[RESOLVIDO] Como criar cronograma para um projeto

Boa tarde devs, :coffee:

Gostaria de saber se existe algum programa ou se é feito de forma manual o planejamento da criação de uma aplicação, tipo fazer toda a lógica de funcionamento, regras de negócio, layout, sequência da criação, etc?! Pois assim como a construção de uma casa, antes é criado um projeto pelo engenheiro. Visto que estou perto de concluir um curso na linguagem Java, e gostaria de começar com aplicações pequenas, porém bem estruturadas, dessa forma posso ter um cronograma e não ficar perdido. Não sei se acontecem com vocês, mas sempre que estou programando algo, começa a vir outras ideias na minha cabeça e acaba que dá vontade de implementar coisas que não condizem com o funcionamento do sistema, justamente nessas horas que me perco e acabo dropando o projeto. Vocês desenvolvedores que já possuem experiência, que dica vocês podem me dar?

Obrigado!!!

Frase do dia:
Tempos difíceis criam homens fortes.
Homens fortes criam tempos bons.
Tempos bons criam homens fracos.
Homens fracos criam tempos difíceis.

Esquece cronograma. Dá uma pesquisada sobre desenvolvimento ágil. Sobre ferramentas tem Jira, Azure DevOps, entre outras.

1 curtida

Não tenho experiência com o mundo profissional, mas já compartilhei dos mesmos problemas.
Bom, vc deve estar saindo da Orientação a Objetos né? esse não ta nem perto do fim skskk tbm pensava assim, mas é só o começo, agr vc pode decidir que direção seguir, se quer java web, desktop ou mobile. Pessoalment recomendo Web. Sobre como estruturar seu projeto, sugiro que estude um pouco sobre design patterns, pra aprender as boas práticas e manter o baixo acoplamento da sua aplicação, estude Injeção de dependência, padrão MVC etc.
Outra dica é vc basear seus projetos em coisas que vc não sabe, tipo, vc sabe usar JDBC? montar CRUD? busque projetos simples que de enfase nessas tecnologias e técnicas que vc quer aprender.

1 curtida

mds, todas as suas respostas no forum, sempre direto ao ponto, sem rodeio. ksksks
eu lembro de quando eu tava querendo aprender javaFX, “JavaFX n vale a pena, desktop ta morto”

2 curtidas

Já de antemão, obrigado pela dica. JDBC já aprendi sim, fazer conexão, configurar e realizar as Queries no DB, porém CRUD nunca ouvi falar, quando comecei o curso queria trabalhar com aplicações desktop, mas no decorrer minha mente abriu e não sei se ainda quero, quero explorar todas as áreas, se tivesse mais tempo queria aprender tudo. Kkkk. Programação é muito massa. Tô doido pra aprender Flutter e programar pra Android e iOS também, só não achei interessante ainda a parte de web, parece ser tão chato criar páginas da Internet, se eu chegar a estudar isso é pra ver se consigo ganhar dinheiro com propagandas.

Pois é, tento ser assim pra facilitar o entendimento de todos, até escrevi em um bloco de notas antes de postar.

edit
Fui pesquisar o que era CRUD e descobri que já tinha aprendido isso kkkk, inclusive teve uma atividade para criar um projeto com um layout que realizava persistência na aplicação. Kkk

eu tava me referindo ao java flex ksksk

sobre a questão de java web, não é como vc pensa rsrs, cria um site pra pegar propaganda, é tipo estudando java vc não vai criar a página vc vai criar o sistema por trás, vc já ouviu falar de back-end e front-end
? front end é tudo auilo que vc vê e interage, back-and são as regras por trás disso. Javeiros são mais pro back-end.
Uma página web é muito mais complexo do que vc imagina, por exemplo a plataforma do youtube vc acha que é só um html bem feito, um css legalzinho, com uma URL pra pra pegar os videos? O backend do youtube é um monstro desenvolvido de forma voltada para web kskskk, assim como o netflix que tem seus repositórios em java spring.
Não é pra assustar n ksks é só dizendo que com JavaWeb não é entediante, tem coisa pra fazer e da pra ganhar dinheiro ksksk. Mas ai vai do que vc se identifica mais.
Mas se tratando de mercado, Java mobile ta meio fraco por causa do Kotlin, Flutter,React Native, Programação desktop não tem mt mercado(exceto os legado da vida), muito menos com java, Java ta forte mesmo é na web.

1 curtida

O Java não ta fraco por causa do Kotlin, ainda há muita gente que usa e é muito útil (e em relação de quantidade, os usuários Java ainda são maioria)

E não perde tempo em front usando Java, vc tem ótimas opções usando o ReactJS, VueJS…

Se for usar Java, usa como back end, aí sim, é bem poderoso

1 curtida

digo, enfraquecendo. agr ele tem que dividir espaço com linguagem indicada pela google, ée inevitavel. Mas isso é verdade maioria dos aps android, é java.

1 curtida

O Java é forte pra backend web. Linguagem Java pra Android é mais pra legado. Novas apps Android puro sem dúvidas Kotlin.

1 curtida

O mundo do front-end web é gambiarra pura, porque o que ainda usamos até hoje nao foi projetado para sistemas/apps. Talvez com web assembly melhore.

Por isso existem grandes gambiarras como Angular e Reactjs pra tampar esse buraco. Eu trabalho com sistemas internos que nao exigem tanta firula, entao evito js ao máximo, tornando o trabalho infinitamente menos trabalhoso.

1 curtida

Vdd, mas o kotlin tem muito oq amadurecer ainda, ele ta bem forte já, roda na JVM e tem Spring, fora que é bem menos verboso. Mas ainda falta conteúdo, programadores java tem 1 mês à 25 anos na linguagem, se for buscar artigos ou cursos, é difícil achar algo mais aprofundado.

1 curtida

Digo pra Android. Pra Java Oracle esquece Kotlin, tanto Oracle como a comunidade nao aceitam muito.

2 curtidas

Cara, eu achava isso também até começar a usar e não é tão dificil pra entender como funciona não, é bem tranquilo na verdade

1 curtida

Eu to tentando, é legal de usar, bem conveninte, tipo, oq vc quiser fazer da pra fazer, mas pra na minha visão pareceu uma gambiarra tbm. Tipo, no java e outras linguagens back-end as coisas são quase que intuitivas, tipo da pra saber oque está acontecendo por trás de cada método, mas e um Innerhtml? ele ta lá, eu sei pra que serve, mas como ele faz isso? é uns comandos que aparecem de forma conveniente ou seja gambiarra, ao meu ver. Mas eu gosto muito de JS.
Existe algum sistema de classes por trás tipo java?alguma conexão entre esses métodos? acho que seu soubesse seria mais fácil de aprender

1 curtida

Também participei de um projeto com Angular, pro cenário que foi era necessário, mas quando não é, é muito mais produtivo um monolito full-stack, com mínimo de javascript, um único ambiente de desenvolvimento, um único server.

Nao tem como um post clássico do form sem escrever código nenhum de js nao ser mais produtivo do escrever código pra fazer post com Angular ou qualquer outra ferramenta do tipo, quando não há essa necessidade de ajax o tempo todo.

2 curtidas

Já sim, tenho que pesquisar mais sobre desenvolvimento web, visto que meu conhecimento ainda é muito superficial.

@rodriguesabner gosto muito do Java, inclusive essa foi a primeira linguagem de programação que eu escolhi aprender, mas percebi uma enorme diferença no kotlin e flutter, ambos são menos verbosos na programação para android. Só que o Java é uma ferramenta mais “poderosa”, e uma das mais utilizadas do mundo.

PS. Parece que a linguagem Python tá bem forte nessa ano.

1 curtida

Com certeza, a comodidade em desenvolver tudo em um única linguagem é gritante, mas nem sempre é a melhor opção.

Mas eu não posso opinar muito nesse cenário, até porque eu só conheço JSP como front do Java, não sei se tem outra coisa

Eu também gosto muito do Java e também foi minha primeira linguagem, mas as oportunidades pra front em outras linguagens são bem maiores atualmente

Na minha opinião o python é mais aconselhado pra quem quer mexer com data science

Tem o Thymeleaf, mas se tratando de front-end, se for pra fzr uma parada bem feita, não tem pq usar o thymeleaf ou jsp se tem react, angular e tantos outros.

Sim, Java sempre foi muito ruim em full-stack, o menos pior era Spring MVC com thymeleaf. ASP.NET Core com Razor Pages e PHP com Laravel por exemplo oferecem as melhores ferramentas para esses casos que nao precisa de um sistema com firulas de front-end só pra funcionários internos usarem.

1 curtida