Regime do ITA?

Olá pessoal do Fórum.

Gostaria de saber se algum membro do fórum ja cursou Engenharia da Computação no ITA, ou leciona lá.

Gostaria de saber se o lá o regime é Militar, estilo quartel, e se realmente vale estudar bastante para passar no vestibular de lá.

E se lá você recebe uma ajuda de custo, igual na Academia do Barro Branco.

Desde ja, Grato.

PS: Se a moderação não achar devido o tópico, pode excluir.

Olá

O Eduardo Guerra (@emguerra), editor do MundoJ, leciona lá http://www.guj.com.br/user/profile/17444.java

[]s
Luca

Posso dizer como era há 20 anos atrás (quando não havia Engenharia de Computação)

a) Você podia optar por ser aspirante a oficial da reserva
b) Sem ajuda de custo (a menos que você optasse por ser aspirante a oficial, nesse caso, e só nesse caso, poderia andar uniformizado, e receber como aspirante a oficial)
c) Você podia optar por morar em um dos alojamentos, chamados de H-8
d) Você, é claro, tinha (e tem) de estudar muito para entrar lá
e) Há 20 anos atrás mulheres não podiam entrar.

Por favor, consulte o site (http://www.ita.br ) para saber como é que são as coisas agora. Mas a “disciplina consciente” continua firme e forte.

[quote=entanglement]Posso dizer como era há 20 anos atrás (quando não havia Engenharia de Computação)

b) Sem ajuda de custo (a menos que você optasse por ser aspirante a oficial, nesse caso, e só nesse caso, poderia andar uniformizado, e receber como aspirante a oficial)

Por favor, consulte o site (http://www.ita.br ) para saber como é que são as coisas agora. Mas a “disciplina consciente” continua firme e forte. [/quote]

Quando você diz ser aspirante é seguir quartel certo?

Eu procurei no site, no regimento e não cita, se é militar ou não, por isso quis tirar a duvida aqui.

[quote=Luca]Olá

O Eduardo Guerra (@emguerra), editor do MundoJ, leciona lá http://www.guj.com.br/user/profile/17444.java

[]s
Luca[/quote]

Correção, o Guerra dá aulas na Stefanini / ITA. Mesmo porque, acredito eu que, sem diploma de doutorado, não se pode dar aulas no ITA (e o Guerra ainda está fazendo o dele).

[]´s

[quote=LucasAdri07][quote=entanglement]Posso dizer como era há 20 anos atrás (quando não havia Engenharia de Computação)

Por favor, consulte o site (http://www.ita.br ) para saber como é que são as coisas agora. Mas a “disciplina consciente” continua firme e forte. [/quote]

Eu procurei no site, no regimento e não cita, se é militar ou não, por isso quis tirar a duvida aqui.

[/quote]

cara sinceramente por sua idade, eu acho bem interesasnte vc tentar por exemplo espcex que você faz o terceiro ano, pra ve se você consegui seguir mais ou menos o regime militar, pois é foda voce estudar que nem condenado pra passar no ita e depois não se dar bem com a postura que eles te obrigam a ter. eu ja vi em outro post que você tem 15 ou 16 anos neh…

[quote=guialeixo][quote=LucasAdri07][quote=entanglement]Posso dizer como era há 20 anos atrás (quando não havia Engenharia de Computação)

[/quote]

cara sinceramente por sua idade, eu acho bem interesasnte vc tentar por exemplo espcex que você faz o terceiro ano, pra ve se você consegui seguir mais ou menos o regime militar, pois é foda voce estudar que nem condenado pra passar no ita e depois não se dar bem com a postura que eles te obrigam a ter. eu ja vi em outro post que você tem 15 ou 16 anos neh…[/quote]

Sim tenho 15.

Nunca tinha ouvido falar desse espcex, vou dar uma pesquisada, pois gostaria muito de entrar no ITA, porém fiquei meio encafifado com essa do Regime ser militar ou não. Pelo que eu saiba a Pós-Graduação não é regime militar, mas a pós é feita só no ITA/Stefanini.

Acho que se for regime militar mesmo, seria melhor ir para uma Unicamp, Usp ou mesmo uma Fatec (se eu passar né).

Mais ou menos. Você precisava apenas de seguir algumas aulas a mais que os sargentos, cabos e tenentes davam, e ter de aparecer em alguns eventos (e andar uniformizado, é claro). Mas quanto ao resto, essa pequena minoria não precisava ficar no quartel e sim no mesmo alojamento que os alunos civis (que aliás eles são).
Eu lembro de ter ouvido falar que nesses tempos arcaicos, se você quisesse se casar (casar-se com 20 anos? que idéia - mas cada um tem suas crenças) não podia ser civil, mas acho que essa restrição não existe mais hoje em dia.

Um colega meu aqui no serviço tem um filho muito inteligente que conseguiu até aprender japonês sozinho (ele fazia legendas para animês, pasmem). Era do tipo que não precisava estudar (você deve conhecer esse tipo de gente, não)?
Só que o cara não passou por pouco no ITA. Agora ele está ralando bastante e “concerteza” vai entrar. (É claro que o certo é “com certeza”)

[quote=entanglement]Um colega meu aqui no serviço tem um filho muito inteligente que conseguiu até aprender japonês sozinho (ele fazia legendas para animês, pasmem). Era do tipo que não precisava estudar (você deve conhecer esse tipo de gente, não)?
Só que o cara não passou por pouco no ITA. Agora ele está ralando bastante e “concerteza” vai entrar. (É claro que o certo é “com certeza”)[/quote]

Mas acho que não precisa tirar base por isso, a pessoa pode ser inteligente o que for, mas não ter controle emocional não adianta nada e por você ter 15 anos e estar participando de um forúm desse e tendo essa cabeça você realmente não é bem normal =)

[quote=entanglement][quote=entanglement]
[/quote]

Mais ou menos. Você precisava apenas de seguir algumas aulas a mais que os sargentos, cabos e tenentes davam, e ter de aparecer em alguns eventos (e andar uniformizado, é claro). Mas quanto ao resto, essa pequena minoria não precisava ficar no quartel e sim no mesmo alojamento que os alunos civis (que aliás eles são).
Eu lembro de ter ouvido falar que nesses tempos arcaicos, se você quisesse se casar (casar-se com 20 anos? que idéia - mas cada um tem suas crenças) não podia ser civil, mas acho que essa restrição não existe mais hoje em dia. [/quote]

Bem, pretendo não seguir quartel, apesar que algumas pessoas dizem ser bom para ter uma experiencia a mais de vida.

E sobre casar com 20, acho que isso não vai me atingir, pretendo casar com 28 para mais.

[quote=guialeixo][quote=entanglement]Um colega meu aqui no serviço tem um filho muito inteligente que conseguiu até aprender japonês sozinho (ele fazia legendas para animês, pasmem). Era do tipo que não precisava estudar (você deve conhecer esse tipo de gente, não)?
Só que o cara não passou por pouco no ITA. Agora ele está ralando bastante e “concerteza” vai entrar. (É claro que o certo é “com certeza”)[/quote]

Mas acho que não precisa tirar base por isso, a pessoa pode ser inteligente o que for, mas não ter controle emocional não adianta nada e por você ter 15 anos e estar participando de um forúm desse e tendo essa cabeça você realmente não é bem normal =)[/quote]

Nossa, me senti um ET kk.

Eu dei uma pesquisada sobre esse EsPCEx, e parece ser um regime em internato para se tornar aspirante.

Bem, como é no 3° Ano do Ensino Médio, acho que teria que sair da minha escola para ingressar lá. Coisa que não pretendo, pois eu ralei pra entrar na Etec, e não quero sair assim, só para fazer um teste se eu sirvo para prestar o ITA ou não.

Lucas, há cursos especializados para o ITA. Eles podem lhe dar uma idéia de quanto você precisa estudar, e qual é o grau de dificuldade. Em São José dos Campos (SP), por exemplo, há o curso Poliedro.

Então, aqui em Jundiaí tem a Uni+, que usa o sistema de ensino Poliedro, e a Objetivo.

São os dois melhores cursinho daqui da minha cidade.

A unica coisa, é que acho que vai ficar ruim para mim fazer esses cusinhos, pois se eu fizer o Técnico em Informática ( na verdade o técnico seria mais pelo diploma e ver alguma coisinha diferente, nada mais além disso. ) não terei tempo para fazer um cursinho, pois estarie trabalhando, fazendo ensino médio e técnico.

[quote=guialeixo]
Mas acho que não precisa tirar base por isso, a pessoa pode ser inteligente o que for, mas não ter controle emocional não adianta nada e por você ter 15 anos e estar participando de um forúm desse e tendo essa cabeça você realmente não é bem normal =)[/quote]

“Concerteza” você é bem preconceituoso. Com 16 anos dá para entrar no ITA sem problemas, basta fazer um excelente colégio particular e ralar bastante (fazer as aulas específicas preparatórias, entre outras coisas).

Por que é que participar de um fórum de Java com 15 anos, e escrever sem muitos erros gramaticais, é coisa anormal?

@LucasAdri07 : Você disse que estuda em uma ETEC. Provavelmente, para poder entrar no ITA, vai ter de arranjar uma bolsa em um cursinho daqueles que têm preparatórios para o ITA, já que na prova se pedem muitas coisas que não estão em currículo nenhum, mesmo de escolas particulares de renome. Eu já mencionei o cursinho de São José dos Campos; não sei em que cidade você está.

[quote=entanglement][quote=guialeixo]

“Concerteza” você é bem preconceituoso. Com 16 anos dá para entrar no ITA sem problemas, basta fazer um excelente colégio particular e ralar bastante (fazer as aulas específicas preparatórias, entre outras coisas).

Por que é que participar de um fórum de Java com 15 anos, e escrever sem muitos erros gramaticais, é coisa anormal?

@LucasAdri07 : Você disse que estuda em uma ETEC. Provavelmente, para poder entrar no ITA, vai ter de arranjar uma bolsa em um cursinho daqueles que têm preparatórios para o ITA, já que na prova se pedem muitas coisas que não estão em currículo nenhum, mesmo de escolas particulares de renome. Eu já mencionei o cursinho de São José dos Campos; não sei em que cidade você está. [/quote]

nao nao cara você não intendeu, eu estou elogiando ele falando que ele é muito maduro e inteligente, pois num creio que seja qualquer pessoa de 15 anos que tem capacidade e foco pra participar de foruns desse tipo aqui.

[quote=entanglement][quote=guialeixo]

@LucasAdri07 : Você disse que estuda em uma ETEC. Provavelmente, para poder entrar no ITA, vai ter de arranjar uma bolsa em um cursinho daqueles que têm preparatórios para o ITA, já que na prova se pedem muitas coisas que não estão em currículo nenhum, mesmo de escolas particulares de renome. Eu já mencionei o cursinho de São José dos Campos; não sei em que cidade você está. [/quote]

Hmm, estou em Jundiaí.

Esse cursinho é o que utiliza o sistema de ensino da Poliedro.

http://www.unijundiai.com.br/

As vezes, penso que é vantagem deixar de fazer um técnico, e me dedicar aos estudos para o vestibular, e fazer um cursinho.

Você citou de escolas particulares.

Não acho que a diferença entre as particulares e Etec’s é muito grande, tanto que a cidade aqui tem cerca de 300 mil habitantes e varias escola, e a Etec está em 3 no ranking da cidade e 8ª do ranking das etec’s do Brasil.

@LucasAdri07
sera que num vale a pena mesmo não? tentar expecex apenas pra ve como é o nível da prova e pelo que eu soube o ensino la é muito bom.

Lembro de um cara do ITA ( Edgard de Souza Lemos Júnior) que tinha estudado em um curso técnico de Eletrônica; ele é excelente pessoa.

Fala Lucas,

eu fiz vestibular do ITA há mais de 10 anos atrás e não passei. A prova era bem difícil, especialmente a de física e a de matemática. Treine bastante as questões de vestibulares passados, pois elas lhe darão uma idéia do que vc enfrentará.

Com relação ao regime, na época em que me inscrevi no vestibular, vc escolhia se ia querer ser militar ou civil. No caso de optar por ser militar, voce ja receberia uma bolsa desde o primeiro semestre, e concluido o curso vc se tornaria oficial do corpo de engenharia da aeronautica. No caso de optar pelo regime civil, vc estaria estudando como se fosse numa univrsidade comum, onde vc iria ao ITA apenas para assistir aula, sem necessidade de morar lá como se tivesse num quartel.

Com relacao à espcex, ela é uma escola preparatória para a Academia Militar de Agulhas Negras do Exército Brasileiro (AMAN). É um curso completamente diferente do ministrado no ITA, pois não forma engenheiros e sim militares do exército treinados para comandar e liderar tropas, desenvolver táticas/estratégias de guerra, etc. Pelo que eu vi em mensagens suas anteriores, não é bem o seu interesse.

[]'s