Olá pessoal do fórum… sou nova aqui no fórum e estudo Java Swing para desktop (não conheço Java Web) a mais ou menos um ano e meio de forma amadora, autodidata.
E tenho uma dúvida que vem me atrapalhando, vou tentar explicá-la: Estou fazendo uma agenda para guardar as informações das pessoas que precisarei me comunicar futuramente.
Já consegui identificar que preciso fazer os objetos Pessoa, E-mail e Telefone. Não sei se é o termo certo, mas preciso criar três “Bean” para cada um, correto? Até aqui tudo bem.
Então faço a classe com a tela com os campos para que eu possa informar os dados (ou seja, preencher os bean’s). Legal, até aqui também está certo.
Agora vem o “probleminha”: Depois de ter a tela pronta, digitarei todos os dados e clicarei no botão cadastrar. Esses dados, então, sairão da tela e serão armazenados em cada bean especifico (dados como nome e sobrenome vão para Pessoa, dados de ddd e número vão para Telefone,…). Uma amiga me alertou que não é correto misturar tela com bean’s (instanciar os bean’s na classe da tela) sendo que devo fazer uma classe intermediária que faz essa ligação entre um e outro (tela e bean’s). Ela também aconselhou-me a estudar uma teoria de camadas e lendo realmente percebi que é isso o que acontece, ou seja, existe uma classe “central” que repassa os dados da tela para o bean e vice-e-versa.
Minha pergunta (acredito eu) seja simples aos olhos de quem vê: Essa classe do meio só tem a função de instanciar a tela e os bean’s que receberão os dados e mais nada? E se eu quiser guardar esses dados em um banco, essa classe intermediária é quem será responsável em chamar a classe do banco ou isso ou aí já é responsabilidade do bean? Gostaria de saber se realmente estou fazendo a melhor escolha para construir a agenda?
Obrigada a todos…