[RESOLVIDO] Alterar FetchType em tempo de execução ou não carregar todos os atributos das assoc

Olá pessoal! Eu uso JPA com Hibernate para persistência, e tenho uma classe que possui várias associações ManyToOne, e quanto faço uma consulta na classe ele carrega todos os atributos das associações, por exemplo, eu tenho um atributo cidade, que possui um estado, então na consulta ele carrega a cidade e o estado. Eu usando a anotação @ManyToOne(fetch= FetchType.LAZY)
não me ajuda muito, pois meu sistema é desktop com beans binding, dai as associações não funcionam quanto uso esta anotação com fetch= FetchType.LAZY.
Tentei usar isso em persistence.xml
para ele não buscar tão a fundo os mapeamentos, mas não funciona.
Então, existe alguma maneira de eu alterar em tempo de execução o fetch type, assim deixaria @ManyToOne(fetch= FetchType.LAZY) e altero conforme a necessida.
Agradeço qualquer ajuda.

cara,

vc não está confundindo as coisas não, pq FetchType.LAZY ele não carrega os dados automatico qdo se faz uma consulta, quem faz isso é FetchType.EAGER.
Em meu projetos eu faço o seguinte, coloco todos os relacionamentos como LAZY e qdo eu preciso trazer alguma informação do relacionamento no select, eu coloco a FETCH no join.

espero ter te ajudado.

t+

Olá!
Primeiro obrigado pela atenção!
Não eu não me confundi, eu acho que me expressei mal. Eu setando para lazy ele não carrega nada mesmo, mas eu gostaria de poder alterar isto em tempo de execução mesmo. Você consegue colocar a fetch no join em tempo de execução?

cara,

tem jeito sim, vou te passar um exemplo

SELECT u FROM Usuario u INNER JOIN FETCH u.perfilUsuario p

espero que te ajude.

t+

Olá amigo! Ajudou sim! Resolvi usando o formato da sua consulta!

Cara muito obrigado mesmo!