Relatórios do iReport não abrem no .JAR!

Boa tarde pessoal, sobre meu problema eu já procurei por todo o site mas ainda não consegui resolver, estou desenvolvendo um programa que fará o controle de alguns processos, que serão utilizados por uma mecânica.

Todo o programa funciona, menos uma parte.
Fiz um relatório de clientes, pelo iReport, quando eu executo-o no NetBeans 6.9, ele roda e funciona perfeitamente, porém quando eu construo o programa (gero o .JAR), ele não chama o relatório, eu clico no botão Gerar Relatório e não acontece nada.

Estou usando o seguinte para chamar o relatório:

try{ condesc.conecta(); JasperDesign design=JasperManager.loadXmlDesign("/home/bsimaq10/Alunos/Turma174/Cleber/Prova Cleber/BoxCentroAutomotivo/src/Rel/Rel_TotClientes.jrxml"); JasperReport jr = JasperManager.compileReport(design); HashMap parameters=new HashMap(); JasperPrint impressao = JasperManager.fillReport(jr, parameters, condesc.con); JasperViewer jrviewer = new JasperViewer(impressao, false); jrviewer.show(); } catch(Exception e){ e.printStackTrace(); }

Repito, no netbeans não gera nenhum erro, e funciona corretamente… Porém quando crio o .JAR não acontece nada, já tentei de tudo, até mesmo simplificar o caminho, deixando somente: Rel/Rel_TotClientes.jrxml…

Acho que só deve estar faltando alguma coisa ou então eu estou fazendo algo errado, preciso entregar hoje a noite mas não consigo arrumar esta parte.

Desde já agradeço.

Para obter algum recurso de dentro de um .jar, vc precisa usar o método getResource ou o método getResourceAsStream da classe Class.
Já falei sobre isso hoje aqui no GUJ: http://www.guj.com.br/posts/preList/223678/1145259.java#1145259

[]´s

o problema está aqui

JasperDesign design=JasperManager.loadXmlDesign("/home/bsimaq10/Alunos/Turma174/Cleber/Prova Cleber/BoxCentroAutomotivo/src/Rel/Rel_TotClientes.jrxml"); 

Você tem que definir o endereço dentro do jar e não o caminho completo dentro da sua máquina… na verdade o jasper não está achando o arquivo jrxml para abrir o relatório

Também já tentei dessa forma leopoldof, eu coloquei:

1. JasperDesign design=JasperManager.loadXmlDesign("Rel/Rel_TotClientes.jrxml"); 

no NetBeans funciona, porém quando gero o .JAR ele não abre…

--------------//--------------

David, como eu uso o método getResource ou o método getResourceAsStream da classe Class? Poderia me dar uma força?
Obrigado :slight_smile:

Alguém ajuda? :frowning: