Bom dia pessoal,
Sou 100% newbie em certificados digitais (embora até conheço o comando keytool e sua utilização básica) e, aqui no trabalho me passaram um projeto para atualizar o certificado utilizado por uma aplicação já existente.
Essa aplicação hoje já está em produção, e funciona perfeitamente. Foi feita em Java 1.6.23 e roda num Tomcat 6.
Olhando a estrutura dessa aplicação já existente, vi que ela utiliza dois arquivos:
[b] - truststore.jks
- nome_da_empresa.pfx[/b]
E, nos fontes, ocorre a configuração das propriedades da seguinte forma:
System.setProperty("javax.net.ssl.keyStoreType", "pkcs12");
System.setProperty("javax.net.ssl.keyStore", "/nome_da_empresa.pfx");
System.setProperty("javax.net.ssl.keyStorePassword", "senha");
...
System.setProperty("javax.net.ssl.trustStoreType", "JKS");
System.setProperty("javax.net.ssl.trustStore", "/truststore.jks");
System.setProperty("javax.net.ssl.trustStorePassword", "senha");
Como mencionei, a aplicação hoje funciona corretamente, porém, o certificado vence em 1 semana. Por isso, para renovar o certificado, me enviaram dois arquivos:
nome_da_empresa.cer: Novo certificado
nome_da_empresa.key: Chave privada com senha
Ou seja, eu preciso atualizar a aplicação existente, estando de posse desses dois arquivos listados acima.
Bom, eu sei que consigo importar o arquivo .cer para o truststore do Java usando um comando tipo:
keytool -import -alias aliasqualquer -file nome_da_empresa.cer -keystore truststore.jks
Mas, aí entra minha dúvida, e parte da qual não consigo sair:
-
Eu não deveria importar o certificado junto com a chave privada? Tipo, o comando keytool que listei antes não serviria, pois importei somente o certificado (arquivo .cer), quando deveria passar também o arquivo que contem a chave privada. Eu vi que o keytool tem o parâmetro “importkeystore”, mas, não estou sabendo utilizar (os exemplos que eu encontrei pelo Google não utilizam o arquivo .cer, o que me leva a crer que estou fazendo algo errado, rs).
-
Como eu gero (ou atualizo) o outro arquivo que a aplicação utiliza, com a extensão .pfx?
Edit -------
Ok, to lendo agora nesse site da Microsoft, parece que este arquivo PFX é o arquivo com as chaves pública e privada. Pelo que estou entendo, no meu cenário seria este arquivo nome_da_empresa.key (ao menos pela descrição que me foi passada). Eu devo então importar o .cer com o keytool (exatamente como coloquei antes) e usar esse “nome_da_empresa.key” no lugar do pfx? Em todo caso, fiz desse jeito e enviei para homologar (tem uma restrição de segurança que proíbe testar pela minha máquina), assim que tiver retorno coloco aqui o que deu.
Edit 2 -----
Mudei o título do tópico, para condizer com o erro que tenho agora.
Muito obrigada.