Galera, não consegui compreender aqui que métodos static não são polimorfismo, alguém pode me simplificar???
o texto que fala isso:
http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/p2/html/oo/o_que_e_polimorfismo.htm
Obrigado pela atenção!!!
Galera, não consegui compreender aqui que métodos static não são polimorfismo, alguém pode me simplificar???
o texto que fala isso:
http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/p2/html/oo/o_que_e_polimorfismo.htm
Obrigado pela atenção!!!
Olá, alexandref93!
Muitas vezes métodos estáticos são necessários, mesmo sabendo que eles são chamados através da classe, e não de um objeto. E fazer isto realmente é uma “atitude” procedural. Quanto ao polimorfismo, podemos definir como a capacidade de um objeto poder ser referenciado de várias formas.
Resumindo, métodos estáticos não pertecem ao objeto, por isto, não desfrutam de uma das coisas mais belas da POO: polimorfismo.
Abraços!
Obs.: sou novo no mundo da programação, por isto, não me humilhem em público! hahaha
Bom dia!!
Métodos estaticos não são polimorfismo, pois pertencem a classe e não ao objeto, ex.:
Uma superclasse
[code]package polimorfismo;
public class Mamiferos {
// Método estatico da classe Mamiferos
public static void comer() {
System.out.println("Mamiferos comendo");
// TODO Auto-generated method stub
}
public void andar() {
System.out.println("Mamiferos andando");
}
}
[/code]
E uma subclasse:
public class Cachorro extends Mamiferos {
//tentando fazer override do método estatico da classe mamiferos
System.out.println("Cachorros comendo");
}
//Este metodo é sobrescrito, pois não é nem static nem final
public void andar() {
}
/**
* @param args
*/
public static void main(String[] args) {
Mamiferos b = new Cachorro(); // Criando uma variavel de referencia mamiferos que aponta para um objeto Cachorro
// Estamos tentando chamar o metodo comer() da classe cachorro que aparentemente esta sobreescrevendo o da classe Mamiferos
b.comer();
b.andar(); //Chamando um método sobrescrito.
}
}