Bom dia javaflex tudo bem?
Espero que sim!
Resumindo, sim eu preciso espelhar os valores deste XML para um objeto java, pois preciso realizar diversar regras de negócio antes de prosseguir com o processamento dos dados.
Primeiramente, muitíssimo obrigado pelo interesse em me ajudar, porém acabei de conseguir fazer a tradução do XML para um objeto Java, com isso eu consigo criar as novas regras de negócio em cima dos dados fornecido pelo web-service e, seguir com o processamento.
As API’s usadas em conjunto com o Java 1.5 são:
DOMParse --> w3c-dom.jar
SAXParse --> javax.xml-1.3.4.jar
Abaixo segue o link onde encontrei a solução para o meu caso.
Trandução de um XML para um Objecto Java.
Opnião pessoal sobre o aprendizado.
Pessoal referente ao exemplo que passei, sim atendeu o que eu precisava porém, confesso que é horrível, pois necessita descrever tag a tag dentro da classe java para poder pegar o valor de cada respectiva tag do XML (da mesma forma feita com javascript/JQuery). Imagina um XML gigantesco, que é o meu caso, terei que fazer isso na classe inteira pra poder identificar os valores vindo em cada tag e inseri-los no atributo da minha classe Java.
Motivo da minha opnião acima.
Faz dois dias que estou pesquisando uma forma mais facil de fazer isso porém, esta foi a unica forma que encontrei, tentei inserir o JAXB dentro do Java 1.5 inserindo as bibliotecas no projeto mas, sem sucesso, não funcionou, ou seja, estou sendo forçado a usar esse tipo de implementação, pois o Java 1.5 é limitado e a aplicação é feita nesta versão.
Reforço: todas as versões do Java acima de 1.5 prove o JAXB, ou seja, se tiverem que passar pela mesma situação porém a versão do Java for apartir de 1.6, usem JAXB, rápido, facil e o código fica limpo e facil de entender.
javaflex, mais uma vez muito obrigado, mas se ainda assim puder deixar sua opnião sobre como resolver, uma vez que sua pergunta foi se realmente eu precisava espelhar os dados, por favor, fique a vontade para escrever, é sempre bom termos uma visão diferente, seria mais uma base de conhecimento aqui gravada para outros poderem absorver caso necessitem, como eu por exemplo, sempre trabalhei com Java 1.6 acima, porém dessa vez tive que recorrer a opções ultrapassadas.
Abraço a todos! 
OCJP6 - Java SE 6 Programmer Certified Professional