Fala ae galera, estou começando de fato mesmo só agora em design patterns (GoF) por intermédio de uma pós, daí pensei em vir aqui pedir dicas a vcs, isso pq um professor disse que algo comum é iniciante no assunto implementar padrão onde não precisa, tipo um carinha afobado, digo isso pq estou sentido o chamado da força pra implementar um em algum lugar, mas será que devo considerar mais alguma coisa?
Existe algum padrão que não recomendam tanto por implicar complexidade?
Existe algum padrão q normalmente é mais implementado em um projeto qual quer?
Sempre tenho q usar patterns?
pode responder só uma da perguntas mesmo, pode até ser com uma só palavra : )
Seu professor poderia ter te explicado isso, não?
Sim, é comum um iniciante querer usar muitas coisas desnecessárias (a princípio), não só design patterns, mas vários outros recursos (mesmo básicos, como classes, interfaces, enums, …) , aumentando desnecessariamente a complexidade. Entender quando uma coisa é necessária e quando não é vem com a experiência.
Um ponto importante a se entender sobre os design patterns é que eles são modelos de soluções para casos específicos. Eles existem para resolver situações comuns de desenvolvimento de software. Então, antes de aplicar um padrão qualquer, você precisa entender se o problema que você quer resolver pode ser resolvido por um padrão qualquer, e se compensa a complexidade adicional. Nunca pegue um padrão e o implemente só porque ficaria legal, se ele não era necessário ao contexto.
Como dito acima, todos os padrões implicam alguma complexidade, alguns mais, outros menos. É uma das características deles, como se fosse um preço a se pagar pelo uso. No geral, há uma recomendação para se evitar o padrão Singleton, mas mesmo ele tem seus casos de uso. Mas o maior problema é usar um padrão sem ele ser realmente necessário, pois aí você estará adicionando complexidade sem ganho algum.
Bons estudos.
Abraço.