[Resolvido] Alternativa à variáveis estáticas?

Olá pessoal, tudo certo?

Tenho uma aplicação Java desktop, separada em cinco projetos, sendo um deles o principal e os outros quatro utilizados como lib, até o momento funciona bem e tals, o que eu percebi é que me passei e me deixei levar pela “facilidade/comodidade” e comecei a utilizar muitas variáveis estáticas, para poder no projeto principal acessar informações imediatamente dos outros projetos, pois nessa aplicação faço diversos monitoramentos internos do software para realizar ações e etc. Não sei se essas variáveis são o problema, porém notei um grande aumento no consumo e foi relatado algum tipo de lentidão também, queria saber se elas podem influenciar nesses quesitos? Porém, mesmo que não influenciem, gostaria muito de saber uma alternativa para poder fazer o que preciso, mas excluindo esse tipo de variáveis da jogada, entende?

Alguém tem ideias para me ajudar?

Agradeço desde já a compreensão e atenção.

Att. :grinning:

Então, variáveis estáticas são aquelas que pertencem à classe e não às suas instancias (objetos). Por esse motivo variáveis estáticas são chamadas de variáveis de classe ou simplesmente de campos estáticos (JCP, pág. Cap. 8, 258-259). As variáveis estáticas devem ser usadas para o fim que foram planejadas: manter uma cópia comum de uma variável, independentemente do objeto, isto é, qualquer objeto da classe compartilhará o mesmo valor. Logo, a menos que a intenção seja essa, não é uma boa prática recorrer a variáveis de classe.