[Resolvido] Array "local variable may not have been initialized"

bom dia, sou iniciante em java e estou estudando sobre matrizes, estou fazendo uma aplicação simples onde devo preencher uma matriz e depois somar seus elementos, porem estou tendo um erro na hora mostrar a matriz depois de preenchida. Abaixo segue o inicio do código

import javax.swing.JOptionPane;

public class somaMatriz {
    public static void main(String[] args) throws Exception {
        
        int[][] mat = new int[5][5];
        int l,c,soma;

        JOptionPane.showMessageDialog(null, "Bem vindo ao software somaMatriz v_1.0");
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "Inicializando a Matriz..");

        for (l=0; l<5; l++){
            for (c=0; c<5; c++){
               mat[l][c] = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Entre com o valor da posição [" + l +"][" + c +"]"));       
            }//fim-para-c
        }//fim-para-l

        JOptionPane.showMessageDialog(null, "Matriz finalizada");
        JOptionPane.showMessageDialog(null, mat[l][c]);
    }
}

nessa ultima linha esta dando o erro “The local variable c may not have been initialized”

ja tentei na declaração inicializar com valor 0 e o erro continua

alguem poderia me explicar o porque?

É que por estar utilizando variáveis do tipo primitivo, é exigido que elas sejam iniciadas, pois não aceitam valor nulo, apenas iniciando elas com "0" já resolve o seu problema. Para você entender melhor o por quê disso recomendo que de uma olhada em tipo Primitivo vs Tipo Referência, é um conceito bem interessante. Em um resumo bem simples, variáveis do tipo primitivo são mais simples e alocadas em em um local da memória chamado "stack" local este onde elas tem seu valor completamente guardado, já as variáveis de tipo Referência é alocado apenas um ponteiro para outro local da memória ("heap") onde vai estar o seu conteúdo de fato.