Gostaria de saber como começo um projeto do zero, devo usar Design patterns ou Uml, para não me perder e ter que refazer tudo.
tenho umas ideias mas não sei o Step by step ideal para não ficar dando voltas.
Ficarei grato pela ajuda e ideias.
Ae Márcio,
Dá uma olhada no link da apostila gratuita da Caelum que eu indiquei em resposta a tua outra postagem. Mas as outras bibliografias vão ser bem válidas para preencher lacunas que te impeçam de começar ou de compreender claramente o que você começou.
Abraço!
eae brow Firmeza ?
Seguinte se vc esta começando no java aconselho usar o design por ser mais simples …
mas se vc ja for velho de casa procure algumas frameworks como o GWT da google que torna o codigo muito produtivo e simples de criar interfaces.
Um abraço e boa sorte !
Muito Obrigado Novamente, vou baixar as apostilas.
valeu…
Obrigado pela ajuda mas sou novato em Java, tenho apenas uns 9 meses de estudos, tenho muito aprender, mas valeua a ajuda.
É um projeto pessoal seu ou por alguam empresa?
Vc quer desenvolver o que?
Outra coisa, dificilmente se começa algum desenvolvimento por design patterns, isso são soluções para problemas conhecidos, use patterns quando tiver que usar.
Projeto meu, para testar meus conhecimentos,para passar em alguma entrevista, e parar de estudar em casa 4 a 8 horas por dia, estou sem trabalho e estagio, então terminei um livro de 700 paginas de java, então decidi fazer um projeto para ver se assimilei os estudos do livro.
Na prática, é uma ilusão achar que existe um step-by-step para desenvolver projetos, claro que projetos parecidos tendem a seguir o mesmo processo, mas nem sempre isso é verdade. Porém, é possível enumerar alguns princípios que te ajudam muito.
Particularmente, a minha sugestão é a seguinte: adote uma abordagem top-down. Tente listar as funcionalidades do seu projeto: para que serve, que tipo de problema resolve, etc. A partir daí, escolha 2 ou 3 funcionalidades principais e comece a implementar. Isso mesmo, sem muita enrolação, faça alguns protótipos, algum rascunho para organizar as idéias e coloque a mão na massa. Para a 1a implementação, não se preocupe se o código está limpo, coeso, etc., coloque essa 1a implementação de pé o mais rápido possível. Daí sim, quando você tiver algo funcionando, você pode aplicar padrões, princípios de OO, separar responsabilidades, etc. Com isso você vai ter uma boa estrutura para montar as funcionalidades seguintes. Boa sorte.
Boa tarde,
O legal é você começar a fazer alguns CRUD, usando tecnologias novas, antes de partir para algo mais difícil
faça um crud usando:
JSF 2 com Prime Faces
quem sabe EJB 3.1 tbm
No inicio nada de UML
passando desse estagio ai sim,
flw
Grato pelas informações.
valeu pela ajuda.
Ok. Aí ele vai para uma entrevista, faz uma avaliação e como ele vai saber interpretar os diagramas? E o caso de uso?
Mesmo que ele vá trabalhar com metodologias ágeis, conhecer UML é fundamental, ao menos neste momento, em que ele não possui emprego/estágio.
[quote=drsmachado]
Ok. Aí ele vai para uma entrevista, faz uma avaliação e como ele vai saber interpretar os diagramas? E o caso de uso?
Mesmo que ele vá trabalhar com metodologias ágeis, conhecer UML é fundamental, ao menos neste momento, em que ele não possui emprego/estágio.[/quote]
Na boa, acho que o que ele precisa saber de UML já vai aprender na faculdade. Entendendo bem o que é um diagrama de Caso de Uso e um diagrama de Classes tá ótimo, e é bem simples de entender isso. Já a programação envolve conhecimento bem mais complexos, por isso concordo que o foco dele agora deve ser em fazer código que funcione.
Em resumo, não deve esquecer UML, pois é importante, mas ter um domínio pelo menos razoável da tecnologia é ESSENCIAL para conseguir o emprego.
Não estou falando que ele não deve aprender UML
Só estou dizendo que não precisa agora
conforme seu aprendizado na linguagem
for evoluíndo, ai ele vai ter a necessidade de ser usar UML e ver a sua principal utilidade em uma aplicação
Att
[quote=marciojesus]Gostaria de saber como começo um projeto do zero, devo usar Design patterns ou Uml, para não me perder e ter que refazer tudo.
tenho umas ideias mas não sei o Step by step ideal para não ficar dando voltas.
Ficarei grato pela ajuda e ideias.[/quote]