[RESOLVIDO] Acessar valor de atributo gerado em instancia de outra classe

Tenho uma classe “BlablablaLoader” que é executada no inicio da aplicação (desktop) e que define certas configurações. Uma das configuração é a definição de quais classes serão utilizadas em transações com o banco de dados. O processamento dessa configuração específica resulta em uma lista de mapeamentos Classe-Tabela que são armazenados em uma lista.

Eu possuo uma classe “Main” que instancia e executa o método inicializador da classe “BlablablaLoader”, gerando assim a lista de mapeamenos citada anteriormente.

A minha pergunta é: Como eu faria para disponibilizar, da maneira mais correta possível, esta lista de forma que a mesma fosse acessível por uma classe X qualquer dentro da aplicação?

Realmente estou com alguma trava na cabeça e não consigo pensar em algo decente… não quero usar static.

Bom, esperto ter sido claro. Se não fui, dê um grito ai. Obrigado.

Esse é o caso de uso clássico de “dependency injection”. Você pode criar uma classe Configuracao e injetar uma instância dessa classe nos objetos que devam usar essa configuração.
Se você precisar testar as outras classes com outras configuraçóes, basta criar uma outra instância e injetá-la.

O Spring Framework (ou outros frameworks de injeção de dependências) não é só para aplicações Web.

Você pode usar um registro de serviços, estilo OSGi. Esse registro nada mais é que um mapa global que associa chaves a objetos (estes serão os “serviços”). No fim das contas, você ainda usaria [static] - a lista de mapeamentos não seria estática, mas o mapa global seria. Pelo menos o mapa global é mais genérico e reutilizável que a lista de mapeamentos.

Outra alternativa é usar injeção de dependências. Algumas opções são o Pico Container, Google Guice e Spring.

Conhece o padrão de Projetos “Singleton” acho que seria bem útil para você neste caso,

Ele garante que haverá apenas uma instância de uma classe na aplicação

Escrevi um post no meu blogo sobre ele:
http://www.paulocollares.com.br/exemplo-do-padrao-de-projeto-singleton-o-forever-alone-do-desing-patterns/

Já tinha implementado como Singleton, porém como o “framework” que estou desenvolvendo é apenas uma base para estudo e aperfeiçoamento pessoal de conhecimento de diversos padrões e técnicas no Java, vou optar por implementar injeção de dependencias sem usar nenhum framework…

Agradeço à quem ajudou. Obrigado!