Fala ae galera, estou começando de fato mesmo só agora em design patterns (GoF) por intermédio de uma pós, daí pensei em vir aqui pedir dicas a vcs, isso pq um professor disse que algo comum é iniciante no assunto implementar padrão onde não precisa, tipo um carinha afobado, digo isso pq estou sentido o chamado da força pra implementar um em algum lugar, mas será que devo considerar mais alguma coisa?
Existe algum padrão que não recomendam tanto por implicar complexidade?
Existe algum padrão q normalmente é mais implementado em um projeto qual quer?
Sempre tenho q usar patterns?
pode responder só uma da perguntas mesmo, pode até ser com uma só palavra : )
Seu professor poderia ter te explicado isso, não?
Sim, é comum um iniciante querer usar muitas coisas desnecessárias (a princípio), não só design patterns, mas vários outros recursos (mesmo básicos, como classes, interfaces, enums, …) , aumentando desnecessariamente a complexidade. Entender quando uma coisa é necessária e quando não é vem com a experiência.
Um ponto importante a se entender sobre os design patterns é que eles são modelos de soluções para casos específicos. Eles existem para resolver situações comuns de desenvolvimento de software. Então, antes de aplicar um padrão qualquer, você precisa entender se o problema que você quer resolver pode ser resolvido por um padrão qualquer, e se compensa a complexidade adicional. Nunca pegue um padrão e o implemente só porque ficaria legal, se ele não era necessário ao contexto.
Como dito acima, todos os padrões implicam alguma complexidade, alguns mais, outros menos. É uma das características deles, como se fosse um preço a se pagar pelo uso. No geral, há uma recomendação para se evitar o padrão Singleton, mas mesmo ele tem seus casos de uso. Mas o maior problema é usar um padrão sem ele ser realmente necessário, pois aí você estará adicionando complexidade sem ganho algum.
Bons estudos.
Abraço.
vc tem razão, devo tirar essas dúvidas com meu professor, de qual quer forma agradeço pela resposta. Vou adicionar o texto [RESOLVIDO] pra que outros não percam tempo aqui.