Relato de uma Professora de Matemática

Sem querer desvirtuar o assunto, mas eu tava vendo o link das 5 notícias mais lidas do Globo.com, em plena época de crise mundial, e olha quais são elas:

1. Prostituta exige sexo com três homens após invasão

2. Menino completa 5 anos com quase 58kg na Bahia

3. Preso ao tentar estuprar sobrinha de 11 anos

4. Alunos filmam professora bêbada dançando em aula

5. Estagiária é morta na frente dos pais em assalto

Eu até entendo que as escolas não tão boas, mas como já diz o ditado: “cada povo tem os governardores que merece”

É o que o povo brasileiro quer tbm! Escola zuada, onde seja fácil passar…
Eu fico impressionado, pq eu faço inglês no Cultura Inglesa, que é caro pra caramba, em uma turma onde todo mundo já tem ao
menos 20 anos, e quando o professor fala que vai passar lição pra casa, a galera reclama. Como pode? Tá pagando caro! O intuito
é aprender inglês, afinal, diploma de inglês não vale nada, e o pessoal reclama. Isso é Brasil! Eu não sei se em outros paises isso
é igual, é diferente, não me interessa…

Que fique bem claro que a culpa é do CAPITALISMO, e não do futebol!

"

[quote=foxpv][quote]
O problema é do Capitalismo… que paga milhões a burros que sabem correr e colocar uma bola atraz de um retangulo de ferro e pagam um misero salario para que os instruidos tentem ensinar gente que quer ganhar como os burros que citei a serem alguém.
[/quote]

Que fique bem claro que a culpa é do CAPITALISMO, e não do futebol![/quote]

Futebol é só um exemplo… mas eu refiro a forma do capitalismo fazer isso… é o filmes, moda, novelas, futebol, propaganda… Tudo feito para nos tornar mais consumistas para que alguns que ficam em uma casa bem grande com uma tigela gigante virada pra baixo outra pra cima ganhem mais dinheiro sem se preocupar se percebemos ou não. Por que já sabem a resposta, e infelizmente é NÃO.

O ensino anda uma merda em qualquer lugar. E não é só na matemática.

[quote=maior_abandonado]mto pior, não é só ganancia, mesmo que o professor ganhe uns salarios melhores, boa parte dos professores (e medicos, e programadores inclusive e principalmente…dos alunos) querem mordomia… não querem trabalho, não querem estuda…

falta vontade de ensina e falta infelizmente ainda mais, ontade de aprender… ai não vai funciona mesmo…[/quote]

Fala sério. Todo mundo que busca seu devido valor é considerado preguiçoso, que quer mordomia, que quer moleza…

Não acho isso. Muito pelo contrário. Acho que a importância de um médico, de um professor é IMENSA, e o salário que ganham é muito pouco.

Programadores e Analistas podem até ganhar algum trocado, mas o stress e a pressão não valem tanto a pena.

Não sei como podem haver pessoas tão cegas a ponto de criticar alguém que luta pelo seu devido valor. Seria inveja? Conformismo?

[quote=lavh]Acho que vocês tão falando muito dos professores, e esquecendo dos alunos!

Eu estudei a minha vida toda em escola pública, e hoje faço mestrado na usp, e podem ter certeza, não sou
exceção, vários amigos meus tbm passaram a vida toda em escolas públicas, e tenho amigo que até no ITA
entrou, e foi sem cursinho!

O ponto é que os alunos não tem interesse! Essa menina do caixa, com certeza teve oportunidade de aprender isso
muitas vezes, não aprendeu pq não se esforçou quando tava na escola, como a maioria dos brasileiros, que depois
ficam reclamando que não arrumam emprego.

Da minha classe do ensino fundamental, dos 45 alunos que tinham, posso dizer que 40 não estavam nem ai pra nada,
e não se esforçavam nem um pouco pra aprender as coisas, alias, só ficava zuando e enchendo o saco. Agora eles
devem fazer parte desta estatística dos que não sabem fazer conta, não sabem ler, etc.

Dai eu pergunto…a culpa é dos professores? A culpa é da escola?

Com certeza o ensino público poderia ser muito melhor, mas ele não é 100% culpado! A única culpa que eu atribuo ao governo
é permitir que as pessoas passem de ano de qlq jeito! Isso é lamentável…mas é o que essas pessoas querem, só o diploma,
pra depois não saber dar o troco do caixa.[/quote]

Os alunos que não tem interesse normalmente são assim porque não houve alguém para lhes dar uma perspectiva de futuro, um sonho nas mãos. Acabam levando a vida em graus de ignorância anteriores ao despertar da curiosidade.

Alunos, desde o começo, precisam de um bom tutor. E para ser um bom tutor, precisa ter sido um aluno com perspectivas.

Percebe que o buraco é mais embaixo? Professores já foram alunos, e bons professores foram bons alunos porque tiveram…bons professores.

O que falta no mundo é amor pelo que faz, e não só isso, pessoas que amam o que faz e são multiplicadores de conhecimento.

T+

"

[quote=marcosalex]
Cara, tá cheio de profissionais sem ética no mercado. É muito fácil ver professor que não está nem aí se o aluno aprendeu, se vai conseguir arranjar lugar no mercado, o cara só quer o dinheiro dele.
Colocar a culpa só no salário não é desculpa. Se pagar bem garantisse alguma coisa, não teríamos tantos deputados, senadores e presidentes curruptos. Tem muito professor que se sente desvalorizado, é verdade. Mas tem muito professor que vale 20% do que ganha.[/quote]

Isso é verdade.

Mas também deve ser levado em consideração que o professor foi se tornando cada dia menos respeitado, e isso influencia muito na auto-estima e motivação do mesmo.

Hoje em dia, professores de instituições particulares são tratados como “funcionários dos alunos”, e isso é passado pelos pais em casa com o argumento “Ele é pago pra te ensinar! Ele tem obrigação DISSO e DAQUILO, e não tem direito disso e daquilo…”. Aí o aluno já chega em sala achando que manda no professor.

Já professores de instituições públicas, são tratados como lixo mesmo. Agora estão até apanhando de alunos. Trabalhar assim não motiva ninguém não é?

"

O Governo deveria se atentar para isso, começando com as gerações que estão entrando hoje na escola, aprender desde pequeno que professor é para ser respeitado.
Seria o correto, mas na prática se torna algo dificil.

A situacao do ensino no Brasil é no mínimo preocupante, professores mal preparados, baixos salários, nao há infra-estrutura adequada para proporcionar uma boa qualidade de ensino aos alunos. :wink:

Na escola os jovens e adolescentes deveriam ir para adquirirem conhecimentos, a educação deve vir de casa, mais hoje em dia ha muito pais que acham que a educação é obrigação dos professores.

E o pior além de achar que a educação é função dos professores, ainda reclamam quando o professor corrige o seu filho :!: :shock:

Apesar de acreditar em várias afirmações do tópico acho que tudo carece de algum dado mais técnico. A afirmação

sobre o baixo salário dos professores é um dos casos.
Já pra contabilizar a ganância humana… não é necessário qualquer fato que comprove.

A disponibilidade da grande mídia em produzir/transmitir conteúdo inútil tem algum grau de influência.
Mas a vontade da população em receber esse conteúdo inútil também…

Quando falam que o capitalismo é culpado estão certos se querem dizer que o acumulo de capital
e uma organização política voltada, cada vez mais, a essa perspectiva causa um desfavorecimento social, ou pelo

menos,
demonstra uma perspectiva onde a estrutura governamental passa a ter menos responsabilidade com o “social”.

A influência da economia é muito grande na educação. Basta lembrar que hoje o mais importante quando se sai do 2º

grau é passar no vestibular. E a faculdade é apenas um trampolim para o emprego.

A falta de vontade existe em alunos e professores, mas por outro lado, a educação básica poderia muito bem
eliminar essa letargia, pelo menos nos alunos.

Eu tive vários professores que passavam vergona na sala de aula por não saber o mínimo necessário!
Existe gente que quer ter emprego e não trabalho! Eu conheço pessoas assim.
Conheço gente que compra trabalho de faculdade.
Conheço gente que vende.

E acrescento mais: A educação de hoje não tem vinculo com nossa realidade (Leia Paulo Freire).

E, infelizmente, tudo isso causa problemas que podem custar milhares de vezes R$ 0,50, inclusive a própria dignidade humana.

[quote=juliobrrj][quote=marcosalex]
Cara, tá cheio de profissionais sem ética no mercado. É muito fácil ver professor que não está nem aí se o aluno aprendeu, se vai conseguir arranjar lugar no mercado, o cara só quer o dinheiro dele.
Colocar a culpa só no salário não é desculpa. Se pagar bem garantisse alguma coisa, não teríamos tantos deputados, senadores e presidentes curruptos. Tem muito professor que se sente desvalorizado, é verdade. Mas tem muito professor que vale 20% do que ganha.[/quote]

Isso é verdade.

Mas também deve ser levado em consideração que o professor foi se tornando cada dia menos respeitado, e isso influencia muito na auto-estima e motivação do mesmo.

Hoje em dia, professores de instituições particulares são tratados como “funcionários dos alunos”, e isso é passado pelos pais em casa com o argumento “Ele é pago pra te ensinar! Ele tem obrigação DISSO e DAQUILO, e não tem direito disso e daquilo…”. Aí o aluno já chega em sala achando que manda no professor.

Já professores de instituições públicas, são tratados como lixo mesmo. Agora estão até apanhando de alunos. Trabalhar assim não motiva ninguém não é?[/quote]

Muito bem colocado. Acho essa a principal razão do ensino estar uma merda. Eu perdi um professor doutorado na alemanha, prq ele não passou ninguém que não sabia, no final do semestre. Os alunos fizeram um abaixo assinado para tirar ele da universidade.

Com esse tipo de atitude, o ensino vai perdendo a força realmente.