Relação de Programação com Matemática

Olá bom dia a todos! Comecei meus estudos em programação com python por meio de videos e tutoriais da internet e percebo que tenho uma grande dificuldade nos conceitos matemáticos quando vou resolver os exercícios. Na real eu não consigo ver a relação de programação com matemática e percebo que minha dificuldade geralmente esta no conceito matemático e não na lógica da programação… mas como consigo resolver um exercício se não entendo o que preciso fazer? Levando em consideração o que ando lendo no Guia do Mestre Programador que ele fala sobre domínio, gostaria de saber a opinião de vocês sobre me aprofundar e fazer um curso de matemática para entender melhor os conceitos matemáticos ou se isso é irrelevante e posso continuar meus estudos em python sem me aprofundar tanto na matemática em si.
Acho q seria interessante dizer que meu objetivo em aprender python é para seguir na área de data science.

Obrigada pela atenção e pelo espaço cedido.

Bom dia,

Isso aqui facilitou muita coisa. Bom, o Python (assim como todas as outras) leva um certo tempo até você pegar o jeito mesmo.

Por enquanto você pode ler sobre DataScience, mas, não deve ser o seu foco de estudo. É melhor entender o conceito, o básico, pra depois ir aplicando ao todo restante:

Fonte https://www.analyticsvidhya.com/blog/2016/01/complete-tutorial-learn-data-science-python-scratch-2/

Aqui por exemplo:

Onde está “In [6]”… Pausa essa leitura, e tenta entender. Se você conseguiu entender algo, ok, está começando, senão, volta algumas casinhas pra entender melhor.

No Python, assim como no JavaSript, algumas coisas são no começo um tanto quanto confusas, mas é o seguinte:

greeting é uma String, toda String é composta por caracteres DENTRO de aspas simples ' '.

Então é: String greeting com o texto: 'Hello'

1ª Linha: greeting = 'Hello' #Falamos sobre isso acima

2 ª: print greeting[1] #Aqui ele vai pegar e imprimir o 
                       #SEGUNDO caractere, contando a partir do ZERO, lembra do Vetor?

3 ª: print len (greeting) # 'len', é utilizado pra pegar o tamanho da sua String
                          # Ou seja, o tamanho é 5

4 ª: print greeting + 'World' #E aqui ele concatena os valores, se você colocar um
                              #número aqui, ele vai printar: Hello'Número', ou seja,
                              #não é algo matemático, apenas String.

Tudo isso é apenas iniciando, com o tempo você vê que não é tão monstruoso assim:

Esse site que citei é muito bom e trata do assunto que você gosta, mas lembre-se que tudo é um processo: primeiro vc tenta engatinhar, vai tentando ficar em pé e quando acha que já consegue andar vc cai. Até conseguir andar demora, não pule processos, isso vai dificultar mais pra frente.


1 curtida

Não consegue.

Só estudando.

Probabilidade e estatística, gráficos, matrizes, funções, etc e tals.
Confere ai no item 3:

Para programação de forma geral, sim.
Mas se você está querendo atuar em uma área que exige uma “especialização”, deve conhecer as disciplinas requisitadas e matemática está na lista.

Primeiro aprenda o básico de python, depois analise seus pontos fracos e fortes.
Se seu forte é lógica, resta melhorar os outros pontos.

A programação, ou melhor, a computação têm uma relação íntima, a começar pelo nome (computador = aquilo que conta). Grandes nomes da computação eram matemáticos em essência, como Boole, Shannon, Turing, Neumann, Goldstine, Eckert, Wiener, Grace Hopper, Codd, etc. No entanto, não se precisa ser um para se tornar um bom programador, muito embora, seja importante ter boa desenvoltura com o que se espera que alguém que tenha cursado até o ensino médio tenha tido contato e aprendido (no mínimo). Não raro, tu irá se deparar com projetos que envolvam vários cálculos (e talvez não ache uma biblioteca para te ajudar com eles), e mais, geralmente de outras áreas, como por exemplo, para resolver problemas das engenharias. Com efeito, se tu tens algumas dificuldades com a Matemática, sugiro que procure saná-las o quanto antes.