Alguém saberia resolver algum desses dois exercícios? Estou quebrando a cabeça p/ fazer.
Faça um programa em java que recebe uma lista de valores relativos aos preços de uma loja e ordene esses valores em ordem decrescente. Ao final, imprima a lista como foi recebida e depois imprima a lista ordenada.
Faça um programa em java que recebe uma lista com os nomes de alunos e permita que seja realizada uma pesquisa aos nomes dos alunos que estão na lista. Caso o aluno não esteja na lista imprima a mensagem ?aluno não encontrado?. Ao final, imprima a lista com os nomes dos alunos.
Seria demais você postar o que você já fez, para ver se você está ou não no caminho certo?
Pode ser que você esteja quase “nos finalmentes” e falte só um empurrãozinho.
Tentei várias vezes… Só o que acontece… o código já estava tão bagunçado e deletei. Pq pelo o que parece o negocio é simples só que eu devo estar complicando. É assim mesmo? Programar dá tanta dor de cabeça?
a) É a segunda profissão mais estressante (a primeira é a área médica).
b) Caso dê problemas com seu sistema, você não pode alegar que “Deus é que quis assim, e não pôde salvar seu paciente”. Você tem de fazer funcionar de qualquer jeito
Podes crer.
Pior que tenho que entregar esses dois exercícios as 7hs na faculdade se não estou frito. Comecei a mexer com PHP em casa e estou indo bem. Estou aprendendo java na faculdade e está complicando minha cabeça.
Cara, só uma dica: para ordenar a lista que o seu método recebe use java.util.Collections.sort(List list). Só tome cuidado porque ele vai alterar a sua lista original se você passá-la como parâmetro…
Mais que isso a gente vai fazer o exercício pra você… tenta aí e qualquer dúvida poste o código.
Só vou dar uma resposta, e provavelmente seu professor não vai aceitar porque uso coisas que estão prontas no Java. É como eu faria em um programa de verdade (só a parte de ordenação em ordem decrescente):
import java.util.*;
class Produto {
double valor;
String descricao;
public Produto (String pDescricao, double pValor) {
valor = pValor; descricao = pDescricao;
}
public String toString() {
return String.format ("[descricao=%s, valor=%.2f]", descricao, valor);
}
}
class ComparatorProduto implements Comparator<Produto> {
// Atenção - esta função tem um bug: dois produtos com o mesmo
// preço são iguais para esta função. Como corrigir isto?
public int compare (Produto p1, Produto p2) {
// Note o sinal de menos aqui
return - Double.valueOf(p1.valor).compareTo (Double.valueOf (p2.valor));
}
}
class PrecosLoja {
public static void main(String[] args) {
List<Produto> listaProdutos = new ArrayList<Produto>();
// Produtos lidos de algum lugar - não estou pondo a leitura aqui, isso
// eu deixo para você fazer no ônibus
listaProdutos.add (new Produto ("abacaxi", 20.00));
listaProdutos.add (new Produto ("banana", 12.50));
listaProdutos.add (new Produto ("caqui", 12.45));
listaProdutos.add (new Produto ("damasco", 54.45));
listaProdutos.add (new Produto ("figo", 23.45));
// Listando os produtos como foram lidos
System.out.println ("-- Listagem dos produtos --");
System.out.println (listaProdutos);
// Agora vamos ordenar os produtos em ordem decrescente de preço,
// como foi solicitado.
SortedSet<Produto> precoProdutos = new TreeSet<Produto>(new ComparatorProduto());
precoProdutos.addAll (listaProdutos);
// Listando os produtos em ordem decrescente de preço
System.out.println ("Listagem dos produtos em ordem decrescente de preço");
System.out.println (precoProdutos);
}
}