Relato de uma Professora de Matemática

Recebi este email e achei muito interessante. Gostaria de dividir com vocês.

Nice.
Muito bem bolado isso. Inclusive, passou no Jornal Hoje de ontem, se não me engano, uma entrevista das pessoas que vendem monografia. Palhaçada isso. E isso acontece com qualquer profissão: médico, engenheiro, gari, balconista, bancário, gerente, etecetra.

Não sabia que eu tinha estudado matemática em 1950.

Gostei! Bem bolado!

Só a última questão é meio forçado!

Bem bolado :!:
Infelizmente o problema não é só da matemática, hoje no Brasil encontram muitos analfabetos funcionais, que terminam o ensino fundamental apenas sabendo escrever o nome.

Trocando um pouco o assunto do tópico, qual será que é o verdadeiro problema da educação no nosso país :?:

[quote=joede.fadel]Bem bolado :!:
Infelizmente o problema não é só da matemática, hoje no Brasil encontram muitos analfabetos funcionais, que terminam o ensino fundamental apenas sabendo escrever o nome.

Trocando um pouco o assunto do tópico, qual será que é o verdadeiro problema da educação no nosso país :?: [/quote]

Falta de investimento nos professores, ou seja, salário. O resto é consequencia.

Bacana…rsrsrsr

R: É o de sempre, dinheiro! Não me refiro a falta e sim a ganancia.

flws

[quote=aleck][quote=joede.fadel]Bem bolado :!:

Trocando um pouco o assunto do tópico, qual será que é o verdadeiro problema da educação no nosso país :?: [/quote]

Falta de investimento nos professores, ou seja, salário. O resto é consequencia.

[/quote]

eu acho que o salário dos professores realmente é um fator importante, mais na minha opnião a falta de escolas e faculdades públicas no país ainda é um fator lamentável. Hj temos alguns programas que ajudam os mais pobres (como o Pro Uni), mais isso não é o suficiente para graduar nem 1/5 das classes mais pobres.

mto pior, não é só ganancia, mesmo que o professor ganhe uns salarios melhores, boa parte dos professores (e medicos, e programadores inclusive e principalmente…dos alunos) querem mordomia… não querem trabalho, não querem estuda…

falta vontade de ensina e falta infelizmente ainda mais, ontade de aprender… ai não vai funciona mesmo…

[quote=Felipe Kan]Gostei! Bem bolado!

Só a última questão é meio forçado![/quote]

Pelo nível de algumas pessoas que conheço (e que mal conseguem ler três palavras seguidas) acho que a última questão acaba sendo um pouco difícil para elas. :frowning:

Depois dessa notícia em que professores de São Paulo tiram zero mas podem lecionar, não duvido de nada.
Infelizmente, nosso país está cada vez pior com seu sistema de educação. E não é só em algumas regiões, como alguns diziam antigamente, é em todo lugar.

O problema é do Capitalismo… que paga milhões a burros que sabem correr e colocar uma bola atraz de um retangulo de ferro e pagam um misero salario para que os instruidos tentem ensinar gente que quer ganhar como os burros que citei a serem alguém.

Acho que vocês tão falando muito dos professores, e esquecendo dos alunos!

Eu estudei a minha vida toda em escola pública, e hoje faço mestrado na usp, e podem ter certeza, não sou
exceção, vários amigos meus tbm passaram a vida toda em escolas públicas, e tenho amigo que até no ITA
entrou, e foi sem cursinho!

O ponto é que os alunos não tem interesse! Essa menina do caixa, com certeza teve oportunidade de aprender isso
muitas vezes, não aprendeu pq não se esforçou quando tava na escola, como a maioria dos brasileiros, que depois
ficam reclamando que não arrumam emprego.

Da minha classe do ensino fundamental, dos 45 alunos que tinham, posso dizer que 40 não estavam nem ai pra nada,
e não se esforçavam nem um pouco pra aprender as coisas, alias, só ficava zuando e enchendo o saco. Agora eles
devem fazer parte desta estatística dos que não sabem fazer conta, não sabem ler, etc.

Dai eu pergunto…a culpa é dos professores? A culpa é da escola?

Com certeza o ensino público poderia ser muito melhor, mas ele não é 100% culpado! A única culpa que eu atribuo ao governo
é permitir que as pessoas passem de ano de qlq jeito! Isso é lamentável…mas é o que essas pessoas querem, só o diploma,
pra depois não saber dar o troco do caixa.

Escolas particulares também não escapam disso, minha cunhada é professora de uma escola particular bem conceituada em Porto Alegre e ela me disse que as orientações são para não reprovar alunos senão os pais retiram da escola. Aí fica fácil! E os próprios alunos já devem saber disso também.
E se acontece em uma escola, acontece em outras também.

[quote=lavh]Acho que vocês tão falando muito dos professores, e esquecendo dos alunos!

Eu estudei a minha vida toda em escola pública, e hoje faço mestrado na usp, e podem ter certeza, não sou
exceção, vários amigos meus tbm passaram a vida toda em escolas públicas, e tenho amigo que até no ITA
entrou, e foi sem cursinho!

O ponto é que os alunos não tem interesse! Essa menina do caixa, com certeza teve oportunidade de aprender isso
muitas vezes, não aprendeu pq não se esforçou quando tava na escola, como a maioria dos brasileiros, que depois
ficam reclamando que não arrumam emprego.

Da minha classe do ensino fundamental, dos 45 alunos que tinham, posso dizer que 40 não estavam nem ai pra nada,
e não se esforçavam nem um pouco pra aprender as coisas, alias, só ficava zuando e enchendo o saco. Agora eles
devem fazer parte desta estatística dos que não sabem fazer conta, não sabem ler, etc.

Dai eu pergunto…a culpa é dos professores? A culpa é da escola?

Com certeza o ensino público poderia ser muito melhor, mas ele não é 100% culpado! A única culpa que eu atribuo ao governo
é permitir que as pessoas passem de ano de qlq jeito! Isso é lamentável…mas é o que essas pessoas querem, só o diploma,
pra depois não saber dar o troco do caixa.[/quote]

Concordo. Boa parte das pessoas sequer abriram um livro e leram até o fim na vida inteira. Lembro de uma vez, na segunda série do segundo grau, um amigo me falou que tinha, pela primeira vez, lido um livro até o fim. :-o

A escola faz bastante diferença. Minha irmã que hoje estuda numa escola bem conceituada (na oitava série ainda) vê coisas que quando eu tava na oitava série nem sonhava em ver. Coisa simples como potenciação e radiciação, mas que quando eu aprendi era simplesmente ridículo (professores nem seguiam a ementa, pulavam os capítulos complicados dos livros, etc.). Por sorte no segundo grau eu vi isso, pra pelo menos acordar e ver que o ensino não era só aquilo. Aliás, quando eu fiz a oitava série (nem faz taaaaaaaanto tempo assim… :P) foi o “ano da água”. Os professores resolveram fazer uma tal campanha pela preservação de rios, pelo não desperdício da água e coisas assim. Tudo bem, mas os caras esqueceram que o conteúdo normal deveria ser lecionado também. Em Ciências, por exemplo, acho que eu só fiz campanha sobre a água… huahua. Falta de despreparo total dos professores e da coordenação do colégio.

Outro problema é que tem gente que acha que investir em educação é construir colégio ou entupir os mesmos de computadores. Já visitei algumas escolas onde a suposta inclusão digital era ficar no orkut durante a aula. O problema é muito grande, não basta só aumentar salário e construir prédios.

Falou.

Conheço um professor UNIVERSITARIO que leu (algumas partes) um livro basico de Java 2 semana antes de ministrar a aula desta matéria.

Fiz a seguinte pergunta: Como vc vai dar aula de uma máteria que fala de uma coisa que você não domina?

R: Não quero transfarmar ninguem em programador, o negócio é bola pra frente.

P.S Descobri isto porque ele veio tirar algumas dúvidas, vcs não tem noção do nível das perguntas. Na minha opinião para quem se propõe a lecionar em uma universidade tem que fazer perguntas melhores que a maioria dos alunos.

:shock:

Mas a inclusão digital é isso mesmo…MSN e Orkut… :?

Mas voltando ao assunto do tópico, parece que o governo faz de propósito isso, deixar o povo burro…o que um povo sem conhecimento e inteligencia poderia fazer com os cabeças do governo…? nada…

[quote=erickles]Mas a inclusão digital é isso mesmo…MSN e Orkut… :?

Mas voltando ao assunto do tópico, parece que o governo faz de propósito isso, deixar o povo burro…o que um povo sem conhecimento e inteligencia poderia fazer com os cabeças do governo…? nada…
[/quote]
é bastante “teoria da conspiração” mas… é minha opnião tambem.

Acho que gorverno ta pouco se importando pras escola (na maioria dos casos), desde que eles fiquem quetos lá no seu canto sem fazer greve ta bom.

Na verdade toda essa calamidade no ensino publico é proposital.
Os políticos não querem que a população tenha um nível de conhecimento para poder questionar suas ações, como é que uma pessoa que mal sabe ler e escrever pode questionar as ações dos políticos, opinar sobre politica financeira, saber se a bolsa miséria é realmente uma medida para diminuir a miséria no pais ou é mais uma enrolação. Para eles quanto pior melhor. Se vocês pegarem a estatísticas de avaliação da escolas a grande maioria não chega nem a 3 pontos (uma escala que vai até 10) e ainda teem a coragem de falar que a educação esta melhorando porque este índice teve uma variação para cima de 0,2% em comparação com 2008 e colocam uma meta que só será alcançada em 2030 !!!
Se este país fosse sério muitos dos escândalos que vemos no congresso, teriam como conseqüência a paralisação do pais e o povo na rua exigindo seriedade destes políticos.
Hoje em dia dizem que países como o Brasil, Argentina, China, etc. são países em desenvolvimento, hoje é este o nome que dão a este sonho, quando eu era criança falava-se que o Brasil era o país do futuro, na época eu era uma criança, pois bem o futuro chegou ja estou chegando na casa dos 40, deram ou outro nome a promessa de crescimento do pais, mais tudo continua na mesma, mais que não estuda história nunca vai saber disso.

[quote=fantomas]Conheço um professor UNIVERSITARIO que leu (algumas partes) um livro basico de Java 2 semana antes de ministrar a aula desta matéria.

Fiz a seguinte pergunta: Como vc vai dar aula de uma máteria que fala de uma coisa que você não domina?

R: Não quero transfarmar ninguem em programador, o negócio é bola pra frente.

P.S Descobri isto porque ele veio tirar algumas dúvidas, vcs não tem noção do nível das perguntas. Na minha opinião para quem se propõe a lecionar em uma universidade tem que fazer perguntas melhores que a maioria dos alunos.

:shock: [/quote]
Acho que esse cara deu aula pra mim…rs, lembro que quando estava no segundo ano da faculdade, eu tive aula de java com um professor que na sala até que enganava bem, mas quando a gente descia para o laboratório e ia compilar os exemplos que ele passava…simplesmente nem rodava e o pior de tudo é que eram códigos simples que demonstravam como funcionava a herança, polimorfismo,etc… e ele não conseguia achar o erro no código e botava a culpa no eclipse :? (Ele dizia que no BlueJ o código rodava mas a gente não podia usar o BlueJ porque o coordenador queria que a gente utilizasse o eclipse). Lembro que por bem, esse professor saiu depois de 6 meses e quando o novo professor chegou(que era bem melhor) tivemos que correr atrás do tempo perdido.