[RESOLVIDO] Dificuldade com compatibilidade J2ME Celulares

Olá, não tenho muita experiência ainda, mas já fiz um curso e gosto de programar de J2ME (achei muito mais gostoso que J2EE).

Porém minha dificuldade é testar minha aplicação. :cry: Criei uma aplicação MiDlet 1.0 com CLCD 2.1 no Eclipse Pulsar, algo simples, apenas troca de tela com 2 ImageItem e um Command e etc. acontece que quando eu mandei gerar o projeto (criar o .jar e o .jad) e passei pro meu celular Samsung Star S5230 e quando abro ele pergunta “Instalar?” eu clico em instalar só que ele da “Arquivo inválido”.

Obs importante: Meu Samsung Star já tem o Java desbloqueado via atualização de firmware inclusive já instalei jogos nele via cartão de memória.

Alguém pode me ajudar com isso? Tem alguma expecificação de fabricante pra fabricante de como complilar?

Alguém tem dicas de comptatibilidade para que rode no máximo de celulares possível.

Desde já agradeço.

Já trabalhei com J2ME e realmente é um inferno conseguir fazer rodar no maximo de aparelhos, o erro mais comum que pode acontecer na aplicação durante a instalação é não ter um icone no projeto ou alguma imagem com o caminho errado.

Qual o sistema do seu celular?

acho q pra dizer que o arquivo é inválido é pq deve ter algo errado no .jad ou no manifest.mf, embora acho dificil a ide gerar tais arquivos errados

tente lançar a aplicação via ota no eclipse, quem sabe o erro tb aparece e vc pode ver a saida pelo console

flw, t+

[quote=quikkoo]acho q pra dizer que o arquivo é inválido é pq deve ter algo errado no .jad ou no manifest.mf, embora acho dificil a ide gerar tais arquivos errados

tente lançar a aplicação via ota no eclipse, quem sabe o erro tb aparece e vc pode ver a saida pelo console

flw, t+[/quote]

Bom obrigado pela resposta, o manifest.mf eu não alterei nada já que estou fazendo testes ainda, foi o que a IDE fez mesmo.

Vc pode me dar mais detalhes sobre como fazer isso: “tente lançar a aplicação via ota no eclipse”.

E a pergunta acima o SO do celular é um próprio da Samsung ele é totalmente Touch Screen.

Vou tentar passar pra outros aparelhos bm, obrigado.

Provavelmente vc vai ter que instalar via OTA, ao invés de via cabo… Outra dica é usar o emulador da samsung, assim ele gera o jad/jar da forma correta para o aparelho, mas tenho quase certeza que o problema é a limitação na instalação de aplicativos, bastante comum em aparelhos samsung j2me.

essa é a forma mais simples:

expanda            Run as
clique em          Run Configurations
dois cliques em    Emulated JavaME MIDlet
selecione          Project - Browse
selecione          Over the air
clique em          Run

se vc iver o emulador da samsung então use ele

flw, t+

Gente obrigado pela resposta de todos.

Resolvi o problema e aprendi mais coisas aqui neste tópico, no meu caso foi o não supoorte do Samsung Star S5230 ao Mobile Information Device Profile 2.1 o meu celular funciona até o 2.0

E pelo que intendi para saber a compatibilidade de cada aparelho tenho que achar o emulador das fabricantes né?

Obrigado a todos.

basta vc ler as especificações do aparelho, emular é uma forma de vc testar “na prática”, mais viável doq comprar leras de aparelhos.

quando seu aplicativo tem vários aparelhos como alvo, então fica inviável testar em todos emuladores, oq se faz é testar alguns emus de cada ‘familia de sistema’, se posteriormente alguem relatar um problema vc faz as correções com o emu específico do aparelho q deu problema

flw, t+

basta vc ler as especificações do aparelho, emular é uma forma de vc testar “na prática”, mais viável doq comprar leras de aparelhos.

quando seu aplicativo tem vários aparelhos como alvo, então fica inviável testar em todos emuladores, oq se faz é testar alguns emus de cada ‘familia de sistema’, se posteriormente alguem relatar um problema vc faz as correções com o emu específico do aparelho q deu problema

flw, t+[/quote]

Obrigado novamente, realmente comprar celulares só pra testar eh loucura! hehehehe

Achei este link > http://innovator.samsungmobile.com/platform.main.do?platformId=3 será que basta baixar o SDK deles que serve pra emular?!

Flw.

claro q serve, essa é página oficial da samsung para desenvolvedores, tanto pra java, android, bada etc

alguns problemas de compatibilidade podem ser resolvidos com o polish que trasforma as aplicacoes midp2.0 em midp1.0, ampliando a compatibilidade das aplicacoes.

alguns problemas de compatibilidade podem ser resolvidos com o polish que trasforma as aplicacoes midp2.0 em midp1.0, ampliando a compatibilidade das aplicacoes.

Gostei muito disso heim! Mas este polish não eh um para Framework UI igual ao LWUIT?