Eu preciso migrar uma aplicação que foi feita para desktop para ambiente web. Até aí, tudo bem.
A questão é que a atual aplicação consulta uma base de dados que quando era MySQL usava o engine MyISAM. Depois a base foi migrada para SQLServer e a aplicação desktop sofreu uma atualização de suas queries. Como não participei do processo de migração, não sei qual é o tipo de engine ou se isso sequer faz diferença e o SQLServer usa um tipo padrão.
A aplicação atual foi desenvolvida a toque de caixa sem ter um cuidado maior com uma definição de arquitetura. E, aproveitando a migração para Web, gostaria de melhorar essa questão também, usando Hibernate, JSF, etc.
Essa abordagem gerou para cada POJO que eu preciso, uma classe pojo e uma pojoId. Eu não sei se isso é certo ou não, mas não me pareceu ideal. Eu acabei me envolvendo em outras coisas no trabalho e isso ficou de lado.
Alguém tem alguma dica para me indicar, seja um link de tutorial, seja livro, seja artigo que trate desse assunto e que me ajude a resolver essa questão?
Olha tem uma vídeo aula no youtube que se chama: “JPA 2.0 com Hibernate na Pratica 4_6” que cria os POJOS a partir da base de dados, agora é Hibernate com JPA Mysql usando o eclipse.
ver se isso que você está procurando.
Cara, essa semana mesmo alguém perguntou algo parecido aqui no forum
Falei lá e vou falar aqui novamente. Essa é a pior abordagem possível. Assim você vai criar um modelo anêmico. E na verdade você não vai criar POJOS e sim TO’s. Um POJO é justamente o contrário de um objeto que você obteria fazendo isso, pois ele seria apenas uma estrutura de dados oca sem qualquer lógica de negócios.
[quote=Alexsandro Lopes][quote]
Cara, essa semana mesmo alguém perguntou algo parecido aqui no forum
Falei lá e vou falar aqui novamente. Essa é a pior abordagem possível. Assim você vai criar um modelo anêmico. E na verdade você não vai criar POJOS e sim TO’s. Um POJO é justamente o contrário de um objeto que você obteria fazendo isso, pois ele seria apenas uma estrutura de dados oca sem qualquer lógica de negócios.
[/quote]
Desculpa minha ignorância, mas o que é TO’s? leio isso aqui no blog e não sei o que é.[/quote]
É um padrão de projeto, Transfer Object. Basicamente é um objeto com somente os métodos Getters e Setters sem qualquer lógica. Deve ser usado com moderação. É muito comum sua utilização em sistemas distribuidos, para compartilhamento de dados!
Pessoal,
Obrigado pelas dicas e opiniões. Vou considerar qual a melhor estratégia a seguir. Porém, esta aplicação que preciso atualizar serve para fazer uma consulta rápida aos dados persistidos (e que podem ser acessados) por outra aplicação, mas esta, além de mais complexa, não tem opção de língua portuguesa o que é uma dificuldade para o pessoal da fábrica.