[RESOLVIDO] Como um interage com outro?

Blz, então vai pela do Lavieri
Só que da preguiça só de ler as mensagens dele! kkkk

Lavieri Calma ae!!!

Você está errado !

[quote]Blz, então vai pela do Lavieri
Só que da preguiça só de ler as mensagens dele! kkkk[/quote]
concordo!

vlw

[quote=ingridfarabulini]Olá Lavieri, entendi sua explicação ficou bem clara!

Nesse caso então a classe Pessoa vai ter um método de cadastrar no qual irá receber os dados também de telefone, e-mail,…
Ex:

public void cadastrarPessoa(String nome, String sobrenome, Telefone tel, Email mail) {
  //...
}

Seria isso?
Também ainda estou com a dúvida da sua primeira resposta lá em cima… e que foram muitas respostas acho que passou despercebida minha dúvida…
Obrigado por estar me ajudando… espero que continue aqui no tópico. :wink:[/quote]

cadastarPessoa não… na verdade seria algo como

[code]
public clas Pessoa {
//todo os campos

//ai vc tem o getter e os setter para ajustar os valores dos campos e não um cadastarPessoa

}[/code]

o que vc pode ter é um construtor, para poder passar os dados todos de um vez, e ja ter uma pessoa completa, por exemplo

public class Pessoa { public Pessoa(String nome, String sobrenome, Telefone tel, Email mail) { this.nome = nome; this.sobrenome= sobrenome; this.tel = tel; //etc etc etc } }

quem vai realmente cadastar uma pessoa, é o DAO ou algo do genero, ele vai receber o objeto Pessoa, e guardar esse objeto dentro de um banco de dados…

depois quando vc precisar resgatar esse objeto, vc pede para o DAO, e ele fica responsável por pegar esse objeto devolta do lugar onde ele guardou…

Uma pessoa Não cadastra ela mesma…

os métodos save, delete, update entre outros, não são inerentes da pessoa, e sim de outro objeto…

Não existe certo e errado

[quote=UMC]Lavieri Calma ae!!!

Você está errado !

concordo!

vlw[/quote]

não estou nem mais certo, nem mais errado que vc =P

o fato é que vc esta sendo simplista, e eu estou seguindo a orientação a objeto, a regra da coesão e da separação das responsabilidades…
se vc não gosta paciencia…

Axo que esse código não iria funcionar…
class Pessoa, e não clas Pessoa

[quote=Lavieri][quote=UMC]Lavieri Calma ae!!!

Você está errado !

concordo!

vlw[/quote]

não estou nem mais certo, nem mais errado que vc =P

o fato é que vc esta sendo simplista, e eu estou seguindo a orientação a objeto, a regra da coesão e da separação das responsabilidades…
se vc não gosta paciencia…[/quote]

Com esse tópico tiro certificação JAVA!

Tira mesmo, fácil fácil…
Tudo da linguagem de programação Java se baseia nos tópicos acima

[quote=pedroroxd]Blz, então vai pela do Lavieri

ahhh outra coisa… no mundo real… um pedido como “transforma 1 telefone único, encapsulado dentro de cada classe que precisou de telefones em multiplos telefones separado em um objeto proprio onde possa ser reutilizado” da cerca de 200% mais trabalho do que fazer todo o sistema OO desde o inicio e nunca precisar dele tão OO afinal.

mas cada 1 tem sua ideia…

Sou adepto da explicação do Lavieri. Muito melhor dividir corretamente as responsabilidades do que ter q fazer POG depois.

Concordo, mas a menina é iniciante…
Nem deve ter visto de List e array

Cara, cuidado com suas palavras!

[quote=Lavieri][quote=ingridfarabulini]Obrigada Everton e Lavieri por estarem ajudando colaborando com o tópico! :smiley:

[quote=Lavieri]
sua função é capturar os eventos da VIEW, e repassar ao processos corretos…

manipulação do banco de dados não deve ficar nos beans[/quote]

O que seriam os processos corretos? Os bean’s?
E quem chama a classe de manipulação do banco de dados?

Obrigada mais uma vez meninos! Fico no aguardo.[/quote]

assim

vc poem um controlador como Ouvinte do botão…

quando o botão é clicado, o Controlador, pega os dados do formulario, popula um Bean com os dados (isso se os dados já não estiverem em um bean)

ai esse controlador deve ter o papel, de saber quem é o responsável por guardar os beans em um banco de dados (Normalmente esse bean é chamado de entity, por ser possivel persitilo em um banco) e normalmente esse objeto, no inicio é um DAO (Data Access Object) que conhece como conversar como banco, e é responsavel por guardalo no banco…

Então resumindo…

Swing, responsavel pela exibição, e por receber os dados atraves da VIEW.

COntroller, responsável por entermediar o que vem da VIEW, e repassar para lógicas responsáveis pelo processo

por exemplo

public class Controller implements EventoQualquerListener{ //ou seja escuta um evento qualquer da view public void eventoQualquer(EventoOcorrido evento, Object source) { //aqui vc tem q pegar o bean do source, e passar ele pra um lógica //algo como Pessoa p = new Pessoa(); p.setNome(source.getLocalOndeGuardaNome().getText()); //e depois de estar com o bean OK PessoaDao dao = //pega o pessoa dao dao.save(pessoa); } }

quanto mais desacomplado, ou seja, quanto menos operações tiver dentor do Controller melhor… ele deve simplismente pegar o que esta na VIEW (no swing) e repassar para a lógica… normalmente a lógica não é um DAO… e sim um objeto que tem toda a lógica que deve ocorrer ao ser enviado um bean…

ai é esse objeto [/quote]

Não entendi uma coisa: O source vai ter um objeto com as informações para que eu possa popular um outro objeto da classe Pessoa, certo?
Que objeto é esse?

Obrigada Lavieri está me ajudando muito! :smiley:
Meninos, por favor parem de brigar, eu sei que é para tentar ajudar… mas não precisam brigar! :frowning:

[quote=UMC]
Cara, cuidado com suas palavras![/quote]
Só completando:
“cuidado com suas palavras…” amanha podem encontrar seu corpo no chão, ao lado de um prédio, achando que foi suicídio.
Nunca descorde de mim, minha verdade é irreversível, e nunca erro! kkkkkkkkkkkk

É sim… concordo! :slight_smile:

[quote=ingridfarabulini]
Meninos, por favor parem de brigar, eu sei que é para tentar ajudar… mas não precisam brigar! :([/quote]
Ah… que fofo
HUAuhHUAhau
Não é briga… É que estava um tédio aki em casa, e na casa do UMC, então resolvemos zuar alguém…
Agora estou chorando de rir !

[quote=ingridfarabulini]
Não entendi uma coisa: O source vai ter um objeto com as informações para que eu possa popular um outro objeto da classe Pessoa, certo?
Que objeto é esse?

Obrigada Lavieri está me ajudando muito! :smiley:
Meninos, por favor parem de brigar, eu sei que é para tentar ajudar… mas não precisam brigar! :([/quote]

é que normalmente um evento é passado assim… ou o evento e o source… ou no evento tem um método para pegar o source…

o source é quem gerou o evento… por exemplo… ao clicar no botão de uma janela swing, o source é normalmente quem gerou o evento, no caso o botão… ou a janela…

a partirdai, vc vai ter acesso aos campos Texto do Swing, ou os campos podem estar diretamente bindados a uma entity, e vc pega a entity diretamente… depende de como vc faz a janela…

o fato é… no evneto disparado… vc recebe quem o disparou, a paritir disso vc pega os dados que estão neste objeto… se for uma janela com os forms, vc a paritr da janela e dos forms, vc achaa os valores, e coloca elas dentro de um bean, e manda ele pra lógica tratar corretamente…

Concordo, mas a menina é iniciante…
Nem deve ter visto de List e array[/quote]

Oi Pedro! Conheço sim… já estudei eles na documentação do Java. Podem falar sobre eles que consigo entender… qualqeur coisa recorro a documentação.

[quote=Lavieri]
o source é quem gerou o evento… por exemplo… ao clicar no botão de uma janela swing, o source é normalmente quem gerou o evento, no caso o botão… ou a janela…

a partirdai, vc vai ter acesso aos campos Texto do Swing, ou os campos podem estar diretamente bindados a uma entity, e vc pega a entity diretamente… depende de como vc faz a janela…

o fato é… no evneto disparado… vc recebe quem o disparou, a paritir disso vc pega os dados que estão neste objeto… se for uma janela com os forms, vc a paritr da janela e dos forms, vc achaa os valores, e coloca elas dentro de um bean, e manda ele pra lógica tratar corretamente…[/quote]

Vamos ver se entendi: Quando eu clico no botão, o objeto Event (source) gerado para o ActionListener vai ser, por exemplo, o objeto JanelaAgenda? É isso?
Obrigada! :-o

[quote=ingridfarabulini][quote=Lavieri]

o fato é… no evneto disparado… vc recebe quem o disparou, a paritir disso vc pega os dados que estão neste objeto… se for uma janela com os forms, vc a paritr da janela e dos forms, vc achaa os valores, e coloca elas dentro de um bean, e manda ele pra lógica tratar corretamente…[/quote]

Vamos ver se entendi: Quando eu clico no botão, o objeto Event (source) gerado para o ActionListener vai ser, por exemplo, o objeto JanelaAgenda? É isso?
Obrigada! :-o[/quote]

vai ter um source, de onde o evento foi disparado… esse source acho que é o botão, e não a janela… porem no botão tem como vc pegar a janela onde ele esta contido… e assim conseguir achar os dados que vc quer…