Repositorio de Codigo no GUJ

Complementando, é uma maneira até de incentivo a auto-estima do desenvolvedor, saber que está colaborando de forma integra e justa com seus colegas e amigos.

Bem colocado CV

[quote=“cv”]Ta, mas ja vamos deixar bem clara uma coisa: nao eh um repositorio de codigo pra ficar copiando-e-colando. Alias, quem copia e cola codigo devia ser levado prum canto e espancado/pisoteado/surrado ateh aprender que “reuso de codigo” nao eh “copiar e colar”.

Precisamos deixar um disclaimer desse tipo em fontes garrafais. Ou colocar isso no license agreement do codigo…[/quote]

hhmm… pq?? se alguem postar um codigo legal para resolver uma determinada situacao, pq impedir ele de usar ? soa meio estranho “o codigo eh este, mas se vc quiser, use apenas a ideia”…

Ou eu entendi errado?

Rafael

Ué? A idéia, ao meu ver, é poder pegar o componente para usá-lo em um qualquer tipo de aplicação.

a Idéia é exatamente essa --> Um banco de dados de componentes.

os responsaveis pela publicação dos códigos tem que ser rigidos o suficiente para o repositorio ter um padrão legal.

Declaração de Variaveis, Instancias, Objetos, seguir uma padronização, PADRÃO Sun…

e todos tem que colaborar, pra não dar trabalho pros responsaveis, apenas enviar codigos sem bug´s, e dentro d um padrão.

ok ? :lol:

P.S. se o componente for muito bem escrito, e for apenas setar os parametros,e recuperar resultados, muito melhor pra todo mundo. esse não é futuro ?Componentização ?

Eu nao gosto mto da ideia de ter um repositorio de componentes, no sentido “mini-bibliotecas”… cria dependencias demais no seu sistema, e atualizar a versao de todaos os componentes pode nao ser tao facil, a menos que a gente monte um projeto guj-utils, que aih sim seque um ciclo de releases mais digesto.

Explicando melhor o que eu quis dizer no meu outro post, entao, eh que eu tava pensando em um repositorio de snippets, algo similar a http://javaalmanac.com …mas eu gostei da ideia do guj-utils… tem sempre aquele monte de utilitario que a gente acaba desenvolvendo e que eh “brasileiro” demais pra publicar em algum projeto opensource mais generico. Que vcs acham? :smiley:

Acho que um repositório de código é mais interessante.
Um kra por exemplo que não consegue fazer uma conexão com o banco, entra lá e pega um código que faz uma conexão, dá uma olhada no fonte e compara com o que ele tava fazendo. Sem contar coisas como validação de CPF, CNPJ. Repositório de componentes tem aos montes por ai. Seria uma forma de ajudar quem tá começando a ver onde está o erro, ou até mesmo relembrar uma coisa que faz tempo que vc não faz.

Imanginei algo como apenas trechos de métodos que executem tarefas específicas.

falow galera, um abraço… :wink:

Acho que seria bem legal a idéia de algo como o javaalmanac… já tinha dito isso alguns posts acima. Mas se bem que um pacote de utilizades pra desenvolvedores java brasileiros seria muito interessante. Eu já pensei muito nisso e seria algo que eu colaboraria.

Gustavo Guilherme BacK

Bem observado - a tendencia eh quando a coisa crescer virar uma bagunca. Organizacao e um bom sistema de buscas eh importante.

Sabe - pra evitar ter 15 exemplos de como fazer uma conexao JDBC. Alias, poderia ser uma especie de Wiki/Forum, onde os participantes pudessem melhorar os exemplos. Ao inves de 15 exemplos diferentes mas iguais em conteudo (“diferentes mas iguais” eh boa), haveria apenas um… e decente (tomara :D).

Mas isso ja seria quase como um Forum… hmm… sera que uma nova “sala” no forum atual ja nao resolveria? Algo como “exemplos prontos de codigos”?

Uma base de componentes (no sentido estrito) seria legal, mas isso seria algo diferente (um simples exemplo de conexao JDBC nao eh um componente nem de longe :D).

Marcio Kuchma

O problema de uma base de componentes seria que um monte de “carinha” ia entrar no fórum só pra pegar o fonte e anexar nos projetos da faculdade. Sabe aquele cara… “Preciso dessa nota, mas não to afim de fazer uma linha de código”…

Gustavo Guilherme BacK

[quote=“back”]O problema de uma base de componentes seria que um monte de “carinha” ia entrar no fórum só pra pegar o fonte e anexar nos projetos da faculdade. Sabe aquele cara… “Preciso dessa nota, mas não to afim de fazer uma linha de código”…
Gustavo Guilherme BacK[/quote]

Sei lá, back, na minha opnião quanto mais kras assim melhor, afinal o mercado de trabalho tá foda… :lol:

Um abraço… :wink:

[quote=“black_fire”]

Sei lá, back, na minha opnião quanto mais kras assim melhor, afinal o mercado de trabalho tá foda… :lol: [/quote]

Pensando assim… Vamo implementar logo isso!!! :twisted:

Gustavo Guilherme BacK

qual o problema de carinha vir no GUJ, pegar ser “farelo” de codigo, ganhar seu “farelo” de nota ?

continua sendo bom pra todos… se o cara vai ser um bom progrmador não sei… se ele vai um dia ganhar bem não sei… mais pelo menos sua mãe vai ficar feliz…hehe

abraço

[quote=“leandronardo”]qual o problema de carinha vir no GUJ, pegar ser “farelo” de codigo, ganhar seu “farelo” de nota ?

continua sendo bom pra todos… se o cara vai ser um bom progrmador não sei… se ele vai um dia ganhar bem não sei… mais pelo menos sua mãe vai ficar feliz…hehe

abraço[/quote]

Maioria desses casos são resolvidos colocando uma nota de autoria no começo ou final de cada fonte, nada de copyrights, maioria do pessoal copy&paste vai simplesmente mandar imprimir esse negocio e pronto.

Agora imagine a cara do professor quando receber o trabalho do aluno:

/**
* Exemplo escrito por Rodrigo Kumpera, kumpera <at> ...
* Arquivo parte integrante do projeto guj retalhos (retalhos.guj.com.br)
*/
public class HelloWorld {
   public static void main(String[] args) {
      System.out.println("Hello World");
   }
}

[quote=“louds”][code]
/**

  • Exemplo escrito por Rodrigo Kumpera, kumpera …
  • Arquivo parte integrante do projeto guj retalhos (retalhos.guj.com.br)
    */
    [/code][/quote]

Melhor que a cara do professor eh o nome do suposto projeto. :smiley:

Marcio Kuchma