[RESOLVIDO] DB Embedded como alternativa ao MS Access

15 respostas
programaçãodatabase
A

Saudações,
Não sou leigo em Java, mas nunca dei aplicação prática ao Java no meu dia a dia de trabalho a ponto de conseguir, por exemplo, me livrar do Microsoft Access. Com o Access, tenho conseguido solucionar diversos problemas, mas gostaria de abandonar este tipo de tecnologia.
Com o objetivo de continuar desenvolvendo aplicações de escritório para armazenamento e processamento de dados talvez eu deva utilizar o Netbeans e conseguir embarcar alguma solução de motor de banco de dados, pois não tenho um servidor, então a aplicação deve levar o DB consigo.
Venho por este tópico buscar orientações nesta jornada e desde já, agradeço.

15 Respostas

javaflex

Sqlite.

A

O Java DB não é recomendável?

A

HSQLDB
Tem tutoriais explicando a forma de usar na internet/youtube.

javaflex

Java DB é limitado ao Java, se for feito em Java pior ainda, não confiaria já que o código não é compilado nativamente e tudo pode ser manipulado fora do que a fornecedora garante. Sua própria aplicação Java desktop se conectar direto em qualquer banco já é um risco.

Mas é uma opção, se teu cliente tiver ciente desse risco e não se importar em seus dados ficarem reféns do Java.

A

O MS Access não é uma aplicação robusta e todas as soluções dele são fechadas e stand alone. Eu só busco um bom substituto.

javaflex

Se o requisito é base embarcada, não serve o Sqlite? Robustez só encontrará em SGDBs.

A

Serve sim, vou dar uma olhada nele. Espero que seja simples de trabalhar com ele.
Ainda estou aberto para mais sugestões.

A

Gostei do SQLite, parece promissor. Não depende de server, isso já muito bom. Mas como fica se eu iniciar o desenvolvimento num linux e levar o projeto para compilar para um ambiente Windows? Parece que tenho que baixar para a plataforma.

javaflex