[RESOLVIDO] (C) Pra que serve os ponteiros?

Estou aprendendo ponteiros, mas não entendi por que usa-los.

Com ponteiros:

#include <stdio.h>
int main() {
  int num, valor;
  int *ptr;
  ptr = 0;
  ptr = &num;
  num = 10;
  valor = *ptr; 
  printf("%d", valor);
  return(0);
}

Isso não seria a mesma coisa que isso:

#include <stdio.h>
int main() {
  int num, valor;
  int ptr;
  ptr = num;
  num = 10;
  valor = ptr;
  printf("%d", valor);
  return(0);
}

?
E ainda economizou uma linha =)

No inicio imaginei que o motivo estivesse relacionado a memoria, mas depois li que há memória reservada para o *ptr também!
Onde errei? Por que usar? :frowning:

O ponteiro nada mais é do que uma variável que armazena um determinado endereço de memória. Um exemplo de uso de ponteiros é uma função que deve receber um parâmetro e alterar ele. Para fazer isso você deve usar um ponteiro.

Um outro exemplo de ponteiro é a lista encadeada. digamos que você tenha a seguinte struct:

struct elemento { int valor; elemento* proximo; };

Essa struct possui dois campos, um para guarda o valor de um elemento da lista e outro que aponta para o próximo elemento da lista.

[quote=matheuslmota]O ponteiro nada mais é do que uma variável que armazena um determinado endereço de memória. Um exemplo de uso de ponteiros é uma função que deve receber um parâmetro e alterar ele. Para fazer isso você deve usar um ponteiro.

Um outro exemplo de ponteiro é a lista encadeada. digamos que você tenha a seguinte struct:

struct elemento { int valor; elemento* proximo; };

Essa struct possui dois campos, um para guarda o valor de um elemento da lista e outro que aponta para o próximo elemento da lista.
[/quote]

Entendi nada… mas valeu!! É melhor eu seguir estudando e tentando fazer os exercícios, acho que assim eu aprendo. :roll:

Outro exemplo clássico é referenciar um conteúdo que está no heap, e não no stack: