[Resolvido] Como é ser um pesquisador no Brasil na área de Tecnologia?

Pesquisei e não achei nada muito especifico,então criei esse tópico.
Atualmente curso Ciências da computação.
Gostaria de saber sobre a carreira de Pesquisador aqui no Brasil na área de tecnologia…

Eu sei apenas o começo,tentar ganhar uma bolsa do CNPQ,para depois tentar entrar em um mestrado mais o POSCOMP isso sendo bacharel…
Fiquei sabendo que é muito difícil pesquisa aqui no Brasil, até você começar ganhar bem é realmente leva um bom tempo,comparado com seus amigos que entram no mercado de trabalho.
Como funciona ser um pesquisador no Brasil ? Eles realmente estudam criar novas linguagens,protocolos e etc ?
E como funciona o Sistemas de Bolsas? Concursos em Órgãos de Pesquisa ?

Aguardo os Dinossauros Brink’s :slight_smile:

Basicamente, não foge muito disso não. Se você quer trabalhar exclusivamente com pesquisa científica, você não tem muita opção além de prestar concurso público para entrar para uma universidade ou instituto de pesquisa. De cabeça, os institutos mais importantes que eu conheço são o INPE e o LNCC, de resto, o que você tem é a universidade pública e algumas pouquíssimas particulares que têm interesse em pesquisa. Importante lembrar que, caso você entre em uma universidade, além de pesquisar você tem que dar aula e orientar alunos.

Até chegar lá, o caminho é o mestrado + doutorado. Nesse meio tempo, você já pode dar aula. Alguns centros universitários aceitam professores apenas com a graduação, e experiência em dar aula conta pontos na hora de prestar concurso.

Quanto a salário, o que eu tenho visto em concursos são salários iniciais de 4k - 5k iniciais para professor já com o doutorado, podendo chegar a 16k no topo da carreira, dependendo do tempo de profissão e produção científica.

Quanto ao trabalho de pesquisador, não há muito segredo. É tentar descobrir alguma coisa nova e publicar a descoberta em uma revista científica.

A grande vantagem na minha opinião dessa carreira é a liberdade que você tem. Como você mesmo disse, você tem essa liberdade para desenvolver uma nova linguagem de programação, um novo SO, um novo banco de dados ou ainda melhorar o que já tem (que é o mais comum) com estruturas de dados e algoritmos mais rápidos, etc.

Primeiramente, vc tem alguma participação acadêmica na universidade onde vc estuda ? Você já fez/faz iniciação científica ? Já participou de congresso ? Já publicou alguma coisa ? Se a resposta for “sim” pra pelo menos uma dessas perguntas, então você já tem uma leve noção do que te aguarda no meio acadêmico, caso contrário, recomendo você tentar uma dessas atividades pra depois pensar sobre isso. Agora, supondo que você já tenha experiência com isso e tenha uma leve noção de como funciona o meio acadêmico, você não precisa de uma bolsa CNPQ/FAPESP pra iniciar uma atividade de pós. Você pode perfeitamente conciliar seu trabalho com os estudos, se ficar muito puxado, pode fazer disciplinas como aluno especial no começo pra depois entrar no mestrado e validar as disciplinas feitas como aluno especial. Aí você ficará com até 3 anos de mestrado, apenas pesquisando, sem matérias pra cursar e trabalhando no mercado.

Dizer que a pesquisa no Brasil é algo dificil é no mínimo uma mentira, já que temos destaque em certas áreas. O que você talvez queira dizer é que computação no Brasil é algo atrasado em relação ao resto do mundo, nisso eu concordo.

Bolsa é algo dificil de conseguir, bolsa no CNPQ é a mais fácil de pegar, mas é a mais barata e normalmente tem uma fila de espera pra ela. Bolsa na FAPESP já é bem melhor, mas só aluno top pega essas bolsas.

Honestamente eu não acho que vc tenha tido uma experiência academica relevante, no mestrado/doutorado você estudará aquilo que o seu orientador deseja e normalmente será uma coisa bem específica. Criação de novas linguagens, middlewares, etc…até existe, mas quem faz isso são doutores ou doutorandos. Alunos de mestrado/graduação fazem contribuições bem pequenas nesses projetos.

PS: Não sou um dinossauro

Entendi,muito obrigado pelas respostas :slight_smile: