Registro.br DNS próprio

Olá… alguém utiliza o DNS próprio do registro.br
achei a idéia interessante, porém não consegui configurar…

bem…
Inicialmente aluguei um servidor VPS… e lá instalei o glassfish e adicionei meu site (inicialmente somente o site para testes)

Então , como tenho um domínio no registro.br… entre lá e vi que tinha a opção de usar o próprio dns deles…legal…porém para acessar minha page que está no VPS,
tenho que digitar o IP-FIXO-VPS:8080/MinhaPage porém na configuração do DNS deles , não aceita caracteres como / : então não consigo definir porta e nem o nome da aplicação…Sei que tem como escolher o tipo de endereçamento como A, AAAA, CNAME, etc…cada uma tem uma funcionalidade… alguém já passou por isso?

Oi,

Não conheço esse serviço de DNS próprio do registro.br , mas já tive bastante contato com configurações de DNS e você está cometendo um pequeno engano:

O DNS lida apenas com a tradução de Nome para IP . Para ele não importa detalhes como serviços que estão rodando, portas, caminhos de aplicação…
O registro de um host no DNS se parece com o seguinte:

www             A       200.200.200.200

Isso é tudo que o DNS diz, o endereço www (dentro do domínio em questão) é traduzido para o IP 200.200.200.200 . A partir daí o cliente sabe como chegar ao servidor e o trabalho do DNS acabou; detalhes de porta de conexão, caminhos, etc, são tratados diretamente entre o cliente e o servidor.

Veja que o registro é do tipo A de “Address Record” . Ele indica o mapeamento de um Endereço para um IP.
Como você observou, existem outros tipo como: AAAA (transforma um nome em endereço IPV6), CNAME (configura um nome de host como um apelido para outro), MX (informa o ip do servidor de correio daquele domínio), etc. Mas o tipo A é o mais comum mesmo, a funcionalidade “básica” do DNS

Eu uso o DNS do registro.br, funciona muito bem =)

Na tela de edição dos “records” do domínio, é bem fácil adicionar as informações que o gomesrod mencionou. Basta clicar em +RECORD e colocar o tipo e o valor do registro. Tente o A com o seu IP. Se quiser a raiz do domínio, deixe o primeiro campo vazio.

Ajudou?

Ok…mas então …como eu faria para redirecionar o dominio para minha aplicação?
Tenho que configurar no glassfish isso então…? quando receber uma requisição na porta 80 que é a padrão web, redirecionar para a minha aplicação?

As duas formas mais comuns:

  • configurar o glassfish na porta 80
  • instalar o apache, e fazer ele fazer a ponte entre as requisições na porta 80 e o glassfish

Ok… mais uma pergunta que agora me veio em mente…
Perdoe a ignorancia, pois estou começando a pouco no mundo web…

e para que serve o dominio do glassfish… tipo…eu teria que trocar o default dele que é domain1 para o mesmo dominio meu do registro.br…

assim ele não chamaria direto minha aplicação quando viesse a requisição desse domínio do registro.br?.. se sim, como faço isso?

Normalmente você não precisaria se preocupar com esse domain1, mas eu não uso muito o glassfish. Quando você subir o app server, ele já deve estar disponível para ser acessado por “fora”. Tente por exemplo acessar seu servidor direto pelo IP. Se funcionar, acessar pelo domínio, depois de mapeá-lo no registro.br, também deveria funcionar.