try{
Fabricante fabricante1 = FabricanteDAO.list1(Integer.parseInt(txtIdFabricante.getText()));
if (fabricante1.getdescricao().isEmpty()) {
add = 1;
}else{
add = 0;
}
}catch(NullPointException npe){
//Bloco de código caso seja lançado uma NullPointException
}
Eu sinceramente acho melhor você postar o código que está lançando a exceção, porque, dá para ver e aconselhar outras formas de tratar um NullPointer ou até mesmo evita-lo. Se você estiver trabalhando com uma List por exemplo e ela não tem nenhum objeto dentro dela e era para ter ao invés de retornar null, o seu método pode retornar uma lista vazia, assim você não tem que ficar tratando NullPointer e fazendo ifs do tipo list == null
Agradeço a ajuda, mas depois do comentário do ivandasilva, percebi que a gente às vezes tenta resolver os problemas da maneira mais difícil…
Verifiquei que posso sempre retornar um valor não nulo, evitando nesses casos o NullPointerException.
[quote=marcosperes]Agradeço a ajuda, mas depois do comentário do ivandasilva, percebi que a gente às vezes tenta resolver os problemas da maneira mais difícil…
Verifiquei que posso sempre retornar um valor não nulo, evitando nesses casos o NullPointerException.
Obrigado a todos pela ajuda![/quote]
Oi,
Gostei do seu comentário. Geralmente Exceções como NullPointer são erros de programação e tentamos simplesmente esquece-las, ofusca-las, trambica-las e por fim ignora-las. Um try/catch na mãos de programadores trambiqueiros acaba sendo uma ferramenta poderosa e totalmente perigosa. Se é que você me entende.
[quote=lina][quote=marcosperes]Agradeço a ajuda, mas depois do comentário do ivandasilva, percebi que a gente às vezes tenta resolver os problemas da maneira mais difícil…
Obrigado a todos pela ajuda![/quote]
Oi,
Gostei do seu comentário. Geralmente Exceções como NullPointer são erros de programação e tentamos simplesmente esquece-las, ofusca-las, trambica-las e por fim ignora-las. Um try/catch na mãos de programadores trambiqueiros acaba sendo uma ferramenta poderosa e totalmente perigosa. Se é que você me entende.
Tchauzin![/quote]
Ótima resposta lina, só não precisava pegar tão pesado assim.