[RESOLVIDO] Dividir tela swing em varios arquivos

bom dia, gostaria de saber se tem como fazer vários arquivos com componentes swing e importar eles para uma pagina depois, tipo, criar uma class menu, depois criar uma classe formulário, etc e depois na tela q será exibida estar o menu e o formulário junto, não tenho código de teste para exibir porque é só uma duvida que tenho que facilitaria bastante na manutenção de códigos futuros

Sim, é a forma mais legal de se desenvolver telas desktop.
Facilita muito a manutenção.

1 curtida

teria algum exemplo de como fazer isso?

eu testando agora ate que consegui fazer, porem não consegui definir a posição do item importado na tela

import java.awt.Color;

import javax.swing.JPanel;

public class principal extends javax.swing.JFrame{
	public principal() {
		this.setSize(400,400);
		JPanel pane = new JPanel();
		this.add(pane);
		pane.setBackground(new Color(0,0,0));
		pane.setBounds(150,150,200,50);
		pane.add(new op1());
	}
	public static void main(String[] args) {
		java.awt.EventQueue.invokeLater(new Runnable() {
            public void run() {
                new principal().setVisible(true);
            }
        });
	}
}

em cima o jframe que exibe o conteúdo da GUI e abaixo o conteúdo exibido pela GUI

import javax.swing.JButton;
import javax.swing.JPanel;

public class op1 extends javax.swing.JPanel{
	public op1() {
        JButton button = new JButton("test");
        this.add(button);
        this.setVisible(true);
	}
}

Utilize os gerenciadores de layout apropriados ou vá fazendo com o setBounds

gerenciadores de layout não acho tão legal porque não consigo definir com exatidão o tamanho e posição de exibição das coisas na tela, não sei se é algum conhecimento que me falta mas os gerenciadores sobrepõe as minhas vontade kkk, e o setBounds já o defini tanto no arquivo principal como no arquivo de JPanel e ele não sai do centro :frowning:

Sim, lhe falta o conhecimento de como eles funcionam.

É que os containers já possuem um gerenciador de layout pré-definido, por exemplo o contentPane do JFrame vem com BorderLayout e o JPanel vem com FlowLayout.
O setBounds de um componente só vai surtir efeito se o container onde ele for inserido estiver com layout null.