Primeiramente quero deixa claro que não sei nenhuma linguagem de programação e que não sou da área da informática. Recentemente (± 8 meses atrás) instalei no meu pc o ubuntu, comecei a estudar sobre softwares, linux, e coisas relacionadas. Aí pensei: “EU CONSIGO APRENDER UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO COMO AUTODIDATA”. É isto que estou tentando fazer, estava para escolher o python, porém me falaram que o java “pega” em qualquer computador e isto me chamou a atenção.
Eu preciso saber o Be-A-Bá do JAVA, pois, como disse antes não conheço nada sobre linguagens de programação, mas, tenho vontade de aprender. Se puderem me ajudar a aprender, como começar a aprender do zero me digam. Agradeço a colaboração. Caso vocês acharem que não existe possibilidade de eu aprender falem também.
O primeiro programa que quero fazer é simples:
aparece uma janelinha simples quando o programa é invocado
2)ele pede para digitar o seu peso
3)logo após ele pede para digitar a altura
4)o programa multiplica a altura vezes a altura , depois pega o peso e divide pelo resultado
o programa exibe uma mensagem do tipo "seu imc é X (o número resultante)
6)o prorama pede se queremos fazer outro cálculo ou queremos sair dele
foi a idéia de algoritimo simples que quero desenvolver. Eu tenho a idéia, mas, não sei implementá-la.
Eu digo que para aprender a programar, o Java não é o mais indicado para autodidatas, já que tem muita “burocracia”.
O mesmo programa Python:
print "Hello, World!"
é em Java,
public class Hello {
public static void main(String[] args) {
System.out.println ("Hello, world!");
}
}
No seu caso em particular, eu aconselharia o próprio Python, para você aprender a parte lógica, e depois partir para o Java. Fique o tempo suficiente com o Python até achar que aprendeu lógica de programação e que não se incomoda com burocracias.
(Eu aprendi com uma calculadora programável TI-59, que não tinha absolutamente nenhuma burocracia.)
Ah sinceramente, acho bem legal aprender a programar em Java pq já pegaria a fundo o conceito OO, pois sair de uma linguagem estruturada para ir em uma linguagem OO nem sempre é um processo indolor.
Na minha opinião é válido aprender uma lingüagem estruturada pois aprimora bastante a lógica de programação. Pode ser utilizado, a princípio, a linguagem Pascal. E aí, após algum tempo de prática, é possível mergulhar na orientação a objetos.
Fiz um programa simples, fiz uma parecido uma vez para a faculdade, só que com laços de controle que davam o resultado se a pessoa estava acima do peso ou não. Só que não achei.
Detalhe não terminei a faculdade ainda.rsrs
Espero que o programa seja útil.
[code]package imc;
/**
*
Wesley Martins
*/
//import da classe JOption para as caixas do programa
import javax.swing.JOptionPane;
public class Main {
public static void main(String[] args) {
//Solicita a entrada do peso
String peso =JOptionPane.showInputDialog("Digite o seu peso -KG : (Ex:55.5) ");
//Solicita a entrada da altura
String altura = JOptionPane.showInputDialog("Digite a sua altura: (Ex:1.78) “);
//Convertendo os dados que entram em string valores reais
float Peso = Float.parseFloat(peso);
float Altura = Float.parseFloat(altura);
//Criando a varial que vai receber a multiplicação
float ResultadoAltura;
//Altura * Altura
ResultadoAltura = (Altura * Altura);
//Criando a varial que vai ser a IMC
float imc;
//Multiplicando o resultado da altura * o peso
imc = ResultadoAltura / Peso;
//mostrando o imc
JOptionPane.showMessageDialog(null,” Seu imc é " + imc);
}
}[/code]
Amigo, java é uma linguagem complexa para iniciantes… mas nada impede que vc aprenda se esforçando muito.
Existem livros muito bons que ajudam a entender os conceitos de Orientação a Objetos que é fundamental e ensinam a parte técnica.
Tente aprender desde o começo, não saia querendo fazer um programa direto, aprenda a parte teórica tb.
Existe um livro chamado use a cabeça Java. Esse livro pode ajudar vc, bem como a apostila de java do site www.caelum.com.br
Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou a disposição.
[]s
Caras, são estes momentos que me fazem sentir saudades da época em que o cabra tinha que estudar bastante antes de por as garras em um teclado. Enquanto não fizesse vários algoritimos, vários fluxogramas (crédo); computador nem pensar.
Minha indicação para auto-didatas (por favor leia o conteúdo deste link http://pt.wikipedia.org/wiki/Autodidata) é comprar livros sobre o assunto, principalmente aqueles sobre os fundamentos e mantenha contato com quem já tem experiencia sobre o assunto; este forum já é um bom lugar para isto.
Tenha dó… você perde mais tempo em C lutando contra erros incompreensíveis de execução* que realmente aprendendo alguma coisa.
Para aprender a programar, é melhor usar uma linguagem interpretada, como o Basic ou o Python. Depois você aprende as partes burocráticas.
O C++ agravou a situação porque ele tem ainda mais erros incompreensíveis de execução. Eu que o diga.
Minha sugestão é a seguinte, estude lógica para programação. Você compreendendo isso, você vai longe.
Por exemplo, meu colega estava precisando de uma ajuda em C++ eu confesso que nunca tinha visto, falei pra ele, mas fui lá ajuda-lo.
Consegui terminar o programa que ele estava fazendo, eu não sabia o nome dos comandos em C++, mas entendia a lógica e ele gostou muito da minha ajuda, até brincou que eu era o analista e ele o programador.rsrs.
Então, estude lógica, e meu conselho para todos, eu pulei lógica e fui para o pascal direto, resultado, reprovei. Voltei, estude lógica e consigo fazer bastante coisa.
Agora estou estudando Java, na faculdade, e difícil?
Confesso que sim. Mas sem lógica não tem como.
Agora, procura um Pascal primeiro, ou C ou C++.
E depois vem para o Java.
Aconselho começar pelo “Use a Cabeça! Java”, é um livro muito didático, estude ele por um bom tempo.Outra dica, caso você se sinta perdido, é participar dos mini cursos da Globalcode.
Eu em particular gosto de cursos, meu instrutor da Globalcode (Ricardo Jun) ta sempre pronto pra tirar as dúvidas da turma,é só saber aproveitar.
Você estudando pelo livro e participando de algum minicurso/palestra de introdução facilita muito a aprendizagem, ai só depende do seu esforço.
para ser sincero o melhor para aprender desde o inicio é a logica de programaçao, e o vc deve aprender as tres linguagem, pascal, c++, e java.
aqui no link vc encontra mais de 300 videos aulas do prof neri.
vale apena assista e veja
se vc nao aprender aqui, entao desista…
otimo curso e gratis. valeu.
ha , depois de vc aprender as tres linguagem ai sim vc escolhe uma para se aprofundar mais, e aprender programaçao de verdade.
bons estudos…
meu email . alex_java@msn.com
Desculpe mas não é necessário…
lógica de programação com algoritmos ja resolve, nada de pascal e c++…
Java é suficiente…
aprenda conceitos de orientação a objetos depois de algoritmos…
ja basta
Na moral…essa thread tá parecendo um pedido de “ajuda” disfarçado para fazer trabalho de curso/faculdade.
De qualquer forma para aprender a programar já fazendo janelinha, validando entradas e etc, não acho interessante, vai fazer você focar em coisas não tão relevantes no inicio. Alguma aplicação console (modo Shell, modo DOS, modo Caracter…TELA PRETA!!!) seria mais interessante e quanto a linguagem a mais simples possível, C e C++ também acho complicada para começar…baixe o Visualg, depois que dominar lógica de programação (condicional, repetição…) você pode pensar em alguma linguagem mais interessante e com aplicação melhor para a área que desejar atuar.
concordo com meu amigo ricardo.
mas a diferença para quem esta aprendendo logica de programaçao nas tres linguagem nao é muito diferente. pois esta aprendendo logica de programaçao. e os recursos do pascal e c++ e java é igual, muda apenas uns comandos, mas continua a mesma logica… depois se ele for segui java, ai sim orientaçao a objetos. eu acho que para ser um bom programador a uma necessidade de saber o basico de cada um, e suas diferenças. e claro que depende de cada um.
mas nao é necessario saber as tres linguagem. é um palpite. e igninore se for o caso.
e nesse caso eu indicaria o java. nao que o pascal e c++ nao sirva. opiniao particular.
de qualquer forma ha muito estudo pela frente…java, programaçao, banco de dados, netbeans etc…
concordo com meu amigo ricardo.
mas a diferença para quem esta aprendendo logica de programaçao nas tres linguagem nao é muito diferente. pois esta aprendendo logica de programaçao. e os recursos do pascal e c++ e java é igual, muda apenas uns comandos, mas continua a mesma logica… depois se ele for segui java, ai sim orientaçao a objetos. eu acho que para ser um bom programador a uma necessidade de saber o basico de cada um, e suas diferenças. e claro que depende de cada um.
mas nao é necessario saber as tres linguagem. é um palpite. e igninore se for o caso.
e nesse caso eu indicaria o java. nao que o pascal e c++ nao sirva. opiniao particular.
de qualquer forma ha muito estudo pela frente…java, programaçao, banco de dados, netbeans etc…
A todos que responderam eu agradeço sinceramente, hoje faz mais de um ano que criei o tópico e foi muito bom as respostas que vocês deram.
Eu comecei levando python, java e c durante uns 2 meses. Era muita coisa. Decidi pegar só C, levei um bom tempo, cheguei em alocação dinâmica de memória e parei, reiniciei python e java, parei python e agora faz 2 meses que estou em java.
Pretendo depois que tiver uma base em java voltar à python.
Obrigado mais uma vez, e para os iniciantes, pode-se começar apenas por java mesmo que se aprende a programar, além disso lógica de programação e estruturas de dados são muito importantes. Contudo para iniciantes acredito que C seja a melhor opção, pois, é possível trabalhar os conceitos de ponteiros e estruturas de dados, além dos métodos (funções em C), enfim, ficou muito mais fácil para mim compreender Java, pois, já tinha vindo do C.
Quanto ao python, é bem diferente do C e do Java, mas, também é uma boa linguagem, só falta ser tão portável quanto java.