Regras de negócio com drolls

Olá pessoal, estou participando de um projeto em que um dos requisitos é que as regras de negócio sejam flexíveis, que possam ser adaptadas a cada implantação em um cliente diferente e se possível sem recompilar o fonte…

Andei lendo na internet encontrei informaçoes sobre um framework chamado Drolls ou Jrulles.

alguém ai ja utilizou ? teve sucesso ?

tem algo melhor no mercado?

o impacto em utilizá-lo é muito grande ?

muito complexo ?

vi também a possibilidade de utilizar linguagens de script como o grovvy para tornar as regras de negócio flexíveis, mas achei que o groovi daria poder demais, usuários…

quem ja teve este tipo de requisito qual foi a solução adotada ?

[quote=toncarvalho@gmail.com]Olá pessoal, estou participando de um projeto em que um dos requisitos é que as regras de negócio sejam flexíveis, que possam ser adaptadas a cada implantação em um cliente diferente e se possível sem recompilar o fonte…
[/quote]

Eu tb quero um desses! :lol:

[quote]vi também a possibilidade de utilizar linguagens de script como o grovvy para tornar as regras de negócio flexíveis, mas achei que o groovi daria poder demais, usuários…

quem ja teve este tipo de requisito qual foi a solução adotada ?[/quote]

No meu caso nao optei por groovy mas uma outra linguagem tb DSL-friendly. Sobre dar poder demais para os usuarios, poderia dar um exemplo de situacao de risco e pq seria diferente usando Drools?

Olá, a questão é que a empresa tem um ERP escrito em Delphi usando ScriptForms e uma outra linguagem q não me lembro o nome, se não bastasse uma mas 2 linguagens de script, isso possibilita que o pessoal altere não somente regras pré-definidas mas crie consultas ao banco de dados acrescente campos e até abas novas com novos campos (tanto na tela quanto no banco de dados) no sistema, a idéia é que a empresa pudesse ter um software que fosse totalmente adaptavel.

bem isso aconteceu mas a consequência é uma tremenda colcha de retalhos que ninguém mais sabe onde começa nem termina…

a empresa quer escrever outro ERP agora em java, e na web estava pensado em dar flexibilidade (“mas nem tanta”) ao pessoal de infra, de implantação que vai até o cliente e customiza o software, achei que com o drolls eu poderia de certa forma estabelecer oque pode ou não ser customizável…

estou errado?

não tenho experiência com o drolls… não sei oque ele pode ou não fazer… estou ainda pesquisando…

Puts veio, me deu ate um frio na barriga agora, com esta descrição sua. Minha empresa esta utilizando um novo framework nesse estilo, onde o pessoal de suporte e de implantação pode fazer customizacoes como regrinhas de negocio novos campos e talz na hora pro cliente. Atendemos em torno de 300 lojas isso aqui vai acabar uma colcha de retalhos, quero ver quando mandar atualização pros clientes :frowning:

[quote=toncarvalho@gmail.com]Olá, a questão é que a empresa tem um ERP escrito em Delphi usando ScriptForms e uma outra linguagem q não me lembro o nome, se não bastasse uma mas 2 linguagens de script, isso possibilita que o pessoal altere não somente regras pré-definidas mas crie consultas ao banco de dados acrescente campos e até abas novas com novos campos (tanto na tela quanto no banco de dados) no sistema, a idéia é que a empresa pudesse ter um software que fosse totalmente adaptavel.

bem isso aconteceu mas a consequência é uma tremenda colcha de retalhos que ninguém mais sabe onde começa nem termina…

a empresa quer escrever outro ERP agora em java, e na web estava pensado em dar flexibilidade (“mas nem tanta”) ao pessoal de infra, de implantação que vai até o cliente e customiza o software, achei que com o drolls eu poderia de certa forma estabelecer oque pode ou não ser customizável…

estou errado?

não tenho experiência com o drolls… não sei oque ele pode ou não fazer… estou ainda pesquisando…[/quote]

Eu nunca usei Drools, mas se os usuarios podem customizar o sw somente atraves das regras de negocio de um ERP eles nao deveriam manipular diretamente o banco de dados. Deve ter algum problema nas suas regras de negocio.

exato… e oque acontece hoje com o sistema em delphi…

e eu não quero carregar este problema do software legado…

quero algo mais apurado, possamos definir oque pode ou não ser (“adaptado”)…