[RESOLVIDO] Como parar de executar um método? (exit, return, break)

Olá pessoal, eu gostaria de confirmar o processo de parar a execução de um método…
Vi em alguns locais o uso do “Return” para as rotinas sem loop, e “Break” para as com loop, claro…
Mas como eu faço para parar em métodos que são “void”, e desejo parar o mesmo depois de uma validação com IF?

Algo do tipo:

[code]boolean validacao = true;

if(validacao)
exit;[/code]

Eu gostaria de confirmar se realmente não é possível fazer isso,
e somente irei conseguir tal resultado com a solução de retornar alguma coisa,
mesmo que sem uso para o meu programa?
:?:

Coloque um return no local onde deseja sair. :slight_smile:

Valeu AITech IX!

Outra opção comum, em casos de validação. é fazer o seu método disparar uma exception:

public void fazQualquerCoisa(int natural) { if (natural < 0) throw new IllegalArgumentException("Números naturais não podem ser negativos!"); //resto do método aqui }

[quote=ViniGodoy]Outra opção comum, em casos de validação. é fazer o seu método disparar uma exception:

public void fazQualquerCoisa(int natural) { if (natural < 0) throw new IllegalArgumentException("Números naturais não podem ser negativos!"); //resto do método aqui }[/quote]

Mas ele segue em frente no código depois do “throw”, correto? E outra dúvida, essa mensagem, ele mostra somente no console?

Não segue em frente. O código sai do método, assim que dispara a exception.

Leia um pouco mais sobre exceptions e tratamento de erro, há posts do sergiotaborda sobre isso:

Show de bola! Dessa forma fica mais elegante. Valeu Godoy