Relacionamento entre Titular e Dependentes

Pessoal, talvez este forum nao seja destinado a este tipo de discussão, até porque eu vou tratar aqui mais de estrutura de tabelas, mas na dúvida estou lançando o topico e esperando que alguem possa dar sua opinião.

É o seguinte, eu estou modelando um sistema de controle de convenios, então imaginem, eu tenho um plano de convenio que pode estar ligado a quantas pessoas quiser, e vice-versa, uma pessoa que aqui eu vou chamar de filiado também pode estar ligada a quantos planos de convenio desejar, portanto, eu tenho um tabela associativa ai chamada de ‘Conveniados’, que associa os planos de convenio com os respectivos filiados, até ai tudo bem, a minha duvida é em relação ao dependentes, ou seja, um filiado pode ter quantos dependentes puder, e cada dependente da mesma forma que o filiado pode estar associado a um numero ilimitado de planos de convenio, então qual a melhor forma de modelar esta entidade dependente?

Eu já tenho varias opções mas espero opinioes de voces pois estou em duvida sobre o que é o mais correto.

Opção 1: Dependente estaria dentro da tabela de filiados, mas como um flag indicando que o registro é de dependente e nao de filiado e outro campo que aponta para a pk da propria tabela indicando quem é o filiado ao qual o dependente está ligado.

Opçao2: Na propria tabela associativa de Conveniados, colocar as informações de dependente caso seja um registro de dependente e da mesma forma que na opção anterior, ter um flag indicando que o registro é de dependente e uma fk indicando a qual filiado o dependente está associado.

Opção 3: Criar uma tabela “Dependente” ligada a Filiado para associar ele ao titular (filiado) correspondente e na tabela de Conveniados ter uma fk de filiado para ligar o registro ao filiado quando este for referente a um plano utilizado pelo filiado e não pelo dependente e outra fk para dependente que só vai ser preenchida caso o registro seja referente a um plano que esteja sendo utilizado por um dependente e nao diretamente pelo titular (filiado).

Opção 4: Criar uma tabela de Dependente ligada ao Filiado correspondente, e uma tabela associativa “Conveniado_Dependente” para ligar os dependentes e seus planos utilizados e outra tabela associativa “Conveniado_Filiado” para ligar o Filiado e seus Planos

Espero nao ter sido muito confuso, se alguem puder dar uma luz fico muito agradecido.

[color=darkred]Editado por alma caridosa[/color]

spranta,

Pelo que entendi, vc deve criar uma tabela Filiado e a PK desta desta tabela será única (identity, increment, ou algo do tipo) e a FK será uma chave composta que é a PK da tabela Conveniados (que vc citou no começo do texto).

Se foi isso que vc quiz dizer em alguma das suas opções e eu que não entendi, me desculpe então! O que vc está querendo fazer está mais para a opção 3 e 4, precisa analisar direito!

ASOBrasil