.

Com relacao à espcex, ela é uma escola preparatória para a Academia Militar de Agulhas Negras do Exército Brasileiro (AMAN). É um curso completamente diferente do ministrado no ITA, pois não forma engenheiros e sim militares do exército treinados para comandar e liderar tropas, desenvolver táticas/estratégias de guerra, etc. Pelo que eu vi em mensagens suas anteriores, não é bem o seu interesse.

[]'s[/quote]

Mas eu citei a expcex por ser apenas por 1 ano e sentir como seria o regime, pois pelo que eu percebi ele iria ter que morar no ITA de toda forma, então mesmo sendo civil acho que tem que seguir muitos regulamentos.

[quote=wchevreuil]Fala Lucas,

eu fiz vestibular do ITA há mais de 10 anos atrás e não passei. A prova era bem difícil, especialmente a de física e a de matemática. Treine bastante as questões de vestibulares passados, pois elas lhe darão uma idéia do que vc enfrentará.

Com relação ao regime, na época em que me inscrevi no vestibular, vc escolhia se ia querer ser militar ou civil. No caso de optar por ser militar, voce ja receberia uma bolsa desde o primeiro semestre, e concluido o curso vc se tornaria oficial do corpo de engenharia da aeronautica. No caso de optar pelo regime civil, vc estaria estudando como se fosse numa univrsidade comum, onde vc iria ao ITA apenas para assistir aula, sem necessidade de morar lá como se tivesse num quartel.

Com relacao à espcex, ela é uma escola preparatória para a Academia Militar de Agulhas Negras do Exército Brasileiro (AMAN). É um curso completamente diferente do ministrado no ITA, pois não forma engenheiros e sim militares do exército treinados para comandar e liderar tropas, desenvolver táticas/estratégias de guerra, etc. Pelo que eu vi em mensagens suas anteriores, não é bem o seu interesse.

[]'s[/quote]

Há sim, bom saber que tem como ser Civil, pois pretendo ir só para participar da aula normal como se fosse em uma USP, Unicamp, Fatec…

Não é do meu interesse prestar para ser militar.

Há, você sabe se lá possui sistema de intercâmbio?

Há 20 anos atrás, um monte de militares (da Marinha, do Exército e de outros países) estudavam lá. O que você entende por “intercâmbio”?

[quote=entanglement]Há 20 anos atrás, um monte de militares (da Marinha, do Exército e de outros países) estudavam lá. O que você entende por “intercâmbio”?
[/quote]

Um intercâmbio para um outro pais, por exemplo a Austrália.

Para ficar la por 6 meses pro exemplo estudando Engenharia Computacional por exemplo.

O vestibular de lá, cai todas as matérias do ensino médio?

Biologia, Quimica, História, Artes e as outras.

Ou só o que você vai utilizar?

Fisica, Matemática, Português?

Boa pergunta. Como eu disse, eu sei de coisas de 20 anos atrás; para informações mais recentes, procure o Eduardo Guerra, que é professor de lá.

Para o que cai: consulte o site, oras:

http://www.ita.br/vestibular/programa2011.pdf

Ola ! Bom, fiz cursinho IME/ITA na epoca do meu vestibular. Meus amigos que passaram diziam que no ITA, voce só é militar basicamente na terca-feira, quando o pessoal tem a tarefa de fazer um ritual militar especifico. Ja no IME é outra historia, o pessoal da ativa vai todo semestre pelo menos pra “campo” junto com os cadetes da AMAN. Ja ouvi historias bizarras a esse respeito, mas isso já é outro assunto !

Edit: Sobre as materias que caem, é o seguinte: TODAS (mat, fisi, qui, port, ingles, redacao) sao muito dificeis, tomando por base o vestibular de uma federal comum.

Elas extrapolam e muito o nivel de cobranca das federais. Mas, na minha opniao e na da maioria dos que estudaram comigo, quimica supera o que é considerado como dificil. Um dos meus professores classificava a prova de quimica de lá com o adjetivo “surreal”. Voce tem que ter MUITA coisa decorada (só de reacoes organicas, sao por baixo 120), coisas inclusive que saem do escopo das materias que eles cobram no edital (sim, eles fazem isso).

O outro grande problema é portugues, porque alem de voce ter que saber muito de exatas, tem que ralar muito com portugues, que é cobrado em um nivel bem alto, e é a materia com as menores notas. (se alguem aqui se formou/esta no ita, confirme ou nao o que estou dizendo)

É isso, se esse realmente for seu objetivo, se dedique muito e boa sorte !

Abracos ! []'s