Requisitos para começar a estudar JAVA

Olá galera, estou começando na área de TI agora estou cursando Administração com Enfase em Gestão de TI.

Sei que para qualquer profissional de TI JAVA é primordial, então gostaria de saber os conhecimentos que preciso ter para estudar JAVA.

Vou fazer este curso de JAVA na SISNEMA http://sisnema.com.br/cursos/IdG00080.htm e vi que o requisito é ter conhecimento em Lógica de programação então irei fazer os dois o de lógica de programação e o JAVA em WEB.

Mas gostaria de ir estudando através das apostilas indicadas aqui no fórum antes de fazer o curso, mas antes de começar as apostilas de JAVA mesmo o que preciso saber? Pois tenho apenas alguns cursos básicos de informática, como web designer e hardware e redes.

Desde já muito obrigado.

É interessante já ter feito algoritmos. No mais, só precisa de uma boa dose de determinação, e de um bom material de apoio (como o Use a Cabeça Java! ou, se vc nunca nem chegou perto de um programa na vida, do Java Como Programar do Deitel).

Po cara valeu mesmo era bem isso que eu precisava, esse livro do Deitel como programar.

Valeu mesmo

Além da Série “Use a Cabeça” da Kathy Sierra e dos livros do Deitel “Java como Programar”, você pode encontrar inúmeras apostilas sobre lógica de programação e algoritmos no apostilando (http://www.apostilando.com/pagina.php?cod=1). Apesar de você obviamente aprender lógica de programação enquanto estiver aprendendo Java, estudar a lógica em si, crua, te deixa mais treinado e com o raciocínio mais “acostumado” para programar, diminuindo a sua probabilidade de errar enquanto estiver desenvolvendo.

Te aconselho a estudar algoritmos e lógica primeiro e só depois partir para o Java. Boa sorte nesta nova empreitada.

Dica: Passe numa livraria e compare dos dois livros. O Deitel tem um ritmo muuuito lento.
Conheço pessoas que são fãs de carteirinha dele, outras já não gostam dele.

O livro da Kathy, o Use a Cabeça, é mais cheio de figuras, piadas e tem um texto bem solto.
É um estilo completamente diferente. Como são livros caros, não compre no escuro.

Tire um dia, vá até lá, leia um capítulo de cada e só então escolha.

Bom dia a todos sou noovo aqui no forum tbm e gostaria de ouvir opinioes de 3ºs.

estou iniciando no mundo da programação ja li varias apostilas caelum etc tenho o livro do deitel qual li tbm
tenho uma boa logica e conceitos de orientação a objetos.
atualmente curso tecnico em informatica pela etec SP com enfase em programação e faço um curso de java J2SE e JEE , jsp hibernate etc
minha duvida é a seguinte consegui bolsa integral no prouni para curso superior porem em administração algo que nao involve nada de programação
gostaria de saber como funciona o mercado para quem tem um bom conhecimento tecnico porem formação em outra area distinta …aaa
penso em após concluir este curso tecnico fazer tbm informatica p internet para me especializar mais na area tecnica …e tirar uma certificação
gostaria de saber se tem muito preconceito pelas empresas ou se realmente vc é pago pelo que vc tem a oferecer… so puderem postar experiencias de amigos
ou conhecidos ou proprias mesmo seria de agrado obrigado :stuck_out_tongue:

há outros livros da série Use a Cabeça! que parecem ser muito interessantes:

http://www.guj.com.br/posts/reply/0/233178.java

- Use a cabeça! Programação
Usa Python para ensinar os conceitos básico;

- Use a Cabeça! Desenvolvimento de Software;

- Use a Cabeça! Análise e Projeto Orientado a Objetos.
Esse eu tenho. Ensina algums princípios da programação orientada a objetos, como: Programamar para Interfaces e os pricípios SOLID.

Muito obrigado por estes conselhos pessoal.
me ajudaram bastante mesmo

Talesd,

Também estou fazendo esse curso da Sisnema em Java que começou dia 14/03, só que no período diurno. O que você achou do curso?

Bom eu indico as apostilas livres da caelum www.caelum.com.br, e cair dentro do forum, tentar desenvolver o maximo aplicações, comer javamagazine.

Talesd é bom segui a metodologia de um livro p ajudar a manter o foco e direcionar os estudos. O livros do Deitel são beem vagarosos mas explicam mesmo e se vc resolver os cerca de 30 exercicios de cada capitulos…pode dizer que vc sabe Java! Outro caminho são as video aulas se vc pesquisar encontra muitas para iniciantes. Só que tem que ser safo porque normalmente vc deve criar sua própria metodologia para tirar o maior proveito delas.