reJ v0.7 lançado - Visualizador e editor de bytecode (arquivos .class)

Nova versão - reJ v0.7 lançado

reJ é uma ferramenta que pretende dar uma melhor visibilidade nos arquivos .class. Pode ser utilizado no estudo de bytecode, visualização, busca, comparação e manipulação de arquivos .class da plataforma Java. Praticamente todos os aspectos (interfaces, classe pai, nome da classe, campos, métodos, o bytecode, os constantes) de arquivos .class podem ser visualizados e modificados.

A nova versão corrige vários bugs, com desempenho e navegação melhorados, suporte para visualização de generics e seguindo as dicas do colega Michael Nascimento Santos (aka Mister M), eu comecei trabalhar com uma parte bem interessante: visualizar a relação entre código fonte Java, a view do editor do reJ e o código binário da classe compilada. Na versão atual só se pode navegar nas telas de estrutura, constant pool e o editor, e o reJ destaca os dados em hexa correspondentes. No futuro a idéia é tanto poder também navegar no código binário e o reJ destacar as partes correspondentes no editor quanto fazer a mesma coisa com o código fonte da classe.

Confira a notícia no source-forge (em inglês):
reJ v0.7 released

Faça o download de reJ v0.7 no Source-Forge:
http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=122082&package_id=133253&release_id=498744

Funcionalidades, com imagens (em inglês):
http://rejava.sourceforge.net/features.html

Tutorial, com imagens e agora em português (e por favor, desculpem os erros de português tanto aqui quanto no tutorial):
http://rejava.sourceforge.net/hello_pt.html

FAQ (em inglês, com só três perguntas… aliás, perguntem :slight_smile: ):
http://rejava.sourceforge.net/faq.html

Olá! É excelente ver programadores com iniciativa para desenvolver aplicações e disponibilizá-las ao público.

Acho uma idéia muito interessante a manipulação de bytecodes. Embora possa ser contraditória para muitos, o fato de se programar sem a necessidade de compilador é algo a ser observado.

Parabéns, Sami Koivu.

Olá,

Obrigado, Yky.

Faltou eu dizer que não tenho atualizado o site de documentação muito, mas isso é minha prioridade no momento.

Sobre ser contraditória, eu concordo. Eu aviso contra editar o sistema que seu equipe desenvolveu por 5 anos e que está em produção com reJ. Eu pessoalmente uso quando estou com código compilado e sem as fontes e preciso descobrir alguma coisa sobre o código. Por isso eu tenho colocado tanto esforço na navegação. O outro uso legal que eu comecei a dar mais foco depois dos comentários dos senhores Calçado, Silveira e Nascimento é a parte de aprender sobre como funciona o bytecode.

[]s,
Sami